Diretor financeiro da FIEC participa de Congresso Internacional sobre Inovação da Indústria
O Diretor Financeiro da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC) e Presidente do Sindicato das Indústrias e Refinadoras de Carnaúba do Ceará (Sindcarnaúba), Edgar Gadelha, participou, hoje, em São Paulo, da abertura do 10º Congresso Internacional de Inovação da Indústria.
O evento é realizado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) e pelo Serviço Brasileiro de Apoio à Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), em parceira com o Serviço Social da Indústria (SESI), Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) e Instituto Euvaldo Lodi (IEL).
A FIEC também foi representada por quatro integrantes do Observatório da Indústria: o Coordenador Técnico do Observatório, Lucas Silveira; a Especialista de Prospectiva Estratégia do Observatório, Lais Marques; a Especialista de Prospectiva Estratégia do Observatório, Mariana Biermann e o Especialista de Prospectiva Estratégia do Observatório, Gabriel Gaspar.
“O congresso tem uma importância muito grande para o Observatório da Indústria, uma vez que nós desenvolvemos diversos projetos e iniciativas dentro do ecossistema de inovação, como projetos relativos à economia verde, economia digital e temas relacionados à ecoinovação. Assim, a nossa participação dentro do congresso é muito relevante para o desenvolvimento de parcerias para o Observatório da Indústria”, ressaltou Lucas Silveira.
Participaram da abertura institucional do congresso as seguintes autoridades: o Vice-Presidente da República e Ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin (MDIC) que esteve de forma virtual; o Presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Robson Andrade; o Ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha; a Ministra de Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos; o Diretor Presidente do SEBRAE, Décio Lima, o Presidente da Financiadora de Estudos e Projetos — Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (FINEP), Celso Pansera e o Coordenador da Mobilização Empresarial pela Inovação (MEI), Pedro Wongtschowski.
Considerado o maior evento de segmento na América Latina, o congresso é resultado de um documento que analisou tendências, desafios e oportunidades para fortalecer o ecossistema de inovação. As palestras reúnem, de forma presencial e virtual, empresários, representantes de governos e da Academia na busca por soluções e troca de experiências sobre novos caminhos para a inovação da indústria brasileira e políticas de apoio à Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I). A troca de experiências sobre ecoinovação, novos parâmetros de sustentabilidade e competitividade para os setores industrial e empresarial proporcionam uma vasta possibilidade de aplicações práticas das ideias, além de networking.
As discussões seguem até esta quinta-feira (28/09) com temas que também abordam a descarbonização, energias renováveis, economia circular e bioeconomia.