SENAI Ceará e Secretaria de Trabalho, Emprego e Empreendedorismo formam 148 estudantes em cursos profissionalizantes
O SENAI Ceará, em parceria com a Prefeitura de Maracanaú, através da Secretaria de Trabalho, Emprego e Empreendedorismo promoveu, nesta quinta-feira (31/08), no auditório da unidade do SENAI do município, a cerimônia de entrega dos certificados de 148 estudantes que concluíram cinco cursos profissionalizantes.
Os cursos de Qualificação Profissional foram nas áreas Gestão e Logística: Assistente Administrativo, Assistente de Contabilidade, Assistente de Recursos Humanos, Assistente de Controle de Qualidade e Assistente de Operações Logísticas.
As aulas, ministradas na modalidade de Educação à Distância (EaD) somaram cargas horárias que variaram entre 160 e 180 horas e possibilitaram a efetivação de dois objetivos do SENAI Ceará, segundo o Gerente da unidade do SENAI Maracanaú, Dennes Landim: “Nós conseguimos promover a qualificação profissional dos nossos alunos e, ao mesmo tempo, viabilizamos a possibilidade real de proporcionar um emprego a essas pessoas. São pais e mães de famílias, que mostraram muita determinação ao longo das aulas e, agora, estão com todas as esperanças de iniciar uma carreira profissional”, disse.
A expertise do SENAI Ceará na promoção do serviço de aprendizagem industrial foi apontada pelo Secretário de Trabalho, Emprego e Empreendedorismo da Prefeitura de Maracanaú, Júnior Gadelha, como um diferencial na formação dos alunos. “Estamos nos referindo à instituição de maior prestígio nacional nessa área. Por isso, estamos muito confiantes nos resultados”, disse.
O Secretário ressaltou ainda a importância do papel do SINE de Maracanaú na formação dos alunos. “Fizemos questão de contratar os acadêmicos de psicologia que estão terminando a graduação para as vagas do SINE. Eles têm essa perspicácia: a de saber se o perfil dos candidatos se enquadra nas vagas disponibilizadas pelas indústrias e empresas no mercado de trabalho. Então, ao somarmos os esforços do SENAI Ceará e do SINE de Maracanaú, a nossa secretaria que está subordinada ao município de Maracanaú, comandado pelo prefeito Roberto Pessoa, está propondo um pacto pela qualificação e empregabilidade”, disse.
Ainda segundo o Secretário, o objetivo do município é promover a assinatura de mais 11 mil carteiras de trabalho até o final do ano, totalizando 25 mil carteiras, em 2023.
Muitas dessas vagas podem ser preenchidas nas indústrias do município. Nesse sentido, a Superintendente da Friozen, Célia Barbosa, disse que a indústria especializada no armazenamento de alimentos e no serviço de logística está de braços abertos para receber a mão de obra capacitada. “Essa é uma oportunidade muito importante tanto para os alunos, quanto para nós, que precisamos de profissionais cada vez mais qualificados. A certificação conferida pelo SENAI Ceará nesse projeto, que também contou com a participação do SINE de Maracanaú e da Secretaria de Trabalho, Emprego e Empreendedorismo, nos dá a certeza de que estamos no caminho certo da qualificação”, disse.
No final da solenidade, cinco alunos representaram os 148 formados. Um deles foi Pedro Henrique Gomes, que se formou no curso de Assistente Administrativo. “Hoje, é um dia muito feliz mesmo. Estou com todas as energias para poder oferecer o meu melhor logo na primeira oportunidade que me vier”, finalizou.