Sindialimentos realiza 4º reunião de associados com palestra sobre a reforma tributária
O Sindicato das Indústrias da Alimentação e Rações Balanceadas no Estado do Ceará (Sindalimentos-CE) realizou sua quarta reunião de associados nesta quinta-feira, 20/07, na Casa da Indústria da FIEC. O momento teve início com uma palestra sobre a reforma tributária, aprovada pela Câmara dos Deputados e que segue agora para análise do Senado Federal. O escritório Edson Santana Advogados trouxe José Ribeiro Neto, advogado tributarista e penal-tributarista e auditor fiscal aposentado da Secretaria da Fazenda do Ceará (Sefaz-CE), para apresentar um amplo estudo sobre a temática, com destaque para as principais mudanças propostas pela reforma tributária e seus possíveis impactos para as indústrias, em especial o setor de alimentos.
José Ribeiro destacou que, para garantir o crescimento econômico do país, tramitações como investimentos e exportações deveriam ser livres de tributos, e as indústrias necessitam de medidas tributárias favoráveis, tendo em vista que respondem por uma fatia considerável do PIB brasileiro. Na ocasião, os associados do Sindialimentos puderam tirar dúvidas sobre a reforma tributária e aprofundar-se no tema.
O Presidente do Sindialimentos, Isaac Matos Bley, deu prosseguimos à reunião com a apresentação das pautas. Uma delas é a criação de diretorias temáticas dentro do sindicato, reunindo indústrias de setores comuns sob lideranças próprias do setor, que compreendam profundamente as necessidades dos associados e, dessa forma, possam realizar sugestões assertivas para ações. “A gente precisa ter pelo menos um líder em cada setor desse para que a gente possa avançar. Essa é a ideia para que a gente descentralize as ações do sindicato e possa ouvir vocês dos setores”, contou o Presidente.
Isaac Matos Bley explicou ainda que a iniciativa das diretorias temáticas tem foco também no pleito de 2024, com o levantamento das demandas do sindicato. Contando com lideranças dos diversos setores que fazem parte do Sindialimentos, as proposições para o pleito podem ser muito mais assertivas e atender de forma real às necessidades dos associados.
A participação do Sindialimentos em importantes feiras nacionais e internacionais, com o apoio da FIEC e do Sebrae, também foi pauta da reunião, com destaque para a PEC Nordeste, que ocorreu entre os dias 15 e 17 de julho, em Fortaleza; a Summer Fancy Food 2023, que aconteceu em junho, em Nova Iorque; e a Intersolar Europe, da qual o Diretor do Sindicato, André Siqueira, participou junto a uma comitiva da FIEC em junho, na Alemanha.