SENAI Ceará aprova 2 projetos na Categoria Smart Factory avaliados em R$ 1 milhão e 600 mil reais
O Instituto SENAI de Tecnologia do Ceará (IST) aprovou, nesta segunda-feira, (25/09) dois projetos na Categoria Smart Factory, o que representou uma expressiva conquista para o SENAI Ceará, visto que dos 15 projetos aprovados pelos Departamentos Regionais de todos os estados do país, dois são do Ceará.
A categoria Smart Factory esteve disponível na Plataforma de Inovação para a Indústria, em parceria com o Banco Nacional do Desenvolvimento (BNDES), a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) e o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC). O objetivo da chamada é estimular o desenvolvimento de novos produtos que acelerem a adoção de tecnologias habilitadoras da Indústria 4.0 pelas empresas.
Projetos aprovados
O primeiro projeto validado foi o da empresa RR Soluções Comerciais, que apresentou um sistema de acompanhamento de fatura de energia elétrica. O segundo foi o projeto Smart metrics, da empresa Rox Serviços de Tecnologia LTDA. Juntos, os investimentos estão avaliados em R$ 1 milhão e 600 mil reais.
Segundo o Gerente do IST e Gerente do Centro de Inovação do SESI (CIS), Carlos Egberto, os projetos serão aplicados em 52 indústrias do país, o que demonstra a importância da Categoria Smart Factory. “Esta chamada é muito importante para nossas indústrias. De forma ágil e eficaz poderemos melhorar a produtividade e obter melhores resultados nas empresas. Nossa equipe está muito feliz com mais estes projetos que irão ser executados, totalizando 50 projetos sendo executados de forma simultânea. Este feito mostra muito da Gestão do nosso Presidente Ricardo Cavalcante e do nosso Diretor Paulo André Holanda, que sempre nos desafiam a pensar em como apoiar as indústrias do nosso estado e fazer a diferença no dia a dia dos industriais”, destacou.