Tarde de ricos debates marca encerramento do II Seminário - Dia Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho
A programação do II Seminário - Dia Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho seguiu com diversas palestras e atividades na tarde desta quinta-feira, 27/07, na Casa da Indústria.
Após um aulão de ginástica laboral, um dos destaques foi a palestra ‘Gestão e Compliance Trabalhista, Previdenciário e Tributário em Segurança e Saúde do Trabalho (SST) no Sistema Público de Escritura Digital (SPED)’, ministrada pelo Médico do Trabalho da Unidade de Segurança e Saúde para a Indústria do SESI Ceará, Dr. Alexandre de Lima.
“A gente aprendeu, há alguns poucos anos, a falar de E-social e soubemos que ele iria impactar nossas atividades profissionais e as empresas como um todo. Seriam novas atividades, novas informações a serem geradas e enviadas ao Governo. E o nosso grande livro de cabeceira seria, a partir daquele momento, o Manual de Orientação do E-social. Hoje, por incrível que pareça, as demandas que a gente mais recebe no SESI ainda são de muitas empresas desesperadas porque não enviaram os eventos que iniciaram obrigatoriedade em janeiro de 2022”, alertou Alexandre.
Ainda de acordo com o especialista, a maior preocupação tem sido em enviar esses eventos para fazer a comunicação real e efetiva ao Governo. “O que é E-social e quais são as minhas obrigações enquanto empresa e enquanto profissional? Estamos muitíssimos aquém da realidade necessária para fiscalizar efetivamente os ambientes de trabalho”, frisou o especialista.
O evento contou ainda com as palestras ‘Assédio nos Ambientes de Trabalho’, ministrada por Natali Camarão, Gerente Jurídica da FIEC; ‘Estratégias e Práticas ESG nos Ambientes de Trabalho’, proferida pela Coordenadora do Núcleo ESG-FIEC, Alcileia Farias, ‘Boas Práticas de Gestão Empresarial em Segurança e Saúde para a Indústria (SSI)’, ministrada por Tatiana Maria Jucá Cavalcanti de Araújo, Enfermeira do Trabalho, e ‘Estratégias e Práticas de Promoção de Saúde e de Qualidade de Vida no Trabalho, ministrada por Helane Chaves, Coordenadora de Promoção da Saúde, e pelo Gerente de Recursos Humanos da FIEC, Cleiton Oliveira.
“É importante o investimento em qualidade de vida do colaborador. Com o tempo, eles vão percebendo, eles participam dos programas e agradecem por estarem inseridos em todo esse contexto”, salientou Cleiton.
Representantes de grandes empresas como o Grupo Edson Queiroz, Vicunha Têxtil e Cerbras, além do Sindicato da Indústria da Construção Civil do Ceará, também participaram do encontro e compartilharam cases relativos às políticas de saúde e segurança do trabalho.
“O evento foi um sucesso e é o resultado de um grande trabalho feito a várias mãos. Temos como grandes exemplos nosso Presidente Dr. Ricardo Cavalcante e o nosso Superintendente do SESI e Diretor Regional do SENAI, Dr. Paulo André Holanda. Temos uma responsabilidade com as nossas indústrias, com o nosso estado e com a vida das pessoas. A data de hoje vem trazer essa temática de muita importância quando se fala em prevenção de acidentes do trabalho”, salientou Veridiana Aragão, Gerente da Unidade de Segurança e Saúde para a Indústria do SESI Ceará.