IEL Ceará promove palestra 'O Futuro do Trabalho' e aborda desenvolvimento de carreiras
Focando em auxiliar jovens no processo de compreensão do futuro, o Instituto Euvaldo Lodi (IEL Ceará) promoveu, nesta terça-feira (25/07), a palestra "O Futuro do Trabalho", com a psicóloga e especialista em orientação profissional de carreiras, Natália Campos. O evento, realizado na Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), apresentou tendências que prometem revolucionar o mercado de trabalho a partir de mudanças já visíveis no presente, e faz parte do projeto Indústria de Talentos.
Entender como as inovações tecnológicas e novas demandas do mercado poderão mudar as relações de trabalho pode ser fundamental para que os jovens possam definir as melhores estratégias de desenvolvimento da própria carreira, segundo Natália. A psicóloga ainda comentou sobre como as alterações geradas pelas novas ferramentas – ligadas, por exemplo, à inteligência artificial – poderão moldar a perspectiva humana relacionada aos conceitos de trabalho, emprego e carreira.
"A primeira coisa que a gente começa a entender é a diferença entre profissão, emprego e trabalho, como esse contexto do mundo em que vivemos, em que tudo acontece de forma muito rápida, com inteligências artificiais, afeta o trabalho das pessoas. Temos recepcionistas robôs no Japão que já falam todos os idiomas e direcionam os trabalhos, e é algo que uma pessoa ainda não consegue fazer por 24 horas em um dia", disse.
"Vamos nos conectar ao que nos faz humano, e temos a revolução da sensibilidade. Muitas habilidades serão substituídas, e outras vão surgir. Precisamos entender as possibilidades para a nossa carreira e como elas podem nos ajudar", completou.
Futuro já presente
A perspectiva foi corroborada pela Coordenadora de Educação e Trilhas de Carreiras do IEL Ceará, Lourena Cordeiro, que destacou o trabalho de direcionamento desenvolvido com estagiários, uma atividade qie proporciona aprofundamento de ferramentas para a evolução da trajetória desses jovens.
"O grande diferencial do IEL Ceará é que a gente se preocupa com a formação dos estagiários e com a qualidade dessa capacitação. Trabalhamos com pessoas muito jovens, então orientá-las para que possam saber identificar os caminhos corretos para suas carreiras é fundamental", explicou.
"O IEL Ceará acredita que o futuro é hoje, os cenários estão mudando muito rapidamente, então precisamos estar muito próximos deles para construir um futuro, que a gente acredita que já começou, da melhor forma possível", completou.
Como se preparar
A respeito das discussões sobre novas tecnologias, o mercado de trabalho ainda apresenta muitas incertezas, mas Natália apontou que um dos possíveis caminhos para moldar o futuro da própria carreira pode estar em observar as qualidades e gostos já desenvolvidos, aprimorando e expandindo habilidades.
"Precisamos entender o que a gente gosta de fazer, os que nos faz únicos e o que fazemos muito bem. A gente olha o que precisamos desenvolver, mas que outras habilidades eu já posso abrigar à minha, para então buscar aprender em todo lugar para trazer o conceito de aprender e estudar em qualquer lugar e todo o tempo?".