Sindquímica-CE realiza terceira reunião do ano com associados
O Sindquímica realizou, na noite desta terça-feira (20), a sua terceira reunião bimestral de 2023 com os associados, na Sala VIP da FIEC. Na pauta, informes gerais passados pelo presidente Paulo Gurgel, como os últimos eventos em que o sindicato marcou presença, a exemplo da FCE Cosmetique; a nova associada, Glam Indústria de Cosméticos, e o ganho de ação judicial sobre ICMS de energia, com a recuperação de 7% do ICMS pago entre 2014 e 2023, apresentado na reunião pelos representantes do Escritório Imaculada Gordiano, Dr. Rafael Sousa e Dr. Yuri Amorim. Os interessados na ação devem contatar a secretaria do sindicato.
O assessor jurídico do sindicato, por sua vez, Dr. Neto Medeiros, falou da conclusão das Negociações da Convenção Coletiva de Trabalho 2023-2024 (exceto cosméticos e saneantes), com piso salarial, reajuste para demais salários, prêmio / produtividade e auxílio-creche. Os associados que tiverem interesse em saber mais sobre as condições econômicas definidas na Convenção devem entrar em contato com o Sindquímica.
Também na reunião desta terça, o Farmacêutico Industrial e Responsável Técnico de Vendas da Agropaulo, Eduardo Alencar, e Dayanne Oliveira, também representando a empresa, trouxeram uma apresentação sobre os Insumos Vegetais da Agropaulo - os óleos vegetais e os hidrolatos. A Agropaulo é uma empresa do Grupo Telles, que conta com grandes marcas, em diversas áreas. Em sua apresentação, os representantes mostraram a preparação das mudas, plantio, corte das plantas, secagem e colocação no extrator para produção, na Agropaulo Jaguaruana. O local, de 100 hectares, possui certificação orgânica, com o plantio de quatro espécies vegetais, extração dos óleos essenciais e hidrolatos, fabricação de defensivos, fertilizantes e adjuvantes agrícolas. Na oportunidade, também foram disponibilizadas amostras dos produtos para degustação dos presentes e sorteados kits.
Outro destaque da noite foi a apresentação do programa Inova Talentos - Desenvolvendo Projetos de Inovação nas Indústrias, pelo Especialista em Inovação do IEL Ceará, Fábio Braga. Na ocasião, Fábio falou da importância da inovação para os negócios e das vantagens de um profissional com a expertise do IEL para ajudar a desenvolver ideias inovadoras nas empresas. O Diretor de Relações Industriais do sindicato, Marcos Soares, sugeriu uma parceria para um subsídio que pudesse ofertar o programa a micro e pequenas empresas associadas de maneira gratuita. Braga afirmou que essa é uma possibilidade que já está no radar do IEL.
Em sua fala, o presidente Paulo Gurgel destacou a proximidade da Expo Ceará Química 2023 e do quanto o evento tem crescido a cada ano, gerando muitos negócios e redução de custos para o setor. Devido o sucesso da iniciativa, que comercializou todos os estandes disponíveis faltando quatro meses para a sua realização, o presidente do Sindquímica destacou que, no próximo ano, a Expo deve migrar para um espaço maior.
O vice-presidente do Sindquímica, Beto Chaves; o Diretor Setorial de Cosméticos, Paulo Barreto; o Diretor de Inovação, Alexandre Mota, e vários associados marcaram presença na noite, que também contou com um coquetel, proporcionando um momento de networking.