Hackathon promovido pelo Hub de Inovação do IEL Ceará no Proenergia Summit estimula o desenvolvimento de soluções inovadoras para a economia de energia elétrica
A programação do Proenergia Summit 2023, um dos maiores eventos voltados ao setor energético do país, que aconteceu em Fortaleza entre os dias 20 e 21 de setembro, dedicou um espaço especial para soluções inovadoras voltadas ao setor energético brasileiro.
Realizado pelo Hub de Inovação do Instituto Euvaldo Lodi (IEL Ceará), em parceria com o Sindienergia-CE, o hackathon do Proenergia Summit mobilizou equipes formadas por pessoas de diversas idades, com diversas formações (incluindo desenvolvimento de sistemas, engenharias, design, professores, técnicos em mecatrônica, gestores de negócios sociais, entre outros), em uma competição multidisciplinar em forma de maratona que envolveu, ao longo dos dois dias de evento, academia e iniciativa privada.
“A gente trabalhou com algumas equipes pensando numa solução para o desafio de desenvolvimento de soluções inovadoras para a economia de energia elétrica. Tivemos sete equipes inscritas e três delas chegaram na grande final, sendo premiadas”, explica o head do Hub de Inovação do IEL Ceará, Fernando Niemeyer.
As três equipes foram escolhidas entre todas as inscritas por um comitê, formado por especialistas do setor, que avaliou cada solução com base nos seguintes pontos: grau de novidade, desenvolvimento de projeto, aderência ao desafio proposto, escalabilidade, impacto e geração de valor. O público do Proenergia Summit pôde votar entre os três finalistas para selecionar quem receberia primeiro, segundo e terceiro lugar.
De acordo com Moésio Bastos, Community Manager do HUB de Inovação do IEL Ceará, o objetivo da iniciativa é “aproximar a inovação, soluções inovadoras, a academia e todo o ecossistema de inovação ao setor energético”. “É um setor que demanda possibilidades que possam estar gerando produtividade e competitividade aos negócios”, conta.
Dev Crafters (Rain Energy), Normalabs (Energy Swap) e Mulheres de Gás (Conecta GLP), conquistaram, respectivamente, primeiro, segundo e terceiro lugares na competição. As três equipes vencedoras receberam premiações em dinheiro.
Para Andressa Villela, Analista de Negócios da Normalabs, a oportunidade de participar do hackathon e estar entre as três equipes premiadas somará muito ao seu currículo. “A visibilidade que a gente tem ganhando um hackathon é muito grande. Para a gente, que está entrando no mercado de trabalho, pois somos todos estagiários, é uma oportunidade, ainda mais em um setor que é novo. Então nós damos visibilidade para o nosso setor também”, destacou a graduanda em Engenharia de Telecomunicações no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE).
Conheça as soluções desenvolvidas pelas três equipes vencedoras
Rain Energy: solução de gerenciamento de energia inteligente através de um software de monitoramento, em tempo real, do consumo de energia de sua casa ou estabelecimento.
Energy Swap: solução de troca do excedente de energia de carros elétricos de clientes por fornecimento elétrico para estabelecimentos, que, em contrapartida, oferecem benefícios aos clientes.
Conecta GLP: solução para a transformação de fornecedores de diferentes segmentos do setor energético em agentes de transformação da matriz energética, iniciando com os fornecedores de gás de cozinha e envolvendo também a entrada de jovens de áreas de vulnerabilidade social na mão de obra.
Para saber mais informações criadas no Hackathon, basta entrar em contato com o Hub de Inovação do IEL Ceará pelo telefone 3421-6516 ou pelo e-mail inovacao-iel@sfiec.org.br