telefone(85) 4009.6300

Diretor Financeiro da FIEC, Edgar Gadelha, recebe Prêmio Ambientalista Joaquim Feitosa do Governo do Estado Ceará

06/06/2023 - 18h06

O Diretor Financeiro da Federação das Indústrias do Estado Ceará (FIEC), Edgar Gadelha, recebeu, nesta segunda-feira (05/06), o Prêmio Ambientalista Joaquim Feitosa do Governo do Estado do Ceará. A cerimônia contou com a entrega de medalha e certificado das mãos do Governador Elmano de Freitas e com a presença do Presidente da FIEC, Ricardo Cavalcante. O momento também celebrou o Dia Mundial do Meio Ambiente e o Dia Estadual da Carnaúba.

Estiveram presentes na solenidade a Secretária de Estado do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Vilma Freire; o 1º Vice-Presidente da FIEC, Carlos Prado; os ex-Presidentes da FIEC,  Beto Studart, Roberto Macedo e Fernando Cirino;  a Vice-Presidente da FIEC e Secretária de Relações Internacionais do Governo do Estado, Roseane de Medeiros; o Secretário de Estado do Trabalho, Vladyson Viana; o Presidente do IDT, Raimundo Nonato;  o Superintendente Estadual do Banco do Brasil, Alan Trancoso; o Superintendente do Ministério da Agricultura no Ceará, Odilon Aguiar;  o Diretor Administrativo da FIEC, Chico Esteves; o Superintendente de Relações Institucionais da FIEC, Sérgio Lopes; além de membros da Diretoria e Presidentes de Sindicatos da FIEC, autoridades e convidados.

Entrega do prêmio

Durante o discurso, Edgar Gadelha relembrou o impacto dos conceitos de sustentabilidade para o desenvolvimento da própria carreira, recontando momentos ainda como estagiário da empresa SC Jonhson. O Diretor Financeiro da FIEC ainda ressaltou a importância do alinhamento das pautas de desenvolvimento econômico e proteção ambiental, para gerar um ambiente de negócios sustentável.

Houve, também, menções ao trabalho da Associação Caatinga e a relevância da carnaúba para a economia do Ceará.

"Eu queria primeiro agradecer por esse prêmio. Acho que a gente tem de fazer o nosso papel como cidadão. As empresas recolhem impostos, muitas vezes são até prejudicadas demais, mas isso não impede que as empresas tenham a sua responsabilidade social. O ESG não é um modismo. Nenhuma empresa, hoje, vai crescer se não for sustentável. É nossa função como cidadão e empresário ajudar os governos, então só tenho a agradecer, e acho até esse prêmio é mais da Associação Caatinga do que meu", afirmou.

"Não podemos esquecer da nossa vocação, que é a carnaúba. É o nosso símbolo, está na nossa bandeira, e só existe aqui no Nordeste Brasileiro. Eu acredito muito no nosso potencial ambiental. Meus amigos ambientalistas dizem que eu sou industrial, e meus amigos industriais dizem que eu sou ambientalista. Eu sou muito feliz em ser os dois", finalizou o Diretor Financeiro da FIEC.

Representação industrial

O recebimento do Prêmio Ambientalista Joaquim Feitosa também foi celebrado pelo Presidente da FIEC, Ricardo Cavalcante, que ressaltou o orgulho pela trajetória de Edgar Gadelha e o potencial de representatividade para a indústria cearense.

Além disso, Ricardo Cavalcante destacou a iniciativa dos empresários do estado em atualizar suas demandas por uma economia mais sustentável.

"Nós da Federação nos sentimos muito honrados que o maior prêmio de meio ambiente entregue pelo Governador tenha sido ao Edgar, que tão bem nos representa. Ele é um industrial ambientalista e um ambientalista industrial. E a gente tem de tirar essa ideia de que industrial não é ambientalista. Estamos vivendo um mundo novo, de ESG, das ODSs, e que a indústria vem mostrando isso. Já temos 27 empresas cadastradas no nosso Núcleo ESG para receber o Selo ESG-FIEC, o que mostra que as indústrias do Ceará estão pensando diferente", declarou.

Responsabilidade ambiental

A trajetória de trabalho e de vida de Edgar Gadelha foi celebrada pelo Governador Elmano de Freitas.

"Eu tenho a convicção que você, Edgar, leva esse prêmio por tudo que você fez e por ter uma vida dedicada ao assunto. Não é uma ação isolada. São anos e anos trabalhando. Você é chamado ambientalistas pelos industriais não porque você fala ou por discurso, mas porque faz e leva esse prêmio pelas suas ações. Eu não tenho nenhuma dúvida que o Edgar colaborou muito, mas sei que ainda pode colaborar ainda mais com o Ceará", disse.

Já a Secretária do Meio Ambiente do Governo do Estado, Vilma Freire, enalteceu os projetos da FIEC para criar um ambiente de negócios ambientalmente sustentável, indicando a atuação de Edgar Gadelha como referência no setor.

"Estamos no meio de uma crise planetária e o cenário exige esforço de todos para salvar o planeta, então obrigado por estar conosco Federação das Indústria do Estado do Ceará, FIEC. As empresas estão colocando a sustentabilidade no centro de tomada de decisões para o bem da humanidade e dos próprios resultados, e a FIEC faz isso muito bem ao avançar no tema de ESG. Então não é por acaso que o prêmio Ambientalista Joaquim Feitosa é dedicado a um industrial. Como dizem, Edgar, você é um industrial de coração verde!", disse.

Cerimônia

O evento contou ainda com a entrega de certificados para integrantes do Programa Agente Jovem Ambiental (AJA) do Governo do Estado e a assinatura da Lei que institui a política estadual sobre o pagamento por serviços ambientais do Ceará.

Acompanhe o Sistema FIEC nas redes sociais:

ESG: Environmental, Social and Corporate Governance (Ambiental, Social e Governança Corporativa)

Ambiental

6 Água potável e saneamento 7 Energia acessível e limpa 9 Indústria, inovação e infraestrutura 11 Cidades e comunidades sustentáveis 12 Consumo e produção responsáveis 13 Ação contra a mudança global do clima 14 Vida na água 15 Vida terrestre

Social

1 Erradicação da pobreza 2 Fome zero e agricultura sustentável 3 Saúde e bem-estar 4 Educação de qualidade 5 Igualdade de gênero 6 Água potável e saneamento 8 Trabalho decente e crescimento econômico 9 Indústria, inovação e infraestrutura 10 Redução das desigualdades 12 Consumo e produção responsáveis 16 Paz, justiça e instituições eficazes

Governança

5 Igualdade de gênero 8 Trabalho decente e crescimento econômico 9 Indústria, inovação e infraestrutura 11 Cidades e comunidades sustentáveis 12 Consumo e produção responsáveis 13 Ação contra a mudança global do clima 16 Paz, justiça e instituições eficazes 17 Parcerias e meios de implementação
FIEC - Federação das Indústrias do Estado do Ceará
Av. Barão de Studart, 1980 - Aldeota - Fortaleza/CE - CEP: 60.120-024 - CNPJ: 07.264.385/0001-43
Política de Privacidade & Copyright