Relações Trabalhistas e Segurança no Trabalho na Indústria da Construção são Destaques do Seminário Técnico 2023 - Panorama Trabalhista
Com o tema "Relações Trabalhistas e Segurança e Saúde no Trabalho na Indústria da Construção", o Seminário Técnico 2023 - Panorama Trabalhista, reuniu diretores e colaboradores de empresas associadas ao Sinduscon Ceará, além de autoridades e convidados especiais, nesta quarta-feira (14/06), na FIEC.
O evento foi resultado de uma iniciativa conjunta da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), por meio de sua Comissão de Política de Relações Trabalhistas (CPRT), e do Sinduscon Ceará, com apoio do Serviço Social da Indústria (SESI) e da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC).
No primeiro painel, cujo tema foi "Relações Trabalhistas na Indústria da Construção", o palestrante Fernando Guedes, Presidente da Comissão de Política de Relações Trabalhistas da CBIC, falou sobre regulamentação, qualificação profissional, geração de emprego e bem-estar dos profissionais do setor.
"Devemos lembrar que a mão de obra representa em torno de 53% do custo de uma obra de edificação, por isso a importância da gente tratar as relações trabalhistas e a segurança no trabalho da forma como devem ser tratadas", disse.
"O trabalhador é o nosso maior patrimônio. É da mão de obra que vem a qualidade dos nossos produtos que oferecemos aos nossos clientes. Por isso que seminários como esses são importantíssimos. A CBIC leva essa discussão Brasil afora e aqui, em Fortaleza, tivemos um momento profícuo", completou.
Com a apresentação de dados históricos de acidentes de trabalho na indústria da construção no Brasil, o segundo painel, "Segurança e Saúde no Trabalho na Indústria da Construção", teve como palestrante o médico e mestre em saúde e segurança do trabalho Gustavo Nicolai. Ele trouxe uma reflexão sobre a importância de investir em equipamentos de segurança do trabalhador e em ações preventivas de acidentes de trabalho.
"Nos últimos 10 anos observa-se uma queda significativa no número de acidentes na indústria da construção formal e organizada, reflexo da adoção de medidas de proteção, o oposto ao alto número de acidentes ocasionados em obras informais, que não realizam os treinamentos necessários, nem a distribuição de equipamentos de proteção individuais (EPIS). Cerca de 65% dos acidentes de trabalho no setor da construção civil acontecem em obras informais", afirmou.
Gustavo concluiu sua participação, orientando os construtores a direcionar esforços e estratégias, sempre em busca de melhores resultados, na prevenção de acidentes de trabalho, contribuindo para a sustentabilidade do setor e para a melhoria das condições sociais do país.
Fernando Guedes, Presidente da Comissão de Política de Relações Trabalhistas da CBIC, trouxe uma explicação bem didática sobre Negociações Coletivas e relações trabalhistas.
"Discutimos as relações trabalhistas, especialmente com o foco nos problemas e abordando as questões locais. Foi um momento de grande troca de conhecimento e aprendizado. A CBIC está vindo ao seu associado trazer esses debates. Essa é a nossa grande proposta”, destacou.
Atualização
O presidente do Sinduscon Ceará, Patriolino Dias de Sousa, ressaltou a importância do evento para os associados.
"O Seminário Técnico 2023 - Panorama Trabalhista foi uma oportunidade ímpar para que todos possam se atualizar e debater as questões trabalhistas e de segurança no ambiente de trabalho. "Somente por meio desse diálogo colaborativo poderemos identificar soluções eficazes e implementar as melhores práticas que beneficiarão a indústria da construção e a economia cearense", afirmou.
Para Marcelo Pordeus, vice-presidente da área trabalhista do Sinduscon Ceará, através do seminário foi promovida uma troca de informações salutar. "Os profissionais da CBIC vieram até aqui e trouxeram a experiência vivenciada em outros estados do país. Agora, levam conhecimento do Ceará para todo o Brasil. Tivemos a oportunidade de tratar sobre relações trabalhistas, remuneração variável, prevenção de acidentes e a importância dos Sindicatos nas negociações e na representação das empresas. Nos alegramos em promover um momento como esse para os nossos associados e para o mercado", disse.
Carlos Pimentel de Matos Júnior, Superintendente Regional do Trabalho do Ceará, congratulou o Sinduscon Ceará pela realização do evento. Segundo ele, a questão do acidente de trabalho envolve toda a sociedade, não só os empregados, mas as empresas, patrões e poder público. "Trata-se de um tema atual e que não pode sair da discussão diária", pontuou.