FIEC sedia encontro sobre o mercado livre de energia
Nesta quinta-feira (20/07), a Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), sediou a segunda edição do “Diálogos CIC”, promovido pelo Centro Industrial do Ceará (CIC). Na ocasião, o encontro teve como tema o mercado livre de energia. Os convidados para tratar do assunto foram o consultor de energia da Fiec, Jurandir Picanço, e o diretor do Sindienergia, Paulo Siqueira.
Para o presidente do CIC, Marcos Soares, o momento de discussão se faz necessário, haja vista a preocupação que todos os empresários estão tendo sobre a grande demanda de energia. “Foi uma oportunidade para debatermos com especialistas no assunto, com empresários, presidentes e diretores de federações ligadas à FIEC. A gente mostrou para os participantes que dependendo do porte, eles podem ingressar no mercado livre de energia e também ter uma produtividade melhor com o custo de energia que só vem aumentando nesses últimos tempos”, destacou Soares.
O Núcleo de Energia da FIEC vem representando a classe industrial no Conselho de Consumidores de Energia Elétrica, além de coordenar a Câmara Setorial de Energias Renováveis do Estado do Ceará; e o Masterplan de Energia – uma iniciativa do Observatório da Indústria.
Sobre as discussões durante o evento promovido pelo CIC, Jurandir Picanço destacou a importância de debater opções para o fornecimento de energia visando elevar a viabilidade dos negócios no Estado.
“A questão da energia realmente precisa de um certo conhecimento. O primeiro cuidado que o empresário deve ter é com a eficiência, com o uso adequado, depois é que ele deve pensar no mercado livre, na geração distribuída. São muitas opções que os empresários têm e todas essas informações exigem um conhecimento. Por isso, esse momento aqui que tivemos na FIEC é muito importante para dialogarmos com diversas entidades e empresários como podemos tirar o melhor proveito desse setor do mercado livre de energia”, ressaltou Jurandir Picanço.
Além de auxiliar o setor industrial, o Núcleo de Energia da FIEC dá apoio à realização de eventos - workshops, fóruns, seminários, congressos e feiras - e contribui para o levantamento e análise de informações, de forma a alimentar dados do Observatório da Indústria sobre o setor de energia, com o objetivo de auxiliar empresários e autoridades na tomada de decisões.