FIEC recebe comitiva da CITINOVA
Na manhã desta sexta-feira (04/08), o Vice-Presidente da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), André Montenegro, recebeu a visita de Luiz Alberto, Presidente da Fundação de Ciência, Tecnologia e Inovação da Prefeitura de Fortaleza (CITINOVA); Ana Paula Viana, Diretora de Inovação e Economia de Criatividade; Fernanda Nobre, Procuradora Jurídica; Daniel Santos, Gestor de Projeto do Labifor; e Anthony Sernus, Intercambista de Mestrado da Universidade Johns Hopkins (EUA).
As apresentações tiveram início com o Gerente da Unidade de Inovação e Tecnologia do SENAI Ceará (UNITEC), Tarcísio Bastos, que apresentou iniciativas, cursos e soluções focadas no desenvolvimento de talentos para a indústria.
Em seguida, o Coordenador do Observatório da Indústria, Lucas Silveira, realizou uma breve exposição sobre o equipamento, detalhando a metodologia e os resultados dos projetos, bem como o sistema de informação do Observatório e sua contribuição relevante para o desenvolvimento da indústria cearense, destacando a importância do Sistema S para a sociedade e o setor industrial.
Na sequência, o Presidente da CITINOVA fez uma apresentação da Fundação, destacando seus programas, projetos e iniciativas de inovação realizados pela Prefeitura de Fortaleza. . “Estamos impressionados com o que vimos aqui hoje e parabenizamos a todos da FIEC pelo excelente trabalho que está sendo realizado. Com certeza temos muita sinergia e possivelmente fecharemos algumas parcerias”, declarou Luiz Alberto.
Por fim, o Coordenador do Núcleo de Energia da FIEC, Constantino Frate, destacou o potencial do Ceará para se tornar o maior produtor de Hidrogênio Verde do mundo.
"A Federação tem o compromisso de apoiar a sociedade como um todo e a indústria, atuando desde a educação básica para preparar os jovens e capacitá-los a trabalhar na indústria. A atração de jovens talentos é uma de nossas prioridades, e por isso nosso foco inclui ações desde a educação básica. A atuação da Federação abrange diversas frentes e estamos à disposição para colaborar com vocês e a Prefeitura, com o objetivo de auxiliar no que for possível”, afirmou André Montenegro.
Contato com o SENAI
A comitiva da CITINOVA também visitou a unidade do SENAI na Barra do Ceará para trocar informações e discutir possíveis parcerias relacionadas à inovação, transição energética e outros assuntos ligados ao desenvolvimento econômico de Fortaleza. Os Projetos do SENAI Ceará foram apresentados por Sales Brandão, Gestor da Unidade de Negócios do SENAI na Barra do Ceará, que destacou
"A expectativa é que, como já existe um trabalho voltado para a inovação, que a gente chama de Saga da Inovação, dentro do planejamento dos cursos a gente já solicita a interface das indústrias para que a gente possa desenvolver as soluções junto com os alunos. Trabalhando com a CITINOVA, a gente aspira mostrar as nossas iniciativas para conseguir trocar ideias e auxiliar nas soluções deles relacionados à inovação para a cidade de Fortaleza", disse Sales.
"Essas trocas são boas para gente entender melhor a metodologia e quem sabe trocar boas informações", completou.
O início do diálogo entre a CITINOVA e o SENAI também foi valorizado pela Diretora de Inovação e Economia da Criatividade da Fundação CITINOVA, Ana Paula Viana, que ressaltou a importância do desenvolvimento de soluções focadas na transição energética para a capital cearense.
"Já trabalhamos com inovação e já existe um comitê, na Prefeitura, sobre energias renováveis, então a ideia é unir esforços para ter auxílios no desenvolvimento de projetos voltados a resolver algumas questões relacionadas à energia. Viemos conhecer um pouco desse trabalho do SENAI para também buscar possíveis novas parcerias no futuro", comentou.
O grupo da Prefeitura teve a oportunidade de conhecer as iniciativas relacionadas à mobilidade e mecânica, desenvolvidas pelo SENAI, além dos projetos e laboratórios voltados aos projetos de energias renováveis, com foco em placas solares e aerogeradores.