telefone(85) 4009.6300

FIEC sedia encontro da Associação dos Jovens Empresários de Fortaleza, com presença do Secretário Salmito Filho

06/07/2023 - 18h07

Buscando incentivar o protagonismo da juventude empresária cearense frente ao novo cenário industrial que vem sendo desenhado globalmente, a Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC) sediou hoje, 4/07, o ‘Almoço Político’ da Associação dos Jovens Empresários de Fortaleza (AJE), com participação do Secretário do Desenvolvimento Econômico do Estado do Ceará, Salmito Filho. Na ocasião, o potencial de exploração do hidrogênio verde no país e a transformação econômica que essa nova realidade pode trazer pautaram as discussões, com ênfase para a posição de protagonismo que o Nordeste brasileiro – em especial o Ceará – ocupa.

O Diretor Financeiro da FIEC, Edgar Gadelha, participou do momento representando o Presidente Ricardo Cavalcante. Em sua fala, o industrial, que é também Presidente do Sindicato das Indústrias Refinadoras de Cera de Carnaúba no Estado do Ceará (Sindcarnaúba), rememorou sua própria vivência como jovem empresário industrial cearense e o impacto que a FIEC teve nessa formação. “Eu também já fui um jovem empresário. Quando entrei aqui na FIEC, comecei a frequentar e andar por esses corredores, eu não tinha 30 anos. E fui aprendendo. Isso aqui é uma casa, é uma escola, e fico muito feliz de ver a participação de vocês, jovens, querendo se engajar no setor produtivo. Ser empresário não é fácil, é difícil em qualquer canto do mundo, e eu diria que no Brasil é um pouquinho mais difícil, mas é um desafio. [...]. E isso tem a parte boa, porque prepara vocês para serem empresários, para a empresa crescer em qualquer parte do mundo”, ressaltou.

Davi Macedo, Coordenador Geral da AJE Fortaleza, agradeceu a parceria da FIEC e celebrou o papel que a associação vem desenvolvendo na formação de novos líderes no estado. “Mais uma vez aqui a AJE está cumprindo seu papel de formar novas lideranças e também, obviamente, se conectar com outras áreas. Hoje temos um tema diferente, é o nosso primeiro ‘Almoço Político’, vital para a vida de qualquer empreendedor se conectar com o poder público [...]. É de muita valia tudo o que a FIEC faz pela AJE, e vamos buscar mais jovens industriais para poder estar participando aqui da AJE, para aproximar mais o jovem da indústria, que é tão necessária, tão importante e tão vital como base e motor do nosso desenvolvimento econômico”.

O Secretário Salmito Filho trouxe para a ocasião um panorama da área de hidrogênio verde no Brasil, enfatizando a importância de que, cada vez mais, empresários, industriais e a população, junto ao governo, fortaleçam essa pauta, que tem o potencial de transformar a realidade do estado. Salmito enalteceu também, em seu discurso, o trabalho conjunto do que ele chama de “tríplice hélice”: universidades, o setor produtivo e o governo. “Nós estamos tendo a oportunidade que nunca aconteceu na história do Brasil [...]. Em nenhum dos grandes ciclos econômicos da história do nosso país, o Brasil teve um protagonismo global no mercado global. E agora poderá ter, e não só poderá ter, mas é como um vetor importante de matriz energética. Assim, a Europa precisa de nós. [...] Imagine o volume de investimento, de dinheiro, de capital que circula no mundo do petróleo, na referência, no paradigma da matriz energética fóssil, agora imagine isso sendo transferido para energias renováveis e hidrogênio verde”, contou. “Chegou a vez do Ceará, da economia cearense, fazer investimentos, circular riqueza, circular renda, investimento privado, como nunca aconteceu na nossa história”, enfatizou o Secretário.

Também participaram do encontro Joaquim Rolim, Secretário Executivo da Indústria da SDE; Fábio Feijó, Secretário Executivo de Comércio, Serviços e Inovação da SDE; Pedro Alfredo, Conselheiro Fiscal da FIEC; Guilherme Colares, Presidente da CDL Jovem (Fortaleza); Urbano Costa Lima, Vice-Presidente do Sindimest-CE, e Lucas de Melo, Coordenador de Desenvolvimento Sustentável e do Núcleo Político da AJE Fortaleza.

Acompanhe o Sistema FIEC nas redes sociais:

ESG: Environmental, Social and Corporate Governance (Ambiental, Social e Governança Corporativa)

Ambiental

6 Água potável e saneamento 7 Energia acessível e limpa 9 Indústria, inovação e infraestrutura 11 Cidades e comunidades sustentáveis 12 Consumo e produção responsáveis 13 Ação contra a mudança global do clima 14 Vida na água 15 Vida terrestre

Social

1 Erradicação da pobreza 2 Fome zero e agricultura sustentável 3 Saúde e bem-estar 4 Educação de qualidade 5 Igualdade de gênero 6 Água potável e saneamento 8 Trabalho decente e crescimento econômico 9 Indústria, inovação e infraestrutura 10 Redução das desigualdades 12 Consumo e produção responsáveis 16 Paz, justiça e instituições eficazes

Governança

5 Igualdade de gênero 8 Trabalho decente e crescimento econômico 9 Indústria, inovação e infraestrutura 11 Cidades e comunidades sustentáveis 12 Consumo e produção responsáveis 13 Ação contra a mudança global do clima 16 Paz, justiça e instituições eficazes 17 Parcerias e meios de implementação
FIEC - Federação das Indústrias do Estado do Ceará
Av. Barão de Studart, 1980 - Aldeota - Fortaleza/CE - CEP: 60.120-024 - CNPJ: 07.264.385/0001-43
Política de Privacidade & Copyright