Presidente da FIEC e Ministro da Pesca e Aquicultura realizam visitas técnicas a empresas da indústria cearense de alimentos e pescados
Acompanhando pautas do segmento da indústria de alimentos e pescados, o Presidente da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), Ricardo Cavalcante, participou de duas visitas técnicas a empresas cearenses que contaram com a presença do Ministro da Pesca e Aquicultura do Governo Federal, André de Paula. Nesta quinta-feira (27/07), a comitiva, formada por empresários e políticos, conheceu as operações da Samaria Rações, do Grupo Samaria, localizada em Maracanaú, na Região Metropolitana de Fortaleza, e da Compex Indústria e Comércio de Pesca e Exportação, na capital.
Na ocasião, Ricardo Cavalcante falou sobre a importância de debater pautas capazes de baratear os custos aos produtores e de fomentar o trabalho da indústria. O Presidente da FIEC ainda enalteceu o empenho e a dedicação dos industriais Cristiano Maia, à frente do Grupo Samaria, e de Paulo Gonçalves, diretor da Compex, pela posição de destaque das duas indústrias no mercado.
“O Grupo Samaria é líder na área de produção de rações, camarões e também atua na construção civil, e há uma mudança muito grande acontecendo no Nordeste do Brasil, com um trabalho liderado pelo Cristiano Maia com pequenos produtores para produzir camarão e adquirir as rações daqui. Da mesma forma, o trabalho feito na Compex pelo Paulo Gonçalves é muito importante para o Ceará. A Compex tem anos de história e é conhecida mundialmente pela qualidade dos seus pescados, que são exportados para diversos países. O ministro André de Paula está conhecendo as instalações dos dois grandes grupos e tendo a possibilidade de ver mais de perto esses belos trabalhos”, destacou o Presidente.
Relevância de mercado
A qualidade do nível de atuação do Grupo Samaria e da Compex também foi ressaltada pelo Ministro André de Paula. "O Ceará tem um papel central no mapa da pesca e da aquicultura no Brasil. Estar aqui e conhecer as experiências vitoriosas é muito importante. O Ceará é o estado que mais exporta e mais produz camarões, que mais produz lagosta, e a lagosta daqui que é exportada é o item central da nossa balança de produtos. Então estar aqui no Ceará e visitar casos de sucesso, tanto do ponto de vista da fábrica da Samaria [...] quanto na Compex, são exemplos que a gente quer ver multiplicados, inclusive no país inteiro".
O empresário Cristiano Maia falou sobre a importância de poder apresentar as iniciativas do Grupo Samaria ao Presidente da FIEC e ao Ministro da Pesca e Aquicultura, e destacou o potencial de geração de empregos dos segmentos envolvidos na produção de ração e proteína animal. "É uma satisfação muito grande receber o ministro André de Paula e o Presidente Ricardo Cavalcante. A gente trabalha para gerar emprego e alimento, e integra essa rede de alimentos que vai até o consumidor, então a gente sente prazer em apresentar o nosso trabalho, gerando emprego para ajudar o Ceará a crescer", disse.
Paulo Gonçalves, Diretor da Compex, destacou o papel da FIEC e dos sindicatos no fomento ao trabalho desenvolvido na indústria. “A Federação sempre foi parceria e junto com o sindicato promoveu a indústria pesqueira, e agora trouxe a visita do Ministro. É a primeira vez que nós recebemos uma autoridade desse nível na nossa empresa, nós estamos muito satisfeitos. É muito bom a gente poder mostrar o que estamos fazendo aqui no Ceará”, contou.
Comitiva
Também participaram das visitas às duas indústrias: Carlos Mello, Secretário Executivo do Ministério de Pesca e Aquicultura; Keivia Dias, Superintendente Federal de Pesca e Aquicultura no Estado do Ceará; Odilon Aguiar, Superintendente do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento no Ceará; Augusto Júnior, Coordenador da Superintendência de Agricultura e Pecuária do Ceará; Ormezita Barbosa, Coordenadora-Geral de Gestão Participativa Costeiro-Marinha; Felipe Goyanna, Assessor do Ministério da Pesca; Oziná Costa, Diretor da FIEC; Domingos Neto, Deputado Federal; Robério Monteiro, Deputado Federal; Luiz Gastão, Deputado Federal; Fernanda Pessoa, Deputada Estadual, e Simão Pedro, Deputado Estadual.