Consultora da FIEC e Diretor do SENAI Ceará se reúnem com equipe do Instituto de Tecnologia e Mobilidade Energética Sustentável e do Centro de Pesquisa em Energia Solar e Hidrogênio na Alemanha
Na última segunda-feira, 19/06, o Diretor Regional do SENAI Ceará e Superintendente do SESI Ceará, Paulo André Holanda, acompanhado da Consultora internacional da FIEC, Monica Panik, e de sua comitiva, visitam institutos de pesquisa e educação na Alemanha. Também estiveram presentes na reunião, Carlos Egberto Mesquita, Gerente do Instituto SENAI de Tecnologia e do Centro de Inovação do SESI e Isabela Maciel, Assessora SESI SENAI para Transição Energética.
“Ficamos honrados com esta oportunidade de conhecer de perto o trabalho relevante da família Panik na Alemanha, que contribuiu desde o início, com a montagem desses laboratórios, formação profissional e desenvolvimento de equipamentos para a mobilidade à hidrogênio. Agora, no Brasil, a Monica tem desempenhado um importante papel junto à FIEC, que tem sido fundamental para o nosso sucesso”, afirmou Paulo André.
Durante o turno da manhã, o grupo visitou o Instituto de Tecnologia e Mobilidade Energética Sustentável (INEM), focado no desenvolvimento de tecnologias sustentáveis e eficientes nas áreas de fornecimento de energia, produção e mobilidade à hidrogênio. O Instituto faz parte da Universidade de Esslingen e possui laboratórios equipados com equipamentos de teste de célula de combustível.
Como instituição de pesquisa, o INEM possui projetos de descarbonização, como o ENSTADT-ESWEST, um bairro com zero emissões de carbono na cidade Neue Weststadt. Nessa infraestrutura, um condomínio residencial possui todo o seu telhado coberto por usina de energia solar e, no subsolo, um eletrolisador de 1MW para produção de hidrogênio verde. A energia gerada é utilizada pelas residências e o hidrogênio verde produzido, pode ser utilizado para abastecer o veículo dos moradores.
Em seguida, a comitiva do SESI SENAI Ceará seguiu para o Centro de Pesquisa em Energia Solar e Hidrogênio (ZSW). No que diz respeito ao hidrogênio, os projetos envolvem desenvolvimento de novas tecnologias de eletrolisadores, testes de abastecimentos de veículos com hidrogênio, distribuição de hidrogênio por meio de gasoduto, qualidade de hidrogênio, produção de combustíveis renováveis sintéticos, entre outros.
“À medida que os projetos do HUB de Hidrogênio Verde do Ceará avançam, o Instituto SENAI de Tecnologia se atualiza na oferta de serviços técnicos especializados, por isso a troca de experiência é tão importante”, concluiu Paulo André.