telefone(85) 4009.6300

Paulo André Holanda participa de pacto inédito para oferta de cursos de qualificação profissional em São Gonçalo do Amarante

06/06/2023 - 14h06

Na manhã desta quinta-feira, 01/06, foi assinado o Pacto de Cooperação pela Qualificação Profissional e Formação Empreendedora de São Gonçalo do Amarante, uma ação histórica que concretiza a parceria entre a Prefeitura Municipal, a FIEC (através do SENAI Ceará), o Instituto CENTEC, a Fecomércio, o SEBRAE Ceará e o IFCE. O evento foi realizado no auditório da Escola de Ensino Fundamental Maria do Socorro Gouveia, com uma plateia repleta de jovens estudantes.

Com o pacto, serão ofertadas 1.300 vagas gratuitas em 53 cursos nas áreas de Hidrogênio Verde, Energias Renováveis, Logística, Refrigeração, Segurança do Trabalho, Informática, Tecnologia da Informação, Idiomas, Telecomunicações, Arte, Moda, Gastronomia, Beleza, Comércio e outras. O investimento inicial é de R$ 900 mil.

O Superintendente Regional do SESI e Diretor Regional do SENAI, Paulo André Holanda enfatizou a importância dos investimentos em educação para viabilizar a formação de mão de obra qualificada. “Esse pacto é revolucionário e emblemático, com instituições de credibilidade. Quando se tem uma educação de qualidade voltada para o trabalho, os índices de educação sobem, a renda do município sobe e a saúde vem a reboque. E a cadeia de investimento que vem para o Ceará, por conta do hidrogênio verde, somando mais de trinta bilhões de euros em memorandos, contemplará vocês [contemplados pelo pacto] que serão a mão de obra qualificada. E a FIEC, com a visão do Presidente Ricardo Cavalcante, sempre voltada para a qualificação profissional de qualidade, se dispõe a ajudar o município de São Gonçalo do Amarante a inserir mais pessoas no mercado de trabalho e no mundo do empreendedorismo”, disse, em discurso.

O Prefeito de São Gonçalo do Amarante, Marcelo Ferreira Teles, agradeceu pela parceria com as entidades consideradas referências. “Não é apenas uma semente. É um momento histórico para que o Ceará se inspire em São Gonçalo do Amarante nesta iniciativa. Estamos qualificando nossos jovens, nossas mulheres e nossos trabalhadores com as maiores instituições do Estado do Ceará”, afirmou sob aplausos.

A Secretária Municipal de Desenvolvimento Econômico, Magnólia Rocha, fez questão de dizer que a qualificação profissional dos gonçalenses para o trabalho, principalmente nas áreas que envolvem as atividades industriais da região, era um sonho antigo. “Eu estive, em 1998, exatamente aí, onde vocês estão [na posição de jovem em busca de qualificação profissional], sonhando com o Complexo Industrial e Portuário do Pecém, com o Porto do Pecém, e com a qualificação e os cursos voltados para a juventude. E, durante mais de vinte anos, estivemos aguardando que a oportunidade de trabalhar na fase de operação das empresas chegasse até nós e nunca chegou. Mas eu me emociono porque, hoje, nós podemos trazer para vocês esta qualificação”.

Participaram da assinatura do pacto, além dos citados acima: o Presidente do Instituto Centro de Ensino Tecnológico (CENTEC), Acrísio Sena; representando Diretor Superintendente do SEBRAE Ceará (Joaquim Cartaxo) e a Fecomércio, o Diretor de Educação Profissional e Tecnológica do do SENAC Ceará, Gustavo Guimarães; o Superintendente do Centro de Serviços Compartilhados do Complexo Industrial e Portuário do Pecém (CIPP), Tales Menezes; o Gerente do SEBRAE, Pedro Silva; o Diretor Executivo da Associação das Empresas do Complexo Industrial e Portuário do Pecém (AECIPP), George Braga; a representante do SINE/IDT Pecém, Ana Paula Viana; a Diretora do IFCE Campus Pecém, Lívia Costa; o Presidente do Sintracon - São Gonçalo do Amarante, Walter Campos Júnior; a Estudante e Jovem Empreendedora do Projeto Flores do Campo, Vitória; a Estudante Rayane da Costa; o Empresário Jean Alves; além de vereadores.

Acompanhe o Sistema FIEC nas redes sociais:

ESG: Environmental, Social and Corporate Governance (Ambiental, Social e Governança Corporativa)

Ambiental

6 Água potável e saneamento 7 Energia acessível e limpa 9 Indústria, inovação e infraestrutura 11 Cidades e comunidades sustentáveis 12 Consumo e produção responsáveis 13 Ação contra a mudança global do clima 14 Vida na água 15 Vida terrestre

Social

1 Erradicação da pobreza 2 Fome zero e agricultura sustentável 3 Saúde e bem-estar 4 Educação de qualidade 5 Igualdade de gênero 6 Água potável e saneamento 8 Trabalho decente e crescimento econômico 9 Indústria, inovação e infraestrutura 10 Redução das desigualdades 12 Consumo e produção responsáveis 16 Paz, justiça e instituições eficazes

Governança

5 Igualdade de gênero 8 Trabalho decente e crescimento econômico 9 Indústria, inovação e infraestrutura 11 Cidades e comunidades sustentáveis 12 Consumo e produção responsáveis 13 Ação contra a mudança global do clima 16 Paz, justiça e instituições eficazes 17 Parcerias e meios de implementação
FIEC - Federação das Indústrias do Estado do Ceará
Av. Barão de Studart, 1980 - Aldeota - Fortaleza/CE - CEP: 60.120-024 - CNPJ: 07.264.385/0001-43
Política de Privacidade & Copyright