Sindpan realiza segunda reunião da Diretoria
O Sindicato da Indústria de Panificação e Confeitaria do Ceará (Sindpan) realizou nesta terça-feira (26/06), na Casa da Indústria, a segunda reunião da Diretoria para apresentar os resultados dos últimos projetos e das novas iniciativas, além de discutir temáticas relevantes, como as práticas de ESG (práticas sustentáveis de governança, meio-ambiente, e conjunto social).
A primeira pauta do encontro foi a apresentação dos resultados do diagnóstico para melhoria do desempenho dos negócios promovido pela Unidade de Inovação e Tecnologia (UNITEC) do SENAI Ceará em parceria com a Gerência de Mercado (GEM) da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC). Os dados foram apresentados por Milene Eloy, Consultora de Serviços Técnicos e Tecnológicos da UNITEC.
Reunião teve seguimento com a apresentação das práticas de ESG, pela Coordenadora do Núcleo ESG da FIEC, Alciléa Farias, que destacou a demanda do mercado para a adaptação às pautas de sustentabilidade ambiental, social e governança. Ela falou, também, sobre a expectativa do mercado financeiro para que as empresas se adéquem aos conceitos de ESG.
"É assim que o mercado olha a sua empresa: dando um Google. Parceiros e bancos estão dando um Google para procurar quem é que está nessa temática de sustentabilidade, retirando os plásticos, mudando o maquinário para gastar menos energia para contribuir para transição energética. Você pode reduzir o seu custo e ganhar notoriedade, enquanto seu consumidor ou parceiro de mercado lhe encontra, e é assim que mercado está. Quem se adequar hoje à temática já estará consolidado no futuro, quando isso for uma regulamentação", disse.
Sobre os projetos do Sindpan, o presidente Alex Martins destacou as iniciativas que trouxeram resultados positivos para o faturamento das empresas do segmento, como a Campanha de São João, responsável por elevar os resultados dos negócios em até 20%.
"O trabalho que a gente tem feito de treinamentos e pesquisa é muito importante e norteia o Sindpan para podermos fazer o nosso planejamento. A gente vai direcionar como vai ser a partir de agora os trabalhos e as formas de lidar. Estamos dando continuidade aos projetos do ex-Presidente Angelo Nunes. Estamos vendo a campanha de São João do Sindicato e as padarias dizendo que houve acréscimo de 15% a 20% no faturamento, e ampliamos isso até julho", disse Alex.
"Todo mundo junto, todo mundo ganha e vamos expandindo as campanhas. Já estamos preparando a campanha de Natal e ela virá muito forte", completou.