telefone(85) 4009.6300

Obesidade infantil: saiba como combater a doença e buscar ajuda com atendimento especializado

06/06/2023 - 09h06

Conscientização contra a Obesidade Mórbida Infantil é celebrado no dia 3 de junho, com foco na qualidade de vida e na saúde das crianças obesas. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), a estimativa é de que, em 2025, o número de crianças com excesso de peso, em todo o mundo, chegue a 75 milhões. Um dado preocupante, já que a obesidade pode acarretar outras doenças.

Segundo a nutricionista Maria José Pinheiro, do SESI Ceará, há vários fatores que podem contribuir para a obesidade infantil, sejam genéticos, comportamentais ou ambientais. E as consequências são relevantes. “Crianças e adolescentes obesos podem apresentar dificuldades respiratórias, hipertensão, doenças cardiovasculares, diabetes, câncer, podendo, inclusive, terem afetados o campo emocional, as relações intrapessoais, tendo como consequência a baixa autoestima. Essas pessoas também podem sofrer bullying, isolamento social, transtornos alimentares, entre outros problemas”, explica.

No ano passado, 2022, o Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional (SISVAN) realizou avaliações em crianças distribuídas nas seguintes faixas etárias, em todo o país: 1) até 5 anos; 2) de 5 a 10 anos. Os resultados encontraram obesidade em 7,59% das crianças com faixa etária de até 5 anos, e 17,8% em crianças na faixa etária de 5 a 10 anos. No Ceará, a obesidade grave atingiu 11,22% das crianças de até 5 anos de idade; e 9,9% das crianças de 5 a 10 anos.

A prevenção é fundamental

Ainda segundo a nutricionista, por ser uma doença multifatorial, a obesidade infantil deve ser tratada com intervenções tanto nos ambientes quanto nos hábitos alimentares, com mudanças no estilo de vida.

“A base para a prevenção da obesidade na infância começa com uma boa orientação sobre a importância da amamentação exclusiva dos bebês até os 6 meses; introdução de alimentos saudáveis (alimentos do grupo de feijões, cereais, raízes ou tubérculos, carnes ou ovos, frutas, legumes e verduras), evitando os ultraprocessados, até os 2 anos de vida; e as bebidas açucaradas devem ser substituídas por água”, explica Maria José Pinheiro.

A atividade física também é uma grande aliada da saúde, até na forma de brincadeiras, e é fundamental para o crescimento sadio de uma criança. O ideal é incentivar as crianças a brincar com algo que movimente o corpo, trocando as horas no celular, no computador ou nas redes sociais por atividade física. Segundo o Analista de Serviços da Unidade de Saúde e Segurança para a Indústria (UNISSIN) do SESI Ceará, Eugênio Monteiro, esta rotina saudável deve começar dentro de casa. "O hábito da prática da atividade tem que ser iniciado já no âmbito familiar, através do incentivo à criança em frequentar espaços que promovam tais práticas. Para isso, o SESI Ceará disponibiliza, para esse público específico, com preços acessíveis, as modalidades de natação, voleibol, futsal e futebol society distribuídas nas unidades da região Grande Fortaleza, Juazeiro do Norte e Sobral".

Onde buscar orientação

Nas SESI Clínicas, qualquer pessoa pode buscar atendimento em saúde, com realização de consultas e exames a valores acessíveis, contando com especialidades médicas como clínica geral, pediatria, nutrição, psicologia e muitas outras. Para ter mais informações sobre atendimento, basta entrar em contato pelo telefone (85) 4009-6300, ou acessar o site das SESI Clínicas, clicando AQUI.

Veja onde estão as nossas unidades:

FORTALEZA
📍 Centro - Av. Padre Ibiapina, 1449 (veja no mapa)
📍 Parangaba - Av. João Pessoa, 6754 (veja no mapa)

MARACANAÚ
📍 Distrito Industrial - Av. do Contorno, 1103 (veja no mapa)

SOBRAL
📍 Campos Velhos - Av. Dr. Arimatéia Monte e Silva, 1003 (veja no mapa)

JUAZEIRO DO NORTE
📍 Pirajá - Rua José Marrocos, 2265 (veja no mapa)

Acompanhe o Sistema FIEC nas redes sociais:

ESG: Environmental, Social and Corporate Governance (Ambiental, Social e Governança Corporativa)

Ambiental

6 Água potável e saneamento 7 Energia acessível e limpa 9 Indústria, inovação e infraestrutura 11 Cidades e comunidades sustentáveis 12 Consumo e produção responsáveis 13 Ação contra a mudança global do clima 14 Vida na água 15 Vida terrestre

Social

1 Erradicação da pobreza 2 Fome zero e agricultura sustentável 3 Saúde e bem-estar 4 Educação de qualidade 5 Igualdade de gênero 6 Água potável e saneamento 8 Trabalho decente e crescimento econômico 9 Indústria, inovação e infraestrutura 10 Redução das desigualdades 12 Consumo e produção responsáveis 16 Paz, justiça e instituições eficazes

Governança

5 Igualdade de gênero 8 Trabalho decente e crescimento econômico 9 Indústria, inovação e infraestrutura 11 Cidades e comunidades sustentáveis 12 Consumo e produção responsáveis 13 Ação contra a mudança global do clima 16 Paz, justiça e instituições eficazes 17 Parcerias e meios de implementação
FIEC - Federação das Indústrias do Estado do Ceará
Av. Barão de Studart, 1980 - Aldeota - Fortaleza/CE - CEP: 60.120-024 - CNPJ: 07.264.385/0001-43
Política de Privacidade & Copyright