SENAI Ceará encerra mais duas turmas de salgadeiro e pizzaiolo em parceria com a Prefeitura de Caucaia
O SENAI Ceará, em parceria com a Prefeitura de Caucaia, encerrou mais duas turmas de cursos profissionalizantes, de salgadeiro e pizzaiolo, nesta quarta-feira (26/07). A cerimônia foi realizada no Banco de Alimentos da Prefeitura.
Focados em dar oportunidades a pessoas em situação de vulnerabilidade ou com pouca experiência prévia, os cursos abordaram desde as técnicas para produção das massas até questões de mercado, como a precificação dos alimentos. Segundo a professora Kamilly Nogueira, do SENAI Ceará, a troca de vivências durante os dois meses de ensino proporcionou uma experiência singular e gratificante ao aumentar o número de possibilidades dos participantes ingressarem no mercado de trabalho.
"Esse curso ajudou tanto para quem já tem um negócio quanto para quem quer iniciar, e é muito gratificante poder ajudar essas pessoas que estão começando ou que estão tentando melhorar algo próprio. Profissionalmente, eles aprenderam diversas competências, desde tipos de massas até orçamento e como precificar os produtos, e isso aumenta o número de possibilidades deles no mercado ou dos negócios deles", disse.
Essa função social desempenhada pelo SENAI foi enaltecida pela Analista Administrativa do Núcleo Técnico do SENAI Ceará, Cláudia Vasconcelos, que reforçou os objetivos estabelecidos pela Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC).
"Nosso objetivo é que se feche um ciclo de empregabilidade, e para o SENAI é muito gratificante porque vemos muitas pessoas já sendo empregadas depois que o curso termina. Esse é um objetivo do nosso Diretor Paulo André Holanda e do nosso Presidente Ricardo Cavalcante, de focar no lado social das iniciativas", disse.
Aprendizado e prática
Para Claudemir Moreno, as aulas já começaram a dar resultado desde os primeiros dias. Empreendendo em uma pizzaria de Caucaia, ele garantiu já estar usando as técnicas aprendidas para melhorar produtos e serviços do estabelecimento. Agora, já com o curso encerrado, ele espera poder seguir evoluindo no setor de produção de alimentos.
"Foi um aprendizado e oportunidade enorme que eu agarrei. Foram dois meses de muitos aprendizados, de massas, sabores, então foi maravilhoso. Eu já tenho uma pizzaria, e esse curso agregou bastante. Esse curso chegou na hora certa e já deu para dar uma melhorada nos nossos serviços, agora a expectativa é continuar melhorando", disse.
Certificação conceituada
Os trabalhos de qualificação profissional disponibilizados pelo SENAI Ceará também foram elogiados por Fernando Deodoro, Gestor de Empreendedorismo da Prefeitura de Caucaia, que comentou sobre a inclusão dos conceitos de empreendedorismo e qualificação da população para o mercado de trabalho entre os objetivos da administração pública do município.
"Hoje, a Prefeitura de Caucaia, com Centro de Apoio ao Trabalho, Empreendedorismo e Qualificação, busca preparar a população para empreender ou se inserir no mercado de trabalho, então a parceria com o Sistema FIEC e o SENAI é muito importante para nossos objetivos. Ter uma certificação tão conceituada é importantíssimo para que eles possam se inserir no mercado", comentou.