Assessor da FIEC, Lauro Chaves debate desenvolvimento econômico em novo livro
Debates históricos sobre o desenvolvimento econômico do Brasil e do Ceará estão presentes no novo livro do Economista e Assessor Econômico da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), Lauro Chaves. Lançado pela Editora Dialética, o "Reflexões de um (não tão) Jovem Economista reúne, em 251 páginas, uma coletânea de artigos sobre economia sustentabilidade, desigualdade e pobreza, território, gestão, estratégia e finanças, publicados em anos recentes em jornais, revistas e periódicos nacionais, regionais e locais.
Sobre a obra, Lauro Chaves se disse orgulhoso, mas ressaltou o papel inerente à atuação como professor e assessor econômico para levantar debates sobre questões relacionadas ao aprimoramento dos conceitos de desenvolvimento no País, no Estado e no setor produtivo.
Entre os pontos abordados no texto estão a inserção do Brasil na economia mundial e os meios para garantir uma maior sustentabilidade nas relações internacionais relacionadas ao comércio e atividade produtiva.
"Se pegarmos o desenvolvimento do Brasil, o que nós temos que resgatar é a questão estrutural da inserção do País na economia mundial e para que isso aconteça, precisamos ter pesados investimentos em educação e infraestrutura para que se tenha um aumento e uso efetivo das potencialidades", disse.
Já em relação ao Ceará, Lauro falou sobre o cenário atual, de desenvolvimento de novos mercados – como o hidrogênio verde –, e os potenciais que podem ajudar o Estado a elevar sua contribuição para o Produto Interno Bruto (PIB) nacional nos próximos anos, focando em melhorar a renda média da população.
"Precisamos encontrar novos caminhos para resgatar essas questões. E olhando para o futuro, as energias renováveis, com destaque para o hidrogênio verde, a ZPE no Porto do Pecém, a economia digital, o turismo, e a economia do mar, são uma série de fronteiras que podem significar esse avanço para resgatar essa dívida com a sociedade. Só atrás disso que vamos conseguir reduzir as desigualdades territoriais e sociais", explicou.
O oitavo livro de Lauro Chaves pode ser comprado no site da Editora Dialética.