Edgar Gadelha participa do lançamento da Frente Parlamentar em Defesa da Carnaúba, em Brasília
O Diretor Financeiro da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC) e Presidente do Sindicato das Indústrias e Refinadoras de Carnaúba do Ceará, Sindcarnaúba, Edgar Gadelha, participou do lançamento da Frente Parlamentar em Defesa da Carnaúba, na Câmara Federal, em Brasília.
A ideia é que parlamentares de diferentes partidos, além de representantes de vários segmentos da sociedade possam se voltar, com mais propriedade, às preocupações e anseios dos produtores e trabalhadores dedicados à atividade extrativista da carnaúba.
Ao saudar os deputados federais e agradecer o seu empenho pela causa, Edgar Gadelha classificou as demandas derivadas dos problemas enfrentados pelo setor como necessárias. “São temas que vão desde os aspectos ambientais às regras trabalhistas e previdenciárias. Precisamos, por exemplo, encontrar soluções para à infestação e disseminação de uma planta que mata a carnaúba e ameaça a atividade econômica”, destacou.
Em relação às inovações no campo, o Diretor Financeiro da FIEC e Presidente do Sindcarnaúba disse estar otimista: “Estamos testando novas máquinas que sejam mais ergonômicas e, ao mesmo tempo, mais seguras para essa atividade econômica, todavia precisamos erradicar as condições análogas à escravidão”.
Outro ponto debatido foi a importância dos trabalhadores se organizarem em cooperativas ou células de produção. Com isso, Edgar Gadelha acredita que os produtos derivados da carnaúba possam ser comercializados de forma mais eficiente.
O representante da FIEC também defendeu a regulamentação de normas voltadas ao reflorestamento dos carnaubais. “Quando houver a necessidade de uma supressão de um carnaubal, é importante que exista uma compensação ambiental para que um reflorestamento seja efetivado. Sobre esse assunto, nós temos conversado bastante com os representantes dos órgãos públicos”, disse.
A frente está sendo presidida pelo Deputado Federal Leônidas Cristino, que enfatizou a representatividade da carnaúba. “Ela é importante na parte ambiental, social, cultural e econômica de vários estados do Nordeste. Não à toa, é considerada no Ceará como a árvore da vida”, contou o parlamentar.
Leônidas Cristino apontou dois projetos de lei que estão tramitando nas comissões da Câmara Federal. “O primeiro é o de número 1894, que trata da regulamentação da profissão de carnaubeiro, e o outro é o 1895, que autoriza os segurados especiais a exercerem as atividades remuneradas em período não superior a 180 dias corridos ou intercalados na agropecuária ou no extrativismo vegetal, sem prejuízo à condição de segurados especiais. Ou seja, estamos apresentando a ideia de extensão do prazo em dois meses, já que a atual lei previdenciária limita a concessão do seguro especial em 120 dias”, complementou.
Autoridades presentes na sessão legislativa
Também participaram da cerimônia de lançamento: o Deputado Federal André Figueiredo; a Deputada Federal Fernanda Pessoa; o Deputado Federal Luiz Gastão Bittencourt; o Deputado Federal Flávio Nogueira, do Estado do Piauí; o Deputado Federal Afonso Mota, do Estado do Rio Grande do Norte; o Deputado Federal Moses Rodrigues; a Representante da Federação dos Trabalhadores Rurais, Agricultores e Agricultoras Familiares do Estado do Ceará
(FETRAEC), Rosângela Ferreira Moura; o Secretário do Regime Geral da Previdência Social do Ministério da Previdência, Alessandro Lordello, que representou o Ministro da Previdência Social, Carlos Lupi; a Assessora de Relações Institucionais da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil e representou a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Ceará (FAEC), Luana Medeiros; o Assessor do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (CONFEA), Raniere Paulino, e o assessor João Carlos Silva Reis, que representou o Ministério do Desenvolvimento Agrário.
Frente Parlamentar em Defesa da Carnaúba - Integrantes
Presidente da Comissão: Deputado Federal Leônidas Cristino
1º Vice-Presidente: Deputado Federal Júlio César, PSB PI
2º Vice-Presidente: Deputado Federal Benes Leocádio, União RG
Secretário-Geral: Deputado Federal Mauro Benevides Filho, PDT-CE
Secretário Adjunto: Deputado Federal Moses Rodrigues, União Brasil CE
Conselho Consultivo: Deputada Fernanda Pessoa, União Brasil CE e Deputado Federal Flávio Nogueira, PT PI.