FIEC participa do Circuito Nacional do Setor Elétrico (CINASE) em Fortaleza
O Consultor de Energia da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), Jurandir Picanço, e o Especialista Técnico da área automotiva do SENAI Ceará, Felipe Frutuoso, participarão como palestrantes do Circuito Nacional do Setor Elétrico (CINASE), que será realizado no Centro de Eventos do Ceará, em Fortaleza, nos dias 13 e 14 de setembro.
A 44ª edição do evento reunirá autoridades e especialistas para discutir as principais técnicas e tecnologias envolvendo toda a cadeia do setor elétrico, desde a geração até a instalação elétrica final de baixa e média tensão. Desta forma, o congresso tem o objetivo de levar conhecimento técnico e atualizado para os profissionais da região. “Tenho o prazer de anunciar que estarei presente como palestrante neste evento imperdível”, afirmou Jurandir Picanço.
Com o mesmo entusiasmo, Felipe Frutuoso classificou o convite como um privilégio. “Espero encontrá-los lá! Será uma excelente oportunidade para aprender, conectar-se com profissionais do setor e impulsionar sua carreira”, contou.
CINASE 2023
Durante os dois dias de evento, serão discutidos os seguintes temas:
• Inovação em geração, transmissão e distribuição de energia: segurança cibernética, redes inteligentes e transição energética;
• Fontes renováveis: overview sobre o cenário de desenvolvimento e de investimentos em fontes como eólica e solar na região;
• 3Ds do setor elétrico e redes subterrâneas: cenário e perspectivas sobre s redes enterradas de média tensão;
• Eficiência energética: os desafios e as oportunidades para tornar o sistema mais eficiente;
• Proteção e manutenção do sistema elétrico: subestações AT/MT em foco com a rede de distribuição;
• Painéis, arco elétrico e EPIs: novidades normativas e tendências tecnológicas;
• Indústria 4.0 e IoT (energia e instalações): o que o setor elétrico tem feito em desenvolvimento tecnológico;
• BIM nos projetos elétricos e a engenharia e instalação: engenharia na prática pela visão das maiores empresas de engenharia e instalação;
• Geração distribuída e armazenamento: as vantagens da GD e as oportunidades de desenvolvimento com armazenamento de energia;
• Revisões das normas – ABNT NBR 14039 (MT) & ABNT NBR 5410 (BT): panorama atual do processo de revisão das principais normas do setor de instalações elétricas;
• Aterramento e PDA: normas, tecnologias e tendências.
Prêmio ‘O Setor Elétrico’
A cerimônia do CINASE 2023 também será marcada pela entrega do Prêmio ‘o Setor Elétrico’, que terá o objetivo de identificar e divulgar as práticas que contribuem para o aprimoramento da área. A premiação está aberta para projetos em cinco categorias:
Pesquisa & Desenvolvimento: pesquisas que são realizadas na região, geralmente protocoladas por universidades e concessionárias.
Energias Renováveis: geração distribuída e outras soluções em que no escopo esteja a preocupação com a sustentabilidade.
Instalações elétricas de baixa tensão: instalações elétricas em edifícios comerciais e shoppings; instalações hospitalares; datacenters; prédios residenciais; condomínios; shoppings; sistemas de transporte, etc.
Inovação Tecnológica: soluções não convencionais em engenharia elétrica, utilizando técnicas inovadoras e singulares em sistemas e instalações elétricas.
Projeto Luminotécnico: planejamento da iluminação do ambiente, utilizando as melhores práticas de engenharia: iluminação natural, luminárias de alto desempenho, automação, eficiência energética e características estéticas.
Saiba mais:
Convidados da FIEC podem se inscrever gratuitamente para participar do evento através do CINAFIEC, acessando AQUI.
Para mais informações sobre o prêmio, acesse AQUI.