O Sucesso SENAI Ceará tem o S de Saep
Quando os números da Confederação Nacional da Indústria (CNI) mostram que 70% dos alunos concludentes do SENAI Ceará conseguem emprego de forma imediata, a vitória precisa ser comemorada com todos os estudantes e docentes da instituição.
Muitos fatores explicam o alto nível de capacitação profissional do SENAI Ceará. Um deles é a forma de avaliação dos estudantes. “O Sistema de Avaliação de Educação Profisisonal (Saep) mensura a qualidade dos serviços dos profissionais dos cursos técnicos do SENAI Ceará. Todos os anos, os alunos das seis unidades do Estado são submetidos às provas objetivas e aos exames práticos. Os resultados serão considerados um parâmetro para o Índice de Desempenho da Avaliação Profissional, o IDAP, um indicador do SAEP”, disse a Gerente da Unidade de Educação do SENAI Ceará, (Uned) Sônia Parente.
O objetivo é que os alunos atinjam o nível avançado, o maior na escala de desempenho para que estejam aptos ao mercado de trabalho. Entre professores e estudantes, há uma unanimidade em relação ao Saep.
O sistema de avaliação garantiu à Tatiane Mendes uma vaga na Ambev. “O processo de seleção foi importante, porque muitas questões nas provas do Saep foram cobradas no processo seletivo da Ambev”. Hoje, as minhas atividades são muito mais fáceis de serem executadas. Aprendi demais com as montagens de sistemas elétricos, que foram fundamentais para o meu desenvolvimento profissional”, disse a estudante da unidade do SENAI de Maracanaú, na região metropolitana de Fortaleza.
A conquista da Tatiane é a consequência de quem aproveita os cursos profissionalizantes do SENAI Ceará da melhor forma possível, segundo o professor do SENAI de Juazeiro do Norte, Lourival Morais. “Prover conhecimento teórico e prático para os alunos entrarem no mundo do trabalho, na área de tecnologia da informação. Esse mercado, a propósito, está em expansão a cada dia e requer profissionais cada vez mais qualificados”, disse.
Com experiência na área automotiva, o professor Raul Ewerton da unidade do SENAI da Barra do Ceará conta que o Saep permite que os alunos possam desenvolver várias atividades no campo profissional. Essa avaliação permite que os estudantes procurem novos ares para eles encontrarem novas perspectivas profissionais. “Eu vejo que o Saep tem, hoje em dia, um papel importantíssimo na vida dos nossos alunos. Esse sistema de avaliação de educação profissional possibilita aos nossos alunos entenderem o que é ser SENAI Ceará. Durante esse período de avaliação, os nossos alunos vão demonstrar tudo que eles aprenderam durante o curso”, disse.
O sistema de avaliação permite que os estudantes procurem novas perspectivas profissionais. Eis o exemplo do Jânio Andrade, estudante do curso técnico em vestuário no SENAI da Parangaba. “A prova me força a estudar mais e, com isso, consigo desenvolver melhor as minhas funções e aperfeiçoar cada dia mais minhas habilidades para buscar uma melhor colocação no mercado de trabalho”, contou de forma entusiasmada.
Cada estudante tem uma história específica. “O curso abriu muito a mente”, disse Carlos Alberto, aluno de eletrotécnica pelo SENAI de Sobral. “Quando eu dei início ao curso de eletromecânica, eu não sabia quão grande era a dimensão da prova do Saep. Nossos professores buscavam sempre fazer simulados, provas – o que acarretou um bom desempenho na nossa área. Por todos esses motivos, a prova do Saep é de suma importância tanto para o SENAI Ceará, quanto para o aluno”, concluiu.
O fato dos professores serem muito dedicados reforça o comprometimento dos alunos e o sucesso da prova. É o que destaca a Instrutora de nível superior da unidade do SENAI Centro, Carla Gervânia. “Trabalho aqui há doze anos e ministro aula no curso técnico em logística, nas turmas presenciais e ead e posso garantir: O curso técnico é muito mais voltado para o mercado de trabalho. São cursos práticos e que nos ensinam, realmente, uma profissão”, finaliza.