Ricardo Cavalcante entrega mais 3 Selos ESG-FIEC na Casa da Indústria
O Presidente da Federação das Indústrias do Estado do Ceará, FIEC, Ricardo Cavalcante, participou, hoje, (10/07) da cerimônia de entrega do Selo ESG-FIEC para as empresas Intraplast, BCP Construções e Jangadeiro Têxtil, realizada na Casa da Indústria.
As três foram avaliadas pela Bureau Veritas, empresa francesa líder mundial em testes, inspeção e certificação. “Hoje a FIEC está muito feliz. O Núcleo ESG da FIEC está fazendo o seu trabalho ao mostrar para o industrial a necessidade de qualificarmos as empresas. Portanto, nós precisamos mostrar ao empresário e à sociedade como a indústria cearense está preocupada com a área ambiental, social e a governança”, disse o Presidente da FIEC ao trazer a informação de que 24 empresas já estão cadastradas no núcleo ESG, criado no ano passado, sendo que oito já receberam o selo e 16 estão no processo de certificação.
A solenidade contou com a participação das seguintes autoridades: a Primeira-Dama do Estado do Ceará, Lia Freitas; A Secretária do Meio Ambiente do Estado do Ceará, Vilma Freire; O Coordenador do Programa ‘Ceará Sem Fome’, Cícero Cavalcante; o Reitor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), Wally Menezes; a Superintendente Adjunta da Superintendência Estadual do Meio Ambiente (SEMACE), Virgínia Carvalho, que representou o Superintendente Carlos Alberto Mendes; o CEO da BCP Engenharia S/A, Tom Holanda; o CEO da Intraplast – Intrapack, Beto Chaves; o Head de Operações da Jangadeiro Têxtil, Leonardo do Vale; a Gerente de Produto da Jangadeiro Têxtil, Iêda Baquit; a Pró-Reitora de Pesquisa, Pós-graduação e inovação do IFCE, Joélia Marques.
Também participaram da cerimônia, o Diretor Administrativo da FIEC, Chico Esteves; o Diretor Financeiro da FIEC e Presidente do Sindicato das Indústrias Refinadoras de Cera de Carnaúba do Estado do Ceará (Sindcarnaúba), Edgar Gadelha; o Diretor Financeiro Adjunto da FIEC e Presidente do Sindicato das Indústrias de Mármores e Granitos do Estado do Ceará (Simagran), Carlos Rubens; o Diretor de Comércio Exterior da FIEC e Presidente do Centro Industrial do Ceará (CIC), Marcos Soares; o Diretor da FIEC e Presidente do Sindicato da Indústria de Laticínios no Estado do Ceará (Sindlaticínios), José Antunes Mota; o Conselheiro Fiscal da FIEC, Pedro Alfredo; o Presidente do Sindicato das Indústrias de Mobiliário do Estado do Ceará (Sindmóveis), Osterno Júnior; o Presidente do Sindicato das Indústrias de Panificação e Confeitaria do Estado do Ceará (Sindpan), Alex Martins; o Presidente do Sindicato da Indústria de Fiação e Tecelagem em Geral no Estado do Ceará (Sinditêxtil-CE), Leandro Pereira; o Superintendente do SESI Ceará e Diretor Regional do SENAI Ceará, Paulo André Holanda; a Coordenadora do Núcleo ESG da FIEC, Alcileia Farias; e o Presidente do Grupo Frangolândia, José Ximenes.
O CEO da BCP Engenharia, Tom Holanda agradeceu o empenho da equipe da FIEC pelo reconhecimento: “Hoje é um dia muito importante. Realmente, uma virada de chave, como eu costumo falar e, por isso, eu estou muito feliz. Vamos em busca de evoluir daqui para frente. A gente viu que tanto o mercado nacional, quanto o internacional estão cobrando à aplicação das práticas ESG. Portanto, esse é um passo importante para conseguirmos novos contratos, novos clientes que tenham a mesma filosofia”, contou.
O CEO da Intraplast – Intrapack, Beto Chaves também apontou o sentimento de gratidão e destacou a responsabilidade social da indústria. “Houve um treinamento de todos os colaboradores e eles fazem parte desse conceito novo. A partir desse momento, eles participam com mais vigor e realmente com muita responsabilidade. Temos muito orgulho em saber que, de acordo com uma pesquisa, a Intraplast foi a primeira indústria de termoformagem do Brasil a conquistar um selo ESG”, disse ao reforçar que o produto da indústria é comercializado nos estados do norte e nordeste do país.
A Gerente de Produto da Jangadeiro Têxtil, Ieda Baquit, atribuiu o prêmio à cultura de respeito da empresa as práticas ESG. “Gratidão por participar de um evento e a Jangadeiro Têxtil está sendo certificada e eu acho que é muito importante no mundo de hoje não só ver o resultado financeiro, mas também o trabalho humano e o trabalho do mundo e eu fiquei muito feliz com os serviços prestados por nossa empresa”, pontuou.
Com as certificações entregues hoje sobe para 8 o número de empresas reconhecidas pela adoção de práticas sustentáveis. Em abril, Cerâmica Brasileira Cerbras, Alimempro Produtos Processados, Qair Brasil Participações e Solar Coca Cola já haviam recebido o selo. Em julho do ano passado, foi a vez da Vulcabrás receber a certificação.
A sequência é vista com otimismo pela Coordenadora do Núcleo ESG da FIEC, Alcileia Farias. “Com certeza, entregar mais três certificações elegendo as melhores indústrias do Estado do Ceará com práticas de sustentabilidade nos deixa muito grata. É sinal que o esforço está valendo a pena, que todo o empenho do nosso Presidente Ricardo Cavalcante em promover uma economia mais equilibrada no tocante o lucro, o meio ambiente e a qualidade de vida das pessoas. Isso só traz a confirmação de que esse assunto veio para ficar. Engana-se quem pensa que o setor industrial não está trabalhando de forma empenhada para conquistar o equilíbrio entre os objetivos financeiros, que toda empresa tem, mas a sua relevância enquanto protagonista de gestor responsável pelo uso dos recursos naturais e pela melhoria da qualidade de vida do nosso povo cearense tem se tornado um grande diferencial no mercado. E, nesse ecossistema empresarial consciente é que a FIEC tem conquistado seu papel de grande fomentadora do crescimento econômico sustentável do Estado”, disse.
A entrega foi prestigiada pela Primeira Dama do Estado do Ceará, Lia Freitas, que representou o Governador Elmano de Freitas e aproveitou a solenidade para convidar as empresas para qualificar os beneficiários do Bolsa Família. “O comprometimento do Governador é ver a economia do Estado girando em um contexto de mais equidade social, se alinhando, portanto, as práticas ESG. Não queremos mais ver pessoas nas ruas. Hoje, o Ceará tem, em média, 5 milhões de pessoas no Cadastro Único, sendo 1 milhão e meio de beneficiários do Bolsa Família. Queremos, então, que essas pessoas tenham o seu próprio emprego, sendo que não necessariamente, essas pessoas irão perder automaticamente o benefício. O Bolsa família só será cancelado se a renda por pessoa da família for acima de R$ 218 reais por mês”, destacou.
A Secretária do Meio Ambiente do Estado do Ceará, Vilma Freire, disse que, com a entrega dos selos, a FIEC contribui para o crescimento do Estado. “É muito importante esse momento para nós que elaboramos as políticas públicas voltadas para as boas práticas ambientais e o nosso Governador Elmano de Freitas que é a favor do Desenvolvimento Sustentável. Nós estamos percebendo o avanço que as práticas voltadas ao meio ambiente estão tendo, estando alinhadas com o desenvolvimento econômico do nosso Estado”, finalizou.