Diretores da FIEC participam da abertura da 6ª Expo Ceará Química
O Diretor Administrativo da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), Chico Esteves, representou o Presidente da Federação, Ricardo Cavalcante, na abertura da 6ª Expo Ceará Química, realizada nesta quinta-feira, 14/09, no Hotel Vila Galé, na Praia do Futuro, em Fortaleza.
Ao saudar os presentes, Chico Esteves classificou o evento como um marco para a consolidação do crescimento do setor químico no Ceará, sobretudo com o advento de novos polos industriais como, por exemplo, o de Guaiúba, na região metropolitana de Fortaleza, e o de Maranguape, que está em fase de execução. “Os esforços do Presidente Ricardo Cavalcante mostram o conjunto de ações que a FIEC tem desempenhado para estimular empresários e fornecedores para propiciar um crescimento econômico ainda mais efetivo”, disse.
Além do Diretor Administrativo da FIEC, o Vice-Presidente da instituição, André Montenegro, o Diretor de Inovação e Tecnologia da FIEC e Líder do Observatório da Indústria, Sampaio Filho, o Presidente do Sindicato das Indústrias Químicas Farmacêuticas e da Destilação e Refinação de Petróleo no Estado do Ceará (Sindquímica), Paulo Gurgel, e o Vice-Presidente do Sindquímica e Vice-Presidente do Instituto Orbitar, Beto Chaves, também estiveram presentes.
A feira também reuniu as seguintes autoridades: o Secretário da Indústria da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, do Governo do Estado, Joaquim Rolim; o Presidente da Agência de Desenvolvimento do Governo do Estado do Ceará, Danilo Serpa; o Secretário de Turismo e Desenvolvimento de Guaiúba, Roberto de Castro; o Presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Fortaleza, Assis Cavalcante; o Diretor Técnico do SEBRAE Ceará, Alci Porto; o Gerente Executivo de Tecnologia e Inovação do SENAI Ceará, Tarcísio Bastos; o Gerente do BNB, Márcio Carneiro; o Presidente do Sindicato das Indústrias de Sorvetes do Estado do Ceará (Sindsorvetes), Edgard Segantini; o Presidente da Associação Comercial do Ceará, João Guimarães; o Presidente da Fundação Núcleo de Tecnologia Industrial (NUTEC), Francisco das Chagas Magalhães; o Presidente do Sindicato das Indústrias de Sabão e Velas, Saneantes e Material de Limpeza; de Pernambuco (Sindilimpe-PE), Alfredo Neves Salazar; e o Presidente do Sindicato da Indústria de Cosméticos e Perfumaria do Estado da Bahia (Sindicosméticos-BA), Raul Menezes.
“É um momento estratégico para o nosso sindicato, uma vez que queremos promover essa aderência do nosso setor com os stakeholders. A propósito, temos muitos apoios e queremos enfatizar o papel institucional de várias entidades, entre elas a FIEC, o SENAI Ceará, o IEL Ceará, o SEBRAE Ceará, além da Adece, BNB, o HUB de Inovação, o Instituto Orbitar e o CIC”, disse o Presidente do Sindquímica, Paulo Gurgel.
Já o Vice-Presidente do Sindquímica, Beto Chaves, enfatizou os ganhos trazidos pelo polo industrial de Guaiúba. “Quatro indústrias já estão operando e outras quatro estão em fase de finalização para serem instaladas. Outras três vão começar a funcionar a partir do ano que vem. Portanto, são informações que nos deixam muito otimistas”, concluiu.
O Diretor Financeiro do Sindquímica, Ociran Soares, também acrescentou que os municípios de Redenção, no Maciço de Baturité e Morrinhos, na região Norte do Estado, podem instalar unidades como a de Guaiúba e Maranguape, que já está em execução. “Queremos interagir com os fornecedores e apresentar o potencial que nossa região pode proporcionar para a concretização dos novos negócios. Esta feira prova a nossa capacidade em viabilizar investimentos. Estamos na sexta edição e não deixamos de realizar nem nos anos de pandemia”, ressaltou.