Reunião mensal do SIMEC aborda impactos da Reforma Tributária nos negócios
O Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico no Estado do Ceará (SIMEC) realizou sua reunião mensal de agosto nesta segunda-feira, 21/08, na Casa da Indústria. A pauta incluiu os impactos da Reforma Tributária nos negócios e a participação da entidade na Feira ExpoConstruir 2023.
No evento, estiveram presentes o Presidente do SIMEC, César Barros; o 1º Vice-Presidente, Felipe Gurgel; o Diretor Titular do Conselho Fiscal, Victor Praça; o Diretor da Região Vale do Jaguaribe, Roberto Sombra; a Diretora da Região Sul, Amélia Linard; o Diretor Financeiro, Pedro Mendonça; além de empresários do segmento.
O encontro foi o primeiro liderado por César Barros, que assumiu a presidência do SIMEC em julho deste ano, dando início à gestão 2023-2027 do sindicato. Segundo ele, a reunião foi uma oportunidade de aproximar a diretoria e associados. “Queremos trazer mais adesão para o sindicato e ter uma pista de mão dupla. O sindicato vai fazer ações, como viagens e capacitações técnicas, e, para isso, os associados têm que fazer parte”.
A escolha da reforma tributária como tema principal do encontro, de acordo com o Presidente, atendeu a uma demanda dos empresários. “Hoje está todo mundo ansioso para saber como a reforma vai vir, se vai melhorar ou aumentar as taxas de impostos. Estamos atendendo a esse pedido para ficarmos mais atentos”, afirmou.
Os advogados Alexandre Linhares e Gustavo Beviláqua, da R. Amaral Advogados, apresentaram os principais pontos do projeto em tramitação no Congresso Nacional, como as mudanças na tributação sobre o consumo, a criação de um imposto unificado para substituir o ICMS e o ISS e a transição entre o modelo atual e o proposto.
Segundo Gustavo Beviláqua, a reforma será um grande desafio para as empresas. "Alguns pontos preocupam principalmente o Nordeste, por conta de benefícios fiscais que vão acabar. Precisamos saber qual é o plano do Estado para continuar com empresas atrativas", ressaltou. "É importante saber em que pé está a discussão, porque ainda podemos influenciar", completou.
Outro ponto discutido durante a reunião foi a realização da Feira ExpoConstruir 2023, uma das principais feiras de materiais de construção do país, que acontece em outubro, no Ceará.
Circe Jane Teles da Ponte, Diretora Geral da Lótus Promoções, organizadora do evento, detalhou como será a participação do SIMEC, enfatizando um convênio firmado com a FIEC para a instalação de um stand coletivo com micro e pequenas empresas que produzem para a construção civil.
"Será um espaço para fazer negociações, ter uma agenda de negócios para colocar em pauta e dar visibilidade aos produtos das empresas do SIMEC", pontuou.