SENAI Ceará promove ação social com prestação de serviços e atividades recreativas no Residencial Alto da Paz, em Fortaleza
As irmãs Jocelene, de 14 anos, e Weslene da Silva, de 15, deram um passo importante para o exercício da cidadania nesta quarta-feira, 02/08, quando finalmente deram entrada na emissão do registro civil. “Elas adiaram por muito tempo até que essa oportunidade chegou na porta da minha casa”, disse a mãe das adolescentes, Maria Fábia.
Maria Fábia se referia à ação social promovida pelo SENAI Ceará, em parceria com o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Cidades e da Associação dos moradores, que aconteceu no Residencial Alto da Paz, no bairro Cais do Porto, em Fortaleza. Os moradores tiveram acesso a vários serviços públicos, a exemplo de dona Rita de Cássia, que conseguiu transferir o título de eleitor do município de Aratuba para Fortaleza. “Já fazia tempo que eu precisava providenciar essa medida e, agora, eu estou mais tranquila. Já não terei mais que enfrentar aquelas filas gigantescas para a regularização ser feita”, disse aliviada.
Segundo a Associação dos moradores, 320 famílias moram no residencial e muitas acompanharam a prestação de serviços oferecida, que também contou com consultas com assistentes sociais, advogados e psicólogos. “Nunca havia me consultado com um psicólogo na vida”, disse dona Joana, de 60 anos, ressaltando que se sentiu muito feliz por ter sido ouvida com atenção e sensibilidade.
“Essa ação prestigia o convívio saudável entre os moradores, de forma a proporcionar-lhes bem-estar e dignidade”, afirmou a Assistente Social do SENAI Ceará, Lorena Loureiro. Lorena adiantou ainda que as ações do SENAI Ceará serão intensificadas no bairro, em setembro. “Teremos cursos gratuitos de informática, fabricação de salgados e eletricista”, pontuou.
Na ocasião, também houve distribuição de cestas básicas para a comunidade. “Esse trabalho de mobilização nos faz mais humanos, porque trabalhamos o conceito da empatia”, disse o líder comunitário, Rildson Santos.