Na vanguarda da inovação, FIEC e IEL Ceará apresentam Programa de Educação Executiva Internacional - Boston Beyond a convidados na Casa da Indústria
De 9 a 13 de outubro, a Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), por meio do Instituto Euvaldo Lodi (IEL Ceará), realiza mais uma edição do seu Programa de Educação Executiva Internacional, reunindo 47 líderes de empresas, governo, universidades e instituições ligadas ao empreendedorismo e desenvolvimento econômico do Ceará. Será uma intensa jornada de conhecimento e aprofundamento em temas como tecnologia, energia e liderança, na capital acadêmica e da inovação dos Estados Unidos, a cidade de Boston, onde o grupo irá participar de sessões acadêmicas e workshops no Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) e na Universidade de Harvard, além de visitas técnicas a instituições de ponta e empresas locais.
Na manhã desta quinta-feira (28/9), o IEL Ceará reuniu no Salão Aberto da Casa da Indústria os participantes do programa, que recebeu o nome nesta edição de Boston Beyond, para apresentar todos os detalhes da jornada.
O Presidente da FIEC, Ricardo Cavalcante, deu as boas vindas aos convidados e afirmou que o Ceará está passando por um momento chave em seu desenvolvimento, impulsionado pela ascensão das energias renováveis, e que, por isso, precisa estar conectado com as melhores práticas mundiais para impulsionar ainda mais esse salto de crescimento.
“Recebemos quase diariamente pessoas, empresas, governos e instituições de todo o Brasil e do mundo interessados no potencial das energias renováveis do Ceará, em especial o Hidrogênio Verde. Então, a gente precisa estar conectado com o que há de melhor no mundo e entender as mudanças globais em curso para nos mantermos na vanguarda. Iremos para essa imersão, de mãos dadas com nossos parceiros - Sebrae, Governo e Academia -, para compreender essas transformações e para que voltemos com mais conhecimento para aplicar nas nossas empresas e instituições”, destacou.
Em seguida, a Superintendente do IEL Ceará, Dana Nunes, fez a apresentação do programa e justificou a escolha de Boston como sede do programa neste ano. A cidade está entre as 30 mais poderosas economicamente do mundo e reúne uma série de renomadas escolas, universidades e instituições de ensino de alto padrão e referência internacional, como a Universidade de Harvard e o MIT, com o qual o IEL Ceará firmou uma parceria estratégica para o Boston Beyond. O MIT é, de acordo com o QS World University Rankings 2024, a melhor universidade do mundo, posto que tem mantido desde a primeira edição da pesquisa, divulgada em 2012.
De acordo com ela, o programa tem como objetivo o desenvolvimento de ações transformadoras e customizadas, voltadas para o aprimoramento da alta gestão das empresas e instituições, de forma a contribuir efetivamente para o melhor posicionamento das lideranças cearenses.
“O programa foi desenhado com o MIT, uma instituição de altíssimo nível, para oferecer conteúdos relevantes e robustos, proporcionando aos gestores uma visão global e contemporânea. Vamos levar a alta liderança do Ceará à vanguarda da inovação mundial, aliando teoria e prática, com metodologias de aprendizado ativo e conhecimentos que irão aprimorar as habilidades de liderança, pensamento estratégico e visão de negócios dos participantes”, frisou.
Inteligência artificial, transição energética, desenvolvimento sustentável, inovação em gestão, novas tecnologias, liderança de impacto e novos conceitos de gestão são alguns dos temas que serão abordados nas sessões que compõem o programa.
Além das sessões acadêmicas no MIT, haverá ainda uma Masterclass em Harvard sobre “Intraempreendedorismo e o ativismo criativo”, em que os participantes poderão entender a visão de Harvard sobre o processo de globalização da competição e das oportunidades por meio da reinvenção da cadeia de produtos e serviços globais. Também está programado o workshop “Making Innovation Real”, que irá mostrar como elaborar um mapa de inovação e planejar sua aplicação nas organizações no Brasil. O evento será realizado na renomada Hult International Business School, líder global em inovação.
Teoria e prática
O Boston Beyond oferece a oportunidade para que gestores e executivos cearenses aprendam com professores de nível internacional, façam networking com outros profissionais e conheçam novas ideias e as melhores práticas, aprendendo a se adaptar com fluidez ao mercado global presente e futuro em constante mudança.
O corpo docente que ministrará os conteúdos inclui grandes expoentes como Hitendra Patel, guru mundial da inovação e mentor de grandes empresas multinacionais; Darik Mallapragada, PhD e pesquisador em tecnologias energéticas para a indústria; Michael Schrage, PhD e autor de vários livros sobre o papel da colaboração entre ferramentas e tecnologias para a inovação; David Robertson, professor sênior que dirige atualmente o maior e mais bem avaliado programa executivo do MIT, o Executive Program in General Management; e Randall Field, diretor executivo do Centro de Sistemas de Energia do Futuro do MIT. São, ao todo, 12 experts com larga experiência acadêmica e líderes no desenvolvimento do pensamento intelectual em suas áreas de atuação.
Para complementar o conhecimento teórico, o programa proporcionará visitas técnicas a lugares como a SAP Boston, gigante mundial da área de TI, líder de mercado em software de aplicativos empresariais, que em parceria com o Boston Consulting Group (BCG) desenvolve soluções para oferecer transformações de sustentabilidade por meio da tecnologia; o Amazon Tech Hub, em que estão concentradas iniciativas de desenvolvimento e inovação de verticais como Amazon Pharmacy, Alexa, AWS, entre outras; a Enel América do Norte, líder em energia limpa nos Estados Unidos; e o Watson-MIT Lab, centro de pesquisas em Inteligência Artificial que trabalha com organizações globais para unir algoritmos que impactem os negócios e a sociedade.
Expectativas
Um dos participantes do Boston Beyond será o Presidente do Tribunal de Contas do Estado do Ceará (TCE), Valdomiro Távora. Para ele, a experiência irá enriquecer o repertório dos participantes e transformará a sua visão de mundo e de futuro. “Em nome do Tribunal de Contas, agradeço o convite da FIEC para participar desse programa no MIT e hoje vendo o cronograma das palestras e workshops que teremos lá tive a certeza de que será muito proveitoso e abrirá a nossa mente para trazer inovações e avanços para o nosso Estado. Com certeza, nós voltaremos com uma nova cabeça, com um novo olhar”, opinou.
O Presidente da Agência de Desenvolvimento do Estado do Ceará (Adece), Danilo Serpa, avaliou o programa como uma iniciativa espetacular da FIEC e do IEL Ceará e elogiou a escolha dos temas e dos especialistas do MIT que ministrarão os conteúdos durante o programa. “São pessoas do mais alto gabarito, que têm relações com o mundo todo e estão sempre de olho no futuro. A gente precisa estar sintonizado com isso tudo porque o Ceará, através do governador Elmano de Freitas, está num ritmo muito intenso de atração de investimentos”, pontuou.
O Reitor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), Wally Menezes, ressaltou que a principal relevância do programa é a oportunidade de unir a tríade setor produtivo, governo e academia para pensar um projeto de Etado para o Ceará. “Não existe, nessa perspectiva, ninguém maior ou menor. Essa é uma grande estratégia porque vai se buscar o conhecimento em Harvard, no MIT, mas também haverá uma troca de conhecimentos demonstrando que o Ceará é muito pujante e é repleto de talentos. Essa troca de conhecimento reverberará positivamente nas ações de planejamento que o Estado fará”, disse.
O Presidente do Centro Industrial do Ceará (CIC) e diretor do Sindquímica, Marcos Soares, mencionou que o MIT tem uma capilaridade em todos os continentes e que, por ser um centro focado em tecnologia, está sempre atualizado com o que há de mais avançado no mundo. “Para nós, como industriais, ter essa oportunidade de conhecer as novas tecnologias e olhar para o futuro é excepcional. Lá, as universidades desenvolvem tudo que é demandado pelo setor privado. Nós temos que aprender como se dá essa interação e Boston é o melhor lugar para isso”, argumentou.
Participantes do Boston Beyond
1 - Ricardo Cavalcante - Presidente da FIEC
2 - Valdomiro Távora - Presidente do Tribunal de Contas do Estado do Ceará (TCE)
3 - Edilberto Pontes - Presidente do Instituto Rui Barbosa (IRB)
4 - Danilo Serpa - Presidente da Agência de Desenvolvimento do Estado do Ceará (Adece)
5 - Maximiliano Quintino - Secretário Chefe da Casa Civil
6 - Paulino Aguiar - Diretor da Jacaúna Móveis
7 - Salmito Filho - Secretário de Desenvolvimento Econômico do Ceará (SDE)
8 - Fabrizio Gomes - Secretário da Fazenda do Estado do Ceará (Sefaz)
9 - Ruy do Ceará - CEO do Sistema Verdes Mares
10 - Marco Aurélio Cabral - Diretor da Enjaga Comunicação
11- Felipe Gurgel - CEO da Durametal
12 - Marcos Soares - Presidente do Centro Industrial do Ceará (CIC) e diretor do Sindquímica
13 - Eduardo Amaral - Presidente da Associação das Empresas do Complexo Industrial e Portuário do Pecém (AECIPP)
14 - Vilma Freire - Secretária do Meio Ambiente do Estado do Ceará
15 - André Montenegro - Vice-presidente da FIEC
16 - Edgar Gadelha - Diretor Financeiro da FIEC
17 - Sampaio Filho - Diretor de Inovação da FIEC e Líder do Observatório da Indústria da FIEC
18 - Luiz Francisco Esteves - Diretor Administrativo da FIEC
19 - Paulo André Holanda - Diretor Regional do SENAI Ceará e Superintendente do SESI Ceará
20 - Dana Nunes - Superintendente do IEL Ceará e Líder do Fortalecimento Sindical da FIEC
21 - Roseane Pimentel - Consultora Key Solution
22 - Guilherme Muchale - Gerente do Observatório da Indústria da FIEC
23 - Carlos Rubens Alencar - Presidente do Sindicato da Indústria de Mármores e Granitos do Ceará) e empresário da Head Consultoria de Negócios
24 - Dinalvo Diniz - Presidente do Sindicato da Indústria da Construção Pesada do Ceará (Sinconpe) e empresário da Beta Engenharia
25 - Germano Maia - Diretor da FIEC e empresário da Companhia Têxtil do Brasil Eireli (CTB)
26 - Débora Capistrano - Gerente de Planejamento da FIEC
27 - Milene Alves - Presidente do Sindicato da Indústria de Torrefação e Moagem de Café do Ceará (Sindcafé) e gerente da Três Corações
28 - Ricardo Costa - Empresário da VRNTE Soluções Energéticas
29 - Márcia Pinheiro - Presidente do Sindicato da Indústria de Curtimento de Couros e Peles do Estado do Ceará (Sindicouros)
30 - Barros Neto - Pró-reitor de relações interinstitucionais da Universidade Federal do Ceará (UFC)
31 - Reginaldo Lobo - Diretor de Administração e Finanças do Sebrae Ceará
32 - Marcelo Maranhão - Representante da Federação das Associações do Comércio, Indústria, Serviços e Agropecuária do Ceará (FACIC)
33 - Kelly Claudio - Representante do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/CE)
34 - Ana Carla Ramos - Representante do Sebrae Ceará
35 - Raul Gurgel - Empresário da Cigel Industrial
36 - Osterno Júnior - Presidente do Sindicato da Indústria do Mobiliário do Estado do Ceará (Sindmóveis) e empresário da Osterno Móveis
37 - André Siqueira - Diretor do Sindicato das Indústrias da Alimentação e Rações Balanceadas no Estado do Ceará (Sindialimentos) e empresário da Gallus Indústria e Comércio de Alimentos
38 - André Luiz - Presidente do Sindicato das Indústrias de Calçados do EStado do Rio Grande do Norte e empresário da Grendene Calçados
39 - Patriolino Dias - Presidente do Sindicato da Indústria da Construção Civil do Ceará (Sinduscon-CE)
40 - Marcos Montenegro - Presidente do Sindicato da Indústria da Extração de Fibras Vegetais e do Descaroçamento do Algodão no Estado do Ceará (Sindialgodão) e empresário da Construtora Sumaré
41 - Wally Menezes - Reitor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)
42 - Agostinho Alcântara - Presidente do Sindicato das Indústrias de Serrarias, Carpintarias, Tanoarias, Madeiras Compensadas e Laminadas de Fortaleza (Sindserrarias) e do Sindicato da Indústria da Extração do Sal (Sindsal)
43 - Lutero de Lima - Professor representante da Universidade Estadual do Ceará (UECE) e do Instituto de Estudos, Pesquisas e Projetos da UECE (IEPRO)
44 - Pedro Alfredo - Diretor do Sindicato das Indústrias e Empresas de Instalação, Operação e Manutenção de Redes, Equipamentos e Sistemas de Telecomunicação do Estado do Ceará (Sindimest) e empresário da AJP Serviços
45 - Jamille Alencar - Business Controller do IEL Ceará
46 - Lourena Cordeiro - Coordenadora de Educação Executiva e Trilhas de Carreira do IEL Ceará
47 - Ana Zuleika Bastos - Coordenadora do Programa de Educação Executiva Internacional do IEL Ceará