telefone(85) 4009.6300

FIEC recebe reunião do Coema e lançamento de livro sobre história do professor Renato Aragão

06/06/2023 - 19h06

Na última quinta-feira (02/06), a Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC) sediou a reunião do Conselho Estadual de Meio Ambiente (Coema) e o lançamento do livro "Professor Renato Aragão: O Ceará sob o olhar ambiental". A obra conta o desenvolvimento das políticas voltadas para o meio ambiente no Ceará e no Brasil através da história do professor Renato Aragão, um dos fundadores da Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace).

Estiveram presentes no evento o Diretor Financeiro da FIEC, Edgar Gadelha; a Secretária do Meio Ambiente do Estado do Ceará, Vilma Freire; o Superintendente da Semace, Carlos Alberto Mendes; o professor Renato Aragão; além da autora do livro e professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) Nájila Cabral. 

Durante a cerimônia, Nájila agradeceu à FIEC pelo apoio institucional e ressaltou os esforços da Federação na pauta da proteção ambiental.

"Gostaria de agradecer à FIEC pelo apoio institucional no processo de elaboração do livro, que traz a história da implementação da política ambiente no Brasil, no Ceará e no mundo, mas sempre fazendo o paralelo com a história do professor Renato Aragão", disse.

"As pessoas não conseguem enxergar essa relação muito próxima, mas a FIEC tem um papel de protagonista na proteção do meio ambiente, que se soma à história do professor Renato Aragão, que é uma comemoração à vida dele e aos 70 anos da FIEC", completou. 

Atuação que foi reforçada pelo Diretor Financeiro da FIEC, Edgar Gadelha, durante a reunião do Coema. A relação próxima da Federação com as discussões sobre o meio ambiente também foram celebradas por Gadelha, que enalteceu a atuação do professor Renato Aragão à frente da Semace.

"Homenagear Renato Aragão é uma obrigação nossa. Ele é um ícone do meio ambiente e filho da Casa, sempre esteve com a gente da FIEC, então é um prazer. E, hoje, sediamos, também, a reunião do Coema, que é tão importante no nosso Estado. Hoje é um dia de festa porque ter o lançamento do livro nos deixa muito felizes. A FIEC sempre foi protagonista nessa agenda ambiental no Ceará, tanto que o professor Renato saiu aqui da Casa para integrar o Governo do Estado e criou a Semace", comentou.

As celebrações à própria carreira levaram felicidade ao professor Renato Aragão, que agradeceu o trabalho de Nájila Cabral ao recontar a evolução das discussões das pautas do meio ambiente no Ceará.

"Fico muito orgulhoso! Há muito tempo que a Nájila me deixa orgulhoso ao contar a minha história", disse.

Pauta ambiental

Já o Superintendente da Semace destacou o caráter longevo da carreira de Aragão à frente da instituição.

"O Renato, inclusive, é um dos fundadores da Semace, e é uma pessoa formidável. Foi responsável pela criação da maioria das unidades de conservação e tem uma história como ambientalista que é impressionante. Além disso, é o superintentende mais longevo da história da Semace. Ele tem uma ligação enorme com as pautas do meio ambiente no Ceará. Ele criou a Semace e teve papel importante na parte da política ambiental", afirmou.

Acompanhe o Sistema FIEC nas redes sociais:

ESG: Environmental, Social and Corporate Governance (Ambiental, Social e Governança Corporativa)

Ambiental

6 Água potável e saneamento 7 Energia acessível e limpa 9 Indústria, inovação e infraestrutura 11 Cidades e comunidades sustentáveis 12 Consumo e produção responsáveis 13 Ação contra a mudança global do clima 14 Vida na água 15 Vida terrestre

Social

1 Erradicação da pobreza 2 Fome zero e agricultura sustentável 3 Saúde e bem-estar 4 Educação de qualidade 5 Igualdade de gênero 6 Água potável e saneamento 8 Trabalho decente e crescimento econômico 9 Indústria, inovação e infraestrutura 10 Redução das desigualdades 12 Consumo e produção responsáveis 16 Paz, justiça e instituições eficazes

Governança

5 Igualdade de gênero 8 Trabalho decente e crescimento econômico 9 Indústria, inovação e infraestrutura 11 Cidades e comunidades sustentáveis 12 Consumo e produção responsáveis 13 Ação contra a mudança global do clima 16 Paz, justiça e instituições eficazes 17 Parcerias e meios de implementação
FIEC - Federação das Indústrias do Estado do Ceará
Av. Barão de Studart, 1980 - Aldeota - Fortaleza/CE - CEP: 60.120-024 - CNPJ: 07.264.385/0001-43
Política de Privacidade & Copyright