Ricardo Cavalcante prestigia entrega de título Doutor Honoris Causa da UFC a ex-Presidente da FIEC Beto Studart
O empresário e ex-Presidente da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), Beto Studart, recebeu, nesta quinta-feira (20/07), o título de Doutor Honoris Causa da Universidade Federal do Ceará (UFC). O evento, realizado no Auditório da Reitoria da UFC, contou com a presença do Presidente da FIEC, Ricardo Cavalcante, e do Reitor da Universidade, Cândido Albuquerque. Também estiveram na cerimônia José Glauco Lobo, Vice-Reitor da UFC; Augusto Albuquerque, Pró-Reitor da UFC; e Élcio Batista, Vice-Prefeito de Fortaleza.
“Esse título é um justo reconhecimento dos serviços prestados pelo meu amigo Beto Studart à sociedade cearense, nos mais diversos segmentos, inclusive no meio acadêmico. Seu perfil inovador vem ultrapassando limites e merece todos os nossos aplausos e reconhecimentos”, afirmou Ricardo Cavalcante.
A Cerimônia
Relembrando parte da trajetória como empresário e líder de classe, Beto Studart engrandeceu a honraria recebida da UFC, destacando a parceria entre o setor privado, a academia e o setor público como fator de impulsão do desenvolvimento do Estado.
"A Federação sempre buscou uma aproximação com a Universidade, mas eu consegui, em 2014, fazer um trabalho árduo de desmistificação porque essa relação é rica e demanda ciência, demanda da sociedade e da indústria e é importante para o desenvolvimento do nosso Estado. E acho que minha presença aqui hoje representa esse movimento", disse.
O industrial ainda ressaltou pontos importantes da trajetória como empresário e líder classista, focando nas iniciativas voltadas à inovação, como a implementação do Observatório da Indústria e do projeto Rotas Estratégicas 2030.
"Lembro que nos deparamos com caras surpresas diante do feito alcançado para ter relações fortalecidas para criar um ambiente de inovação. Criamos o Observatório da Indústria, um instrumento de inteligência de dados usado por empresas e pela sociedade. Construímos, também, o Projetos Rotas Estratégicas, responsável por traçar um panorama do desenvolvimento econômico do Ceará. Então, hoje, o meu sentimento é que conseguimos pavimentar um caminho para criar um ambiente coeso de inovação", lembrou Beto Studart.
Quem também exaltou os feitos do industrial agraciado com o título de Doutor Honoris Causa foi Cândido Albuquerque, relembrando a atuação de Beto em diversas áreas do conhecimento. O potencial empreendedor para dar dinamismo às diversas ações, contudo, recebeu destaque especial do Reitor da UFC.
"A entrega desta alta comenda é um sinal, antes de tudo, de gratidão e reconhecimento a Beto Studart, uma referência do meio empresarial brasileiro, e um dos principais entusiastas de uma relação construtiva entre a academia e iniciativa privada. Beto é um exemplo de empreendedor a conjugar o tino comercial, a visão de futuro, a liderança, a habilidade de negociador e compromisso ético na busca pelo desenvolvimento não só das suas empresas, mas do Estado e do País", afirmou Cândido Albuquerque.
Presenças ilustres
Também estiveram presentes na cerimônia de titulação, Carlos Prado, 1º Vice-Presidente da FIEC; Edgar Gadelha, Diretor Financeiro da FIEC; Chico Esteves, Diretor Administrativo da FIEC; Sampaio Filho, Diretor de Inovação da FIEC; Paulo André Holanda, Superintendente Regional do SESI Ceará e Diretor Regional do SENAI Ceará; Sérgio Lopes, Superintendente de Relações Institucionais da FIEC; Lúcio Alcântara, ex-Governador do Ceará; Salmito Filho, Secretário da SDE; representantes do judiciário cearense; além de Presidentes de Sindicatos da FIEC, industriais, familiares e convidados.