telefone(85) 4009.6300

Ricardo Cavalcante prestigia homenagem a Fernando Cirino Gurgel, vencedor do Troféu Destaque Ambiental da FETRANS

12/06/2023 - 20h06

Incentivar a atuação sustentável é uma tarefa imprescindível no cenário de emergência climática em que vivemos, especialmente junto a setores tão necessários, quanto a indústria e o transporte. Fernando Cirino Gurgel, ex-presidente da FIEC e empresário de renome do estado do Ceará, foi homenageado na tarde desta terça-feira (06/06), por ter conseguido, ao longo de sua trajetória, difundir a sustentabilidade junto a estes e muitos outros setores. O empresário recebeu o Troféu Destaque Ambiental, concedido pela Federação das Empresas de Transportes de Passageiros do Ceará, Piauí e Maranhão (FETRANS), em cerimônia que contou com a participação do Presidente da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), Ricardo Cavalcante.

Fernando Cirino Gurgel foi Diretor Presidente da Durametal, empresa pioneira no setor metalmecânico no Brasil, e se dedicou também ao associativismo, tendo sido, além de Presidente da FIEC e Vice-Presidente da CNI, Presidente do Centro Industrial do Ceará (CIC) e do Sindicato das Indústrias Metalúrgicas e de Material Elétrico do Estado do Ceará (Simec). Mais recentemente, vem se dedicando ao setor energético, com foco na geração de energias limpas, como a solar e a eólica.

Em seu discurso, o homenageado enfatizou a necessidade de que a temática ambiental seja tratada com a urgência que demanda, mencionando também o potencial de exploração de hidrogênio verde no estado. “O mundo todo está focado nesse problema ambiental. E eu quero parabenizar a FETRANS pela iniciativa de há 20 anos está dando atenção a esse tema. Por quê? Pessoal, é questão de sobrevivência humana. [...] Eu queria deixar para vocês aqui o meu sentimento de que o Ceará está tendo oportunidade e nós temos a sorte de ter uma pessoa como o Ricardo Cavalcante trabalhando na questão do hidrogênio verde, e o governo atual, que abraçou essa causa, abraçou com vontade. É uma oportunidade”, contou.

Sobre a premiação, Fernando Cirino Gurgel agradeceu a honraria e disse estar "muito gratificado” em entrar para o hall de vencedores do Troféu Destaque Ambiental. O Presidente da FETRANS, Chiquinho Feitosa, ressaltou o caráter inovador da atuação de Fernando Cirino Gurgel em prol da sustentabilidade quando o tema ainda não era tão difundido. “Em uma época em que nem se pensava em termos como logística reversa, Fernando Cirino Gurgel já se atentava para isso e aplicava esse conceito em seu negócio. [...] Para nós, é uma honra ter o nome dele na galeria de homenageados por nosso Troféu Destaque Ambiental”, finalizou.

O Presidente da FIEC, Ricardo Cavalcante, destacou a importância de Fernando Cirino Gurgel para a indústria cearense e para a FIEC. “O Fernando Cirino é nosso eterno ex-presidente da FIEC. Foi Presidente da FIEC com 40 anos de idade, ou seja, foi uma máquina para trabalhar. É um homem que transformou pequenos negócios em grandes negócios, e sempre se transformando. Saiu do setor de tambor de freios, foi para o setor de energia, foi para o setor imobiliário, sempre com muito sucesso do lado dele, pela capacidade de trabalho dele, pela dedicação e, principalmente, pela inteligência. Então a gente fica muito feliz em hoje aqui a FETRANS estar fazendo essa belíssima homenagem ao Fernando Cirino, uma homenagem muito merecida. Eu vivo dizendo que toda homenagem para o Fernando é pouca, então a gente fica muito feliz. A Federação está muito feliz e a maioria da nossa diretoria está aqui prestigiando”, contou.

Também estiveram presentes na ocasião a Vice-governadora Jade Romero; Chico Esteves, Diretor Administrativo da FIEC; Edgar Gadelha, Diretor Financeiro da FIEC; José Antunes Mota, Presidente do Sindlacticínios; Sérgio Lopes, Superintendente de Relações Institucionais da FIEC; e Cláudio Targino, ex-presidente do Sindibebidas.

 

 

Acompanhe o Sistema FIEC nas redes sociais:

ESG: Environmental, Social and Corporate Governance (Ambiental, Social e Governança Corporativa)

Ambiental

6 Água potável e saneamento 7 Energia acessível e limpa 9 Indústria, inovação e infraestrutura 11 Cidades e comunidades sustentáveis 12 Consumo e produção responsáveis 13 Ação contra a mudança global do clima 14 Vida na água 15 Vida terrestre

Social

1 Erradicação da pobreza 2 Fome zero e agricultura sustentável 3 Saúde e bem-estar 4 Educação de qualidade 5 Igualdade de gênero 6 Água potável e saneamento 8 Trabalho decente e crescimento econômico 9 Indústria, inovação e infraestrutura 10 Redução das desigualdades 12 Consumo e produção responsáveis 16 Paz, justiça e instituições eficazes

Governança

5 Igualdade de gênero 8 Trabalho decente e crescimento econômico 9 Indústria, inovação e infraestrutura 11 Cidades e comunidades sustentáveis 12 Consumo e produção responsáveis 13 Ação contra a mudança global do clima 16 Paz, justiça e instituições eficazes 17 Parcerias e meios de implementação
FIEC - Federação das Indústrias do Estado do Ceará
Av. Barão de Studart, 1980 - Aldeota - Fortaleza/CE - CEP: 60.120-024 - CNPJ: 07.264.385/0001-43
Política de Privacidade & Copyright