INPI concede mais uma patente ao SENAI Ceará
A notícia é para ser comemorada por representar um avanço para o desenvolvimento da iniciativa privada no Ceará. O pedido de patente denominado “Dispositivo para fechamento de portas” havia sido pedido pelo SENAI Ceará ao Instituto Nacional de Propriedade Intelectual (INPI), em 2017 e foi concedido pela autarquia vinculada ao Ministério da Economia.
A patente consiste em uma tecnologia de travamento de portas em ambientes internos feito de material polimérico dotado de mecanismo Spring Ball, maçaneta interna giratória e maçaneta externa fixa.
A solução foi resultado da criatividade de inventores colaboradores do Instituto SENAI de Tecnologia em Eletrometalmecânica, em Maracanaú, na região metropolitana de Fortaleza e foi viabilizada para atender às demandas do segmento da construção civil.
Sobre a oportunidade identificada:
As portas utilizadas em ambientes internos evoluíram bastante ao longo do tempo. Elas tornaram-se menos robustas e mais econômicas. Diferentemente das portas internas, as fechaduras não acompanharam esta evolução. Ainda hoje, elas são fabricadas em materiais metálicos e com a função de tranca.
Avaliando os requisitos para uso comum dessas fechaduras, fechaduras metálicas e com função de trancas podem ser percebidos como critérios menos importantes, e causam uma desproporcionalidade entre o custo-benefício das fechaduras comuns comparadas às caraterísticas das portas internas atuais.
A partir da necessidade acima levantada, o inventor o Adriano Pontes Gurgel desenvolveu a solução, objeto da patente concedida pelo INPI. A vigência é de 20 anos.
Sobre o NIT/CE
O Núcleo de Inovação Tecnológica do SENAI Ceará é responsável pela gestão da Inovação. A missão é acompanhar e gerenciar todas as ações relacionadas a inovação, uma vez que podem gerar ativos valiosos para a instituição.
Todo o processo de proteção, acompanhamento de processos, valoração e transferência de tecnologia é realizado por este núcleo que atualmente faz parte da UNITEC – Unidade de Inovação e Tecnologia do SENAI, gerenciada pelo Coordenador Tarcísio Bastos.
A concessão do INPI comprova o nível de comprometimento do SENAI Ceará para as necessidades apontadas pelos empresários e industriais. “Essa foi a quarta patente concedida pelo Instituto Nacional de Propriedade Intelectual (INPI) solicitada pelo SENAI Ceará, desde o ano passado. Essa sequência exitosa nos traz a confiança necessária para que possamos continuar o nosso trabalho em favor da propriedade intelectual, área considerada vital para a viabilidade econômica das empresas que tiveram suas pretensões atendidas”, finalizou a Consultora Técnica do SENAI Ceará, Ronara Marques.