telefone(85) 4009.6300

IEL Ceará inicia nova Jornada de Gestão das Padarias preparando panificadoras de pequeno porte para os desafios do negócio

01/06/2023 - 17h06

Após o êxito de 2022, a Jornada de Gestão das Padarias está de volta neste ano para atender mais 10 micro e pequenas empresas associadas ao Sindicato das Indústrias de Panificação e Confeitaria no Estado do Ceará (Sindpan). A iniciativa é fruto da parceria entre a Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC) e o Sebrae, com o objetivo de elevar o nível da gestão das panificadoras, ampliando as suas possibilidades de negócios e crescimento. Para isso, irá preparar os participantes para uma melhor tomada de decisão e o atendimento das metas estratégicas das empresas, aprimorando a sua capacidade de gestão e liderança. O Instituto Euvaldo Lodi (IEL Ceará) é o executor do programa e desenhou uma trilha de capacitação customizada visando atender às necessidades específicas dessas empresas. 

A abertura da Jornada de Gestão das Padarias 2023 ocorreu na tarde desta quinta-feira (01/06), no IEL Ceará, com um workshop sobre gestão empresarial, ministrado pela consultora Ana Alves, especialista em Finanças. Também participou do momento o consultor Pedro Breckenfeld, especialista em Marketing. 

O presidente do Sindpan, Alex Martins, deu as boas vindas aos participantes e falou sobre a importância do programa para o setor, em que grande parte das empresas é formada por negócios familiares e de pequeno porte. 

"Apenas 10% das empresas do setor tem mais de dez funcionários. A maioria são empresas familiares e a gestão é feita de forma muito artesanal. Porém, os nossos desafios são imensos. Temos que estar em programas como este para conseguir atravessar as turbulências que não param de surgir desde a pandemia. Uma gestão profissional fortalece o negócio e nos prepara para a rapidez das mudanças do nosso tempo. Essa capacitação em gestão é uma coisa que precisamos fazer todos os anos", afirmou o presidente. 

Após a saudação de Alex Martins, a gerente da área de Inovação e Pesquisas do IEL Ceará, Margaret Lins, apresentou como será o processo da Jornada. Segundo ela, ao longo de três meses, as dez empresas passarão primeiramente por uma etapa de capacitação por meio de cursos em quatro áreas: gestão financeira, qualidade no atendimento, gestão de compras e gestão de marketing/redes sociais. Podem participar dos cursos até três colaboradores de cada empresa, além do empresário. 

Em seguida, as empresas receberão mentorias (consultorias) individuais, que poderão ocorrer de forma presencial ou on-line, focadas nas áreas de finanças e marketing, totalizando 200 horas para as dez empresas. 

"Remodelamos a Jornada a partir dos aprendizados do ano passado, trazendo conteúdos ainda mais assertivos e adequados à realidade das panificadoras cearenses para que as empresas possam de fato evoluir. Por isso, a nossa proposta foi prontamente aceita pelo Sindpan. Fizemos grandes entregas no ano passado e nos empenhamos para que o programa seja ainda melhor agora", destacou a gerente.

Acompanhe o Sistema FIEC nas redes sociais:

ESG: Environmental, Social and Corporate Governance (Ambiental, Social e Governança Corporativa)

Ambiental

6 Água potável e saneamento 7 Energia acessível e limpa 9 Indústria, inovação e infraestrutura 11 Cidades e comunidades sustentáveis 12 Consumo e produção responsáveis 13 Ação contra a mudança global do clima 14 Vida na água 15 Vida terrestre

Social

1 Erradicação da pobreza 2 Fome zero e agricultura sustentável 3 Saúde e bem-estar 4 Educação de qualidade 5 Igualdade de gênero 6 Água potável e saneamento 8 Trabalho decente e crescimento econômico 9 Indústria, inovação e infraestrutura 10 Redução das desigualdades 12 Consumo e produção responsáveis 16 Paz, justiça e instituições eficazes

Governança

5 Igualdade de gênero 8 Trabalho decente e crescimento econômico 9 Indústria, inovação e infraestrutura 11 Cidades e comunidades sustentáveis 12 Consumo e produção responsáveis 13 Ação contra a mudança global do clima 16 Paz, justiça e instituições eficazes 17 Parcerias e meios de implementação
FIEC - Federação das Indústrias do Estado do Ceará
Av. Barão de Studart, 1980 - Aldeota - Fortaleza/CE - CEP: 60.120-024 - CNPJ: 07.264.385/0001-43
Política de Privacidade & Copyright