FIEC recebe 3º encontro da Associação Brasileira de Comunicação Empresarial (Aberje) no Ceará
Na manhã desta quinta-feira (24/08), a Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC) foi palco para mais um Capítulo Aberje Ceará. Em sua terceira edição, os participantes tiveram a oportunidade de discutir os temas: “Comunicação Interna”, “ESG para Comunicadores” e “Inovação para Comunicadores”.
A abertura do evento foi realizada pelo Gerente de Eventos da Associação Brasileira de Comunicação Empresarial, Douglas Cantu, e pela Diretora do Capítulo Aberje Ceará, Emanuela França. Os dois deram as boas-vindas aos participantes e chamaram os convidados para a primeira rodada de conversa.
Debates
No debate inicial, sobre “Comunicação Interna”, o encontro contou com a participação de Carla Brunoro, Gerente de Comunicação e Relações Institucionais da ArcelorMittal Pecém; Deyse Moura, Gerente Nacional de Comunicação do BNB; e Mauro Costa, Sócio-fundador e Diretor da AD2M Comunicação. Os três abordaram o tema, dando ênfase a cases institucionais de sucesso.
Na segunda rodada, que abordou o tema “ESG para Comunicadores”, participaram Alcileia Farias, Coordenadora do Núcleo ESG-FIEC, Arthur Ferraz, Head de Relações Externas da Solar; e Daniela Castro, especialista em ESG na VLI Logística.
“Eu fico muito feliz com a ascensão que o tema ESG tem ganhado no mercado e como ele tem vindo para as pautas e à mesa da alta gestão das empresas como estratégia de negócio. E falando em comunicação, a gente precisa explicar como o mercado está vendo essa sigla como estratégia na própria comunicação e qual a sua relação direta para trazer sempre benefícios para a sociedade ou o meio-ambiente”, disse Alcileia.
“Hoje comunicar é realmente a força motriz que impulsiona as novas gerações. Como saber o que uma empresa está fazendo? Tudo é a partir do que chega do setor de comunicação. Precisamos nos convencer de que comunicar as práticas de sustentabilidade hoje é estratégico e é um grande diferencial positivo”, concluiu a Coordenadora.
Por fim, a conversa girou em torno de “Inovação para Comunicadores”, com Adriano Muniz, Diretor da Engaja Comunicação Corporativa; Daniella Lopes, Gerente de Comunicação do GEQ; e Girlane Arruda, Assessora de Comunicação Corporativa da Cimento Apodi. Eles apresentaram outros cases internos relacionados à inovação, além de formas de administrar a comunicação com seus colaboradores e o público em geral.
“Vejo que comunicação é conexão! E esses momentos permitem que a gente se conecte trocando experiências, se reencontrando. Quando vemos uma sala cheia de comunicadores que as empresas disponibilizam para estar aqui, notamos o quanto está forte a comunicação nos ambientes corporativos e é isto que a Aberje mais reforça. Vimos que, no Ceará, estamos cada vez mais crescendo nesse sentido, consolidando a comunicação como uma área estratégica” reforçou Emanuela França.
Sobre o evento
Os Capítulos da Aberje, presentes em diferentes estados do Brasil, têm como objetivo promover as iniciativas da associação em âmbito nacional e encorajar a participação ativa dos membros. Além disso, eles trabalham na elaboração e execução de um cronograma de atividades locais, focado em prioridades específicas e construído de forma colaborativa.