telefone(85) 4009.6300

SENAI Ceará entrega 288 certificados de cursos profissionalizantes nos Residenciais Cidade Jardim etapa I e II

06/06/2023 - 16h06

Duzentos e oitenta e oito moradores do bairro José Walter receberam o certificado de cursos profissionalizantes oferecidos pelo SENAI Ceará, na última quinta-feira (1/05) e poderão iniciar uma carreira, buscar um novo emprego ou começar a empreender. A cerimônia de entrega, realizada, no Residencial Cidade Jardim etapa I e II, representou a entrega de 17 turmas realizadas da iniciativa do SENAI Ceará em parceria com a Secretaria de Cidades do Estado do Ceará de levar educação e cidadania às comunidades do projeto Minha Casa Minha Vida, no Estado do Ceará.
Entre os cursos ofertados estavam o de Informática Básica, Confeitaria Básica, Fabricação de Salgados, Assistente de Recursos Humanos, Eletricidade Básica e deverão gerar impacto na vida de, pelo menos, mil pessoas, segundo a Gerente de Educação do SENAI Ceará, Sônia Parente. Ela comentou que a entrega dos certificados ajuda a reforçar a importância do trabalho educacional e social promovido pelo SENAI e pela Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC).

"A entrega e o resultado se tornam maiores do que as Casas são. É um importante trabalho da FIEC, do SENAI Ceará em parceria com a Secretaria das Cidades no atendimento dos moradores desses condomínios do Minha Casa Minha Vida, então participar de um momento como esses, de entrega de 288 certificados, ou seja, são 288 vidas, só diretamente, que vão ser impactadas por esse trabalho educacional e social que o SENAI tem feito", disse.

A cerimônia também representou um momento de orgulho para Alcilane Mota, Gerente do SENAI Centro, que comentou sobre o potencial transformador dessas oportunidades educacionais geradas para as pessoas a partir da cooperação do SENAI com o Governo do Estado.

"Todos nós que fazemos a escola SENAI de educação profissional, nesses momentos, é que estamos juntos dos alunos e percebemos no olhar deles a sede de querer mais, até porque os cursos são só uma porta e para cada caminho que escolherem, nós estaremos juntos para um itinerário formativo de mais transposições de vida ainda", mencionou.

A iniciativa também foi enaltecida pelo Coordenador de Habitação de Interesse Social da Secretaria das Cidades do Governo do Estado, Waldemar Pereira. Para ele, o desenvolvimento de projetos de apoio, como os cursos profissionalizantes, é tão importante quanto a entrega da chave de uma nova moradia. 

"Os programas de habitação de interesse social não se encerram quando a gente entrega as casas. Esse trabalho é muito importante porque vai fazer essa adaptação dessas famílias nesse lugar novo e ajudar as famílias no desenvolvimento delas, podendo gerar uma atividade que possa dar renda para elas. Aqui, não é só trazer a moradia, porque temos outras coisas importantes para o ser-humano. Esse momento é tão importante quanto a entrega de uma casa, então para nós é uma satisfação enorme", comentou.

Histórias de vida transformadas

Entre as vidas transformadas está a de Maria da Penha Rodrigues, de 59 anos. Concluindo a Faculdade de Assistência Social enquanto participava dos cursos de confeitaria e salgados, ela se disse agradecida pela presença do SENAI na comunidade, destacando a possibilidade de gerar uma nova fonte de renda no futuro a partir dos aprendizados.

"É uma satisfação muito grande, porque você conviver numa comunidade sem nenhuma renda, aí aparecem instituições como o SENAI trazendo professores para ensinar a gente é algo muito gratificante. Eu sei fazer muito pouco, os bolos, mas estou aprendendo, e meu objetivo é começar a vender e gerar uma renda para mim", disse.

Já Ednaldo Nunes, de 50 anos, celebrou a ampliação de conhecimentos gerada pelo curso de eletricista. A partir de agora, a atuação como pedreiro poderá ser complementada com serviços de eletricidade nas obras. 

"Eu já era pedreiro, mas necessitava dos conhecimentos em eletricidade porque a gente já fazia algumas coisas, e com esse curso de eletricista, a gente já pode desenrolar algumas coisas e garante um dinheirinho a mais em vez de ter que chamar um eletricista que cobra muito caro. É sempre bom fazer esses cursos para ampliar nossos conhecimentos e não depender de uma coisa só", comemorou.

Renda ativa

Essa nova realidade já está gerando frutos para Antônia Liduina Farias, de 57 anos, chamada para um curso no SENAC e está pagando as passagens com os bolos que vende no caminho a partir do conhecimento adquirido nas aulas de confeitaria fornecidas pelo SENAI Ceará.

"Para mim, foi um divisor de águas. Eu estava desempregada e vi a oportunidade de ter uma renda. Fiz o curso e comecei a praticar. Já fui chamada até para outro curso no Senac e comecei a fazer bolos para vender e garantir minhas passagens para fazer esse outro curso e vou começar a vender mais aqui perto de casa", disse.

Acompanhe o Sistema FIEC nas redes sociais:

ESG: Environmental, Social and Corporate Governance (Ambiental, Social e Governança Corporativa)

Ambiental

6 Água potável e saneamento 7 Energia acessível e limpa 9 Indústria, inovação e infraestrutura 11 Cidades e comunidades sustentáveis 12 Consumo e produção responsáveis 13 Ação contra a mudança global do clima 14 Vida na água 15 Vida terrestre

Social

1 Erradicação da pobreza 2 Fome zero e agricultura sustentável 3 Saúde e bem-estar 4 Educação de qualidade 5 Igualdade de gênero 6 Água potável e saneamento 8 Trabalho decente e crescimento econômico 9 Indústria, inovação e infraestrutura 10 Redução das desigualdades 12 Consumo e produção responsáveis 16 Paz, justiça e instituições eficazes

Governança

5 Igualdade de gênero 8 Trabalho decente e crescimento econômico 9 Indústria, inovação e infraestrutura 11 Cidades e comunidades sustentáveis 12 Consumo e produção responsáveis 13 Ação contra a mudança global do clima 16 Paz, justiça e instituições eficazes 17 Parcerias e meios de implementação
FIEC - Federação das Indústrias do Estado do Ceará
Av. Barão de Studart, 1980 - Aldeota - Fortaleza/CE - CEP: 60.120-024 - CNPJ: 07.264.385/0001-43
Política de Privacidade & Copyright