telefone(85) 4009.6300

FIEC transfere metodologia de gestão de convênios para FIEMT

09/10/2023 - 09h10

Referência nacional pelos projetos que desenvolve com grandes parceiros em benefício dos sindicatos e das empresas associadas, a Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), por meio do Núcleo de Convênios e Parcerias (Nucop), foi contratada pela Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso (FIEMT) para prestar uma consultoria de transferência de metodologia de gestão de convênios. O trabalho teve início em setembro e de 03 a 05/10 prossegue com uma série de reuniões presenciais, em Cuiabá, entre o time do Nucop e a equipe da Gerência de Relacionamento Setorial da FIEMT. A consultoria terá duração total de um ano.

A Coordenadora do Nucop, Cristina Moreira, e o Assistente do Nucop, Robson Pereira, conduzem as apresentações para a equipe da FIEMT, formada pela Superintendente da FIEMT e do Instituto Euvaldo Lodi (IEL) de Mato Grosso, Fernanda Campos; pelo Gerente de Relacionamento Setorial da FIEMT, Vivaldo Matos; pela coordenadora de Relacionamento Setorial da FIEMT, Angélica Costa; pelos Analistas de Relacionamento, Paulo Apoitia e Maria Seror; e pelo assistente Paulo Andrade.    

De acordo com Cristina Moreira, a consultoria de transferência de metodologia em gestão de projetos é um marco para o Nucop/FIEC. “Até pouco tempo atrás, éramos nós que trazíamos metodologias para o Sistema e hoje estamos sendo reconhecidos por outras Federações pelo grande trabalho que a gente realiza com os nossos parceiros. Está sendo um ganho, um aprendizado enorme essa dinâmica de trabalho, essa consultoria”, destacou

A Coordenadora do Nucop explicou que a FIEMT, entendendo a importância de promover cada vez mais ações voltadas ao desenvolvimento das empresas e dos diversos setores industriais do Estado, está investindo em uma reestruturação para aprimorar o atendimento às indústrias locais, por meio de convênios e parcerias. Segundo ela, desde a alta gestão até toda a equipe da Gerência de Relacionamento Setorial, todos estão imbuídos de um espírito de renovação muito grande para melhor apoiar as empresas mato-grossenses e fazê-las prosperar.     

Além das reuniões com a equipe da FIEMT, o Nucop também se reúne com representantes de diversos sindicatos industriais da região, entre eles o Sindimóvel, o Sindimec Sudoeste (Cáceres/MT) e o Sinduscom Sudoeste (Cáceres/MT).

“Estão sendo três dias intensos, com diversas reuniões. Apresentamos um pouco do nosso dia a dia e as ferramentas que a gente utiliza para levantar as demandas dos sindicatos para o ano seguinte. A partir da estruturação dessas informações, onde mapeamos as reais necessidades dos setores, elaboramos um plano de trabalho estratégico e personalizado para contribuir com aquilo que os sindicatos de fato precisam. Esse plano será apresentado para parceiros para que no ano de 2024 sejam realizadas as ações que tanto as empresas precisam para alavancar seus negócios”, comentou a Coordenadora do Nucop.

A Superintendente da FIEMT e do Instituto Euvaldo Lodi (IEL) de Mato Grosso, Fernanda Campos, afirmou que os conhecimentos disseminados pela FIEC e a metodologia de trabalho do Ceará são enriquecedores. “Para nós, tem sido um prazer poder contar com a FIEC na transferência de metodologia sobre a gestão de convênios. Temos um grande desafio de nos aproximarmos dos sindicatos e contribuir para que eles cumpram a sua missão de desenvolver os setores. Encontrar na FIEC esse apoio, nessa consultoria que celebramos juntos, é bastante satisfatório. Estamos muito felizes com o início dessa parceria, que já é a segunda com a FIEC. A primeira foi na área de ESG. Também estamos à disposição da FIEC para apoiá-la  no que a gente puder, pois temos boas práticas em várias ações que podem contribuir com o Ceará”, opinou. 

O Gerente de Relacionamento Setorial da FIEMT, Vivaldo Matos, avaliou que a consultoria da FIEC irá proporcionar uma abordagem nova junto aos parceiros, sindicatos e indústrias locais que fará a Federação avançar bastante. Para ele, os três dias de consultoria presencial estão sendo muito proveitosos e de muito aprendizado.

“A nossa gerência é nova aqui na Federação. Estamos construindo nosso plano de trabalho e nesses três dias de consultoria da FIEC pudemos compartilhar, trocar informações e aprender muito. Tenho certeza que nós, com o auxílio da FIEC, vamos avançar bastante nas questões de apoio aos nossos sindicatos e a nossa indústria. O agronegócio está fazendo surgir novas indústrias no nosso Estado, está sendo um momento de muitas mudanças e o nosso propósito é organizar e ajudar a indústria e os sindicatos locais. Nesse sentido, a FIEC está dando uma contribuição importante”, enalteceu.     

Saiba mais

O Nucop integra o Núcleo de Expansão Industrial (NEXI) da FIEC e foi criado em 2016. Desde 2019, com o início da gestão do presidente Ricardo Cavalcante, o trabalho do Nucop vem sendo intensificado cada vez mais. O Núcleo é responsável pelo levantamento e estruturação das demandas dos sindicatos e das indústrias, além da elaboração de projetos capazes de atender às reais necessidades das empresas e por toda a gestão desses projetos. Em cada projeto, há todo um cuidado e uma atenção especial nas suas diversas etapas, desde a identificação das demandas até a prestação de contas. A atuação do Nucop é dirigida à unificação dos programas de apoio aos sindicatos e à promoção do fortalecimento sindical.

Acompanhe o Sistema FIEC nas redes sociais:

ESG: Environmental, Social and Corporate Governance (Ambiental, Social e Governança Corporativa)

Ambiental

6 Água potável e saneamento 7 Energia acessível e limpa 9 Indústria, inovação e infraestrutura 11 Cidades e comunidades sustentáveis 12 Consumo e produção responsáveis 13 Ação contra a mudança global do clima 14 Vida na água 15 Vida terrestre

Social

1 Erradicação da pobreza 2 Fome zero e agricultura sustentável 3 Saúde e bem-estar 4 Educação de qualidade 5 Igualdade de gênero 6 Água potável e saneamento 8 Trabalho decente e crescimento econômico 9 Indústria, inovação e infraestrutura 10 Redução das desigualdades 12 Consumo e produção responsáveis 16 Paz, justiça e instituições eficazes

Governança

5 Igualdade de gênero 8 Trabalho decente e crescimento econômico 9 Indústria, inovação e infraestrutura 11 Cidades e comunidades sustentáveis 12 Consumo e produção responsáveis 13 Ação contra a mudança global do clima 16 Paz, justiça e instituições eficazes 17 Parcerias e meios de implementação
FIEC - Federação das Indústrias do Estado do Ceará
Av. Barão de Studart, 1980 - Aldeota - Fortaleza/CE - CEP: 60.120-024 - CNPJ: 07.264.385/0001-43
Política de Privacidade & Copyright