SENAI Ceará e multinacional Mahle inauguram Centro de Formação Automotiva em Fortaleza
A empresa alemã Mahle, especializada na produção de componentes automotivos e considerada uma das maiores multinacionais do mundo nesse segmento, instalou o primeiro Centro de Formação Automotiva, em uma unidade do SENAI no Brasil, na unidade da Barra do Ceará, em Fortaleza. O encontro concretizou uma importante parceria entre as duas instituições, na qual a empresa alemã vai disponibilizar equipamentos Mahle Service Solutions e capacitação para os instrutores do SENAI Ceará.
Ao recepcionar os executivos da multinacional, o Diretor Regional do SENAI Ceará, e Superintendente do SESI Ceará, Paulo André Holanda, comemorou a conquista. “Eu computo o nosso espaço da Barra do Ceará como uma referência no Norte e Nordeste do país no segmento automotivo e, agora, seremos o primeiro Centro de Formação Automotiva da Mahle, em uma unidade do SENAI do Brasil. Com isso, vamos alinhar nossos cursos com a demanda atual do mercado. Esse é um motivo de muito orgulho e evidencia o fato do Presidente da Federação das Indústrias do Estado do Ceará, Ricardo Cavalcante, sempre primar pela inovação com tecnologias de ponta”, destacou.
A solenidade também contou com a participação do Head de Vendas e Marketing para a América do Sul da Mahle, Evandro Tozati; do Presidente do Sistema Sincopeças Assopeças e Assomotos, SSA, Raniere Leitão, do Gerente do SESI SENAI da Barra do Ceará, Sales Brandão, do Especialista técnico para Transição Energética do SENAI Ceará, Felipe Frutuoso, além de especialistas técnicos e docentes e representantes de distribuidoras.
“As máquinas que estamos disponibilizando foram desenvolvidas em nosso centro, em Parma, na Itália. São máquinas para manutenção de sistemas de ar-condicionado, a troca do gás e de lubrificantes, as trocas de câmbio automático (...). E algo que é novo, que é uma tendência crescente no Brasil, são os carros equipados com ar-condicionado inteligente. A Mahle produz compressores de ar-condicionado modernos e equipamentos para manutenção dos mesmos. Nós estamos disponibilizando para o SENAI Ceará uma bancada de simulação do sistema de ar-condicionado, onde é possível visualizar cada componente do sistema, melhorando a compreensão da tecnologia, aqui na unidade do SENAI Ceará, em Fortaleza”, ressaltou Evandro Tozati.
O Presidente do Sistema Sincopeças Assopeças e Assomotos, SSA, Raniere Leitão, vislumbrou um futuro promissor. “Sem dúvida, estamos diante de uma grande oportunidade de crescimento profissional, já que estamos reunindo duas grandes instituições com reconhecimento internacional no que se propõem a fazer: o SENAI Ceará e a Mahle”.
A parceria entre Mahle e SENAI Ceará também foi comemorada pelo Especialista técnico para Transição Energética do SENAI Ceará, Felipe Frutuoso. “Estamos muito felizes pelo fato da Mahle trabalhar em conjunto com as montadoras que temos parceria aqui no SENAI Ceará. Com essa transferência de tecnologia, vamos, juntos, poder melhorar a qualidade dos nossos cursos, capacitar os mecânicos de oficinas independentes daqui da região, além dos nossos instrutores.
Um desses instrutores, Kássio Pereira, classificou o momento como um grande marco. “Vamos ter nas mãos todos os equipamentos para nos aprimorarmos e, com isso, despontar ainda mais no mercado de trabalho”, reforçou.
Sobre a Mahle
Com 103 anos de história, a Mahle é uma multinacional com 160 unidades de negócios, em mais de 30 países, nos cinco continentes. No total, conta com doze centros de pesquisa e desenvolvimento ao redor do mundo. Os números mais atuais apontam para 72 mil colaboradores e 12 bilhões e 200 milhões de euros, em vendas, em 2022.
SESI SENAI Barra do Ceará
Durante a solenidade, o Gerente do SESI SENAI Ceará da Barra do Ceará, Sales Brandão, enfatizou uma das expertises da unidade, que é a capacitação técnica voltada para o setor automotivo. “Temos muitos cursos que estão sendo ofertados e que são o alicerce para que a mão de obra seja absorvida pelo mercado de trabalho. São capacitações na área de manutenção automotiva, de eletricista de automóveis, de mecânico de veículos a diesel, pintor de automóveis, funileiro, entre tantos outros. Também reforçamos que capacitamos colaboradores nos próprios estabelecimentos, como ocorreu, em março, deste ano, em uma concessionária da Yamaha, em Fortaleza”.