Na Alemanha, Diretor do SENAI Ceará assina memorando de entendimento com o Instituto Fraunhofer ICT para desenvolvimento de pesquisas em conjunto na área de Hidrogênio Verde
Nesta terça-feira, 20/06, o Diretor Regional do SENAI Ceará e Superintendente do SESI Ceará, Paulo André Holanda, assinou um memorando de entendimento (MoU) com o Instituto Fraunhofer ICT para desenvolvimento de pesquisas bilaterais sobre hidrogênio verde e crédito de carbono. Esta declaração conjunta de intenções reflete um interesse mútuo dos participantes em gerar e discutir ideias para futuros projetos de pesquisa e desenvolvimento de uma metodologia para certificação de emissões de carbono no Ceará, pesquisa e inovação relacionados à produção de combustíveis sustentáveis, para iniciar e promover uma colaboração científica entre o SENAI Ceará e Fraunhofer ICT, além de outras atividades elencadas no plano de trabalho.
Nesse cenário mundial de transição energética e de busca por descarbonizar a economia global, o HUB de hidrogênio verde do Ceará já contabiliza mais de US$30 bilhões de intenções de investimentos anunciados, que prometem mudar a realidade do estado. Uma realidade nunca vista antes, que irá gerar emprego e renda para a população cearense, além de oportunidades de descabonização da indústria cearense. Segundo Paulo André, “para atender esse desenvolvimento e agregar valor à economia local, a qualificação profissional, a pesquisa e a inovação são fundamentais”.
Em todo o mundo, as melhores práticas de pesquisa, desenvolvimento e inovação são protagonizadas quando há a colaboração entre a academia, o setor produtivo e o governo. “Nossas indústrias cearenses estão muito bem representadas pela liderança do Presidente da FIEC, o industrial Ricardo Cavalcante, que não mede esforços para estimular as indústrias cearenses a participarem da cadeia de valor do hidrogênio verde e para atrair grandes investidores nacionais e internacionais e que, por meio do SESI, SENAI e IEL Ceará, têm buscado sempre as melhores opções de treinamentos e de tecnologias para oferecê-los", destaca.
Com agenda na Alemanha há 10 dias, Paulo André Holanda e sua comitiva estão fortalecendo as parcerias existentes e prospectando novos parceiros. “Temos parceria consolidada com a Agência de Cooperação Alemã (GIZ) na área de energias renováveis há 8 anos, já na área automotiva temos uma parceria com a MWM e, recentemente, formalizamos uma parceria com a Mahle, para oferta de cursos de montagem e desmontagem de motores diesel, Otto 3 cilindros e motocicletas.”, conta. Na área de serviços técnicos e de inovação, o Gerente do Instituto SENAI de Tecnologia, Carlos Egberto, informa que o SENAI tem laboratórios de metrologia realizando serviços de certificação e calibração dos equipamentos para a empresa Sideral Linhas Aéreas (empresa que opera na alemã Fraport).Está sendo fechada também uma grande parceria com a SIEMENS do Brasil, que deverá se concretizar em Setembro/23.
Estiveram presentes na reunião, além de Paulo André Holanda, a Assessora do SENAI/SESI para transição energética, Isabela Maciel; o Gerente do Instituto Senai de Tecnologia, Carlos Egberto; Wilhelm Eckl, Vice-diretor do Instituto Fraunhofer; Ana Claudia Salles, do Departamento de Engenharia Ambiental do Instituto Fraunhofer, e Emília Ionne-Kaufmann, Vice-diretora do Departamento de Sistemas Energéticos. Participaram da reunião de forma online o Vice-Presidente da FIEC, André Montenegro, representado o Presidente Ricardo Cavalcante; Hugo Figueiredo, Presidente do Complexo Industrial e Portuário do Pecém (CIPP); Expedito Parente Júnior, Diretor de Suporte a Infraestrutura e Patrimônio na ADECE; Monica Panik, Consultora Internacional da FIEC; Günther Schmid, Chefe de Divisão de Comércio Exterior do Ministério da Economia, Trabalho e Turismo do Estado de Baden-Württemberg, e Oliver Magiera, Assessor do Ministério da Economia, Trabalho e Turismo do Estado de Baden-Württemberg.