Startups comemoram participação no Telecom Summit 2023 com apoio do IEL Ceará
Com forte atuação dedicada a conectar soluções inovadoras à indústria cearense, o Instituto Euvaldo Lodi (IEL Ceará) articulou a participação de 10 startups de todo o Estado no Telecom Summit, realizado nos dias 2 e 3/08, na Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC). No evento, elas tiveram a oportunidade de apresentar suas soluções a todo o ecossistema de telecomunicações do Estado, gerando conexões e prospectando negócios.
Uma das startups participantes foi a Realm, de Juazeiro do Norte. Essa startup desenvolve soluções tecnológicas para a publicidade e o marketing das empresas e no Telecom Summit ela apresentou o Back Led, uma plataforma de publicidade móvel que consiste num painel de led na bag de transporte dos motoboys. O objetivo é potencializar a visibilidade das marcas nas ruas. Para o representante do negócio, Francisco de Assis Sousa Rodrigues, a participação no evento foi de grande importância para o conhecimento do mercado de telecom e para a startup se inserir nesse ecossistema.
“Expomos nosso produto para um público muito especializado, fazendo conexões importantes com os participantes do evento e conhecendo um pouco mais desse mercado através das palestras. As pessoas, quando nos conhecem, acabam percebendo que precisam de uma solução como a nossa e elas só conseguem nos conhecer graças a um evento como esse. Por isso, temos aproveitado bastante essa oportunidade. O IEL Ceará está sempre nos ajudando nessas conexões, na participação desses eventos que tanto contribuem com o nosso negócio e na troca de informações que são valiosas para aperfeiçoar o nosso produto”, comemora Francisco.
Outra startup que esteve na área de exposição do Telecom Summit foi a Smart Gears, que é acompanhada pelo IEL Ceará desde a fase de incubação. Ela atua na automatização do controle de produção de indústrias por meio da integração de um hardware IoT (Internet das coisas) e um software baseado nas premissas da Indústria 4.0, gerando uma maior produtividade e a redução de custos para as indústrias. Samuel Pimentel, responsável pela área comercial da startup, afirmou que o Telecom Summit aproximou a Smart Gears do mercado de telecom, um dos que mais se desenvolvem no Ceará.
“Foi um evento muito bacana. A gente conseguiu se conectar tanto com outras startups quanto com o mercado de telecom, que é um mercado que a gente não atua tanto. Desde o início a gente teve o fomento do IEL Ceará, que hoje é nosso principal apoiador e tem servido de ponte para muitas oportunidades que fazem a nossa startup acessar novos mercados, conquistar clientes e crescer”, declarou.
A Tradu - startup focada em quebrar barreiras linguísticas por meio de uma plataforma que conecta intérpretes e tradutores com multinacionais, ongs internacionais e universidades - também participou do Telecom Summit e na avaliação de Mário Alves de Oliveira, CEO da startup, o evento foi muito positivo para o negócio. “A gente pôde falar com algumas empresas que querem internacionalizar o seu negócio e também empresas que já têm parceiros comerciais em outros países e precisam do suporte de uma plataforma como a nossa. Todas elas são nossas potenciais clientes, então foi bastante interessante estar no evento apresentando o nosso produto para que as pessoas saibam que aqui no Ceará existe uma plataforma dessas. A gente estabeleceu muitos contatos e toda essa visibilidade não seria possível se não tivéssemos essa oportunidade proporcionada pelo IEL Ceará ”, disse.
A gerente de Inovação e Pesquisa do IEL Ceará, Margaret Lins, afirma que o IEL Ceará vem trabalhando intensamente no fomento à inovação nas empresas e desenvolvendo ações para fortalecer as startups e o ecossistema local, oferecendo oportunidades de networking e encontros de negócios.“A nossa ideia é transformar os eventos setoriais da indústria em uma oportunidade de levar a inovação às empresas participantes e gerar conexões entre as startups e suas soluções inovadoras e o mercado”, destaca.
Sobre o Telecom Summit
Realizado pelo Sindicato das Indústrias e Empresas de Instalação, Operação e Manutenção de Redes, Equipamentos e Sistemas de Telecomunicação do Estado do Ceará (Sindimest), em parceria com a Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), o Telecom Summit congregou todo o ecossistema de telecomunicações cearense, representado por instaladores de redes e sistemas, fabricantes de equipamentos, operadoras de telecomunicações, provedores de internet e desenvolvedores de tecnologias.
Com uma rica programação de palestras e a exposição de produtos e serviços, o evento teve como objetivo promover a qualificação, conhecimento e oportunidades de negócios, apresentando produtos e serviços inovadores para a modernização da indústria, ampliando a competitividade no mercado.