Ricardo Cavalcante participa da abertura da PEC Nordeste no Centro de Eventos
O Presidente da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), Ricardo Cavalcante, participou, hoje (15/06), da cerimônia de abertura da 26ª edição do Seminário Nordestino de Pecuária (PEC Nordeste) 2023, no Centro de Eventos do Ceará.
Promovido pela Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Ceará (FAEC), o evento foi considerado um grande marco para o setor do agronegócio no Estado pelo Presidente da FIEC. “Eu quero parabenizar por essa feira, por esse trabalho e pela organização. Já dei uma olhada no tamanho dela e é algo impressionante. Nós precisamos bater palmas para quem está trabalhando de forma diferenciada, como é o caso do Dr. Amílcar Silveira, pela seriedade, compromisso e entrega que ele está fazendo”, disse Ricardo Cavalcante, lembrando que diversos segmentos da indústria andam de mãos dadas com o setor agrícola, a exemplo dos de laticínios, alimentos, entre outros.
Além do Presidente Ricardo Cavalcante, também estiveram presentes o Governador do Estado do Ceará, Elmano de Fretas; o Presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Ceará, FAEC e do Conselho Administrativo do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural, SENAR Ceará, Amilcar Silveira; o Secretário do Desenvolvimento Econômico do Estado do Ceará, Salmito Filho; o Diretor Técnico do SEBRAE Ceará, Alcir Porto; a Secretária do Turismo do Estado do Ceará, Yrvana Albuquerque; o ex-Presidente da FIEC, Roberto Macedo; o 1º Vice-Presidente da FIEC, Carlos Prado; o Diretor Administrativo, Chico Esteves; o Diretor Presidente da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), Marcelo Andrade; o 1º Vice-Presidente da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e Presidente da Federação da Agricultura e Pecuária da Paraíba, Mário Borba; o Prefeito de Quixadá, Ricardo Silveira; o Superintendente Federal da Agricultura do Estado do Ceará, Odilon Aguiar; a Superintendente Estadual do Banco do Nordeste, Eliane Brasil de Matos; o Superintendente Estadual do Banco do Brasil, Allan Trancoso; o Reitor da Universidade Federal do Ceará, UFC, Cândido Albuquerque; o Presidente do Sistema OCB-Sescoop Ceará, João Nogueira; o Presidente do Sindicato Rural de Coreaú e Coordenador Geral do Evento, Emerson Pinto Moreira; o Coordenador do Grupo de Produtores Rurais do Ceará, Edson Brook; o Secretário de Recursos Hídricos do Estado do Ceará, Roberto Monteiro; o Deputado Estadual, Francisco de Assis Diniz; o Deputado Estadual, Felipe Mota; o Secretário Executivo do Agronegócio do Estado do Ceará, Sílvio Carlos; o Superintendente de Relações Institucionais da FIEC, Sérgio Lopes; o Desembargador Francisco José Gomes da Silva; o Presidente do Sindicato da Indústria de Lacticínios e Produtos Derivados no Estado do Ceará (Sindlacticínios), José Antunes da Fonseca Mota; o ex-Prefeito de Fortaleza, ex-Governador do Ceará e ex-Ministro da Fazenda e Integração Nacional, Ciro Gomes, além de diversas autoridades e demais convidados.
A PEC Nordeste vai ser realizada até sábado (17/06) e a expectativa de público é de 50 mil pessoas. “É o maior evento da PEC Nordeste e o terceiro maior do Centro de Eventos do Ceará”, destacou o Presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Ceará, FAEC e do Conselho Administrativo do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural, SENAR Ceará, Amilcar Silveira. Ainda de acordo com ele, o evento mostra a força do setor do agronegócio no Estado. “O segmento representa 19% do PIB cearense. Conseguimos reunir 512 stands e vamos dobrar os nossos números na próxima edição. Enquanto isso, estamos com a expectativa de capacitar, neste ano, seis mil pessoas, o que nos anima, visto que vamos receber 128 caravanas. Portanto, temos todas as condições de cooperar ainda mais com o desenvolvimento do Estado do Ceará”, disse.
O Governador Elmano de Freitas também enfatizou o tamanho do evento e ressaltou o crescimento da agricultura cearense. “A PEC Nordeste demonstra a força do produtor rural cearense e tem no nosso governo apoio, aliança e diálogo para construirmos juntos as políticas públicas que possam ajudar o produtor a ter uma vida mais tranquila, a ter apoio de crédito e de assistência técnica e de melhoria de estrada. Queremos também possibilitar as chances dos nossos produtores também produzirem energia elétrica, através das fontes limpas que o nosso Estado nos proporciona.
A solenidade também marcou a entrega da medalha do mérito rural Professor Prisco Bezerra para o Secretário do Desenvolvimento Econômico do Estado do Ceará, Salmito Filho e para a liderança classista, José Ferreira Lima. A outorga é a maior comenda concedida pela FAEC.