telefone(85) 4009.6300

FIEC sedia lançamento de livro sobre história do médico e professor Luiz Porto

01/06/2023 - 21h05

A Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC) foi palco para lançamento do livro "Com a palavra, Luiz Porto", que conta a história de vida do médico e professor Luiz Porto. O evento, realizado nesta quarta-feira (31/05), ainda contou a entrega simbólica do Sino da Vitória ao Presidente da FIEC, Ricardo Cavalcante; ao Diretor Financeiro da FIEC, Edgar Gadelha; e ao Superintendente Regional do SESI e Diretor Regional do SENAI Ceará, Paulo André Holanda.

A cerimônia contou com a presença do Diretor Administrativo da FIEC, Chico Esteves, e do reitor da Universidade Federal do Ceará (UFC), Cândido Albuquerque.

Sobre a composição do livro, o doutor Luiz Porto falou da importância da escrita e da poesia como suporte às diversas emoções vividas durante a carreira e a vida. Ele também aproveitou para agradecer ao apoio da FIEC para a divulgação da obra e das iniciativas do Grupo de Educação e Estudos Oncológicos (GEEON), ao qual será destinado parte da renda obtida com a venda da publicação. 

"Escrever é um ato solitário, e a solidão leva você a pôr no papel os momentos mais marcantes. Fui acumulando e vendo o que produzi ao longo da vida, e minha filha resolveu transformar isso em um livro. Me sinto muito emocionado e apreensivo por ser meu primeiro livro. Mas não me sinto um escritor ainda, eu sou um médico que escreve alguns textos", disse.

"Um médico convive com muitas emoções, algumas gratificantes e outras muito duras, então colocar no papel em forma de poesia é uma forma da gente se resolver internamente. Mas eu aproveito aqui para agradecer à FIEC por fazermos o lançamento desse livro aqui, que ainda nos dá a chance de mais pessoas conhecerem o GEEON", completou Luiz Porto.

Apoio e parcerias

O trabalho do médico e professor da Universidade Federal do Ceará foi enaltecido pelo Presidente da FIEC, Ricardo Cavalcante. Ele ainda ressaltou a importância da coletividade de pessoas e entidades em ações de combate ao câncer e outras iniciativas sociais e de saúde.

"Hoje é um momento importante para a FIEC. Estamos recebendo o doutor Luiz Porto, que é um médico humanista. Ele tem trabalhando à frente do GEEON, e está lançando um livro, então estamos mais do que felizes em apoiar e receber ele e o GEEON aqui. A gente fica feliz em poder homenagear as pessoas nesse dia. Estamos fazendo convênios com o GEEON e é sempre importante estarmos próximos dessa área social", disse.

Esse apoio foi reforçado pelo Diretor Financeiro da FIEC, Edgar Gadelha, que reforçou o papel social da Federação ao expandir o debate para além dos interesses da indústria como setor. Para fortalecer a atuação da FIEC como agente relevante da sociedade, um convênio entre SESI Ceará e GEEON deverá ser concluído nos próximos meses.

"Nós da FIEC estamos sensíveis e apoiando. Estamos fazendo uma parceria para que o SESI contrate o GEEON para dar esse apoio às mulheres da indústria. A FIEC, hoje, é um patrimônio da sociedade. Estamos aqui para defender os interesses da indústria, da economia do nosso Estado, mas também as ações sociais. É o famoso ESG. Temos de estar ativos em todas essas iniciativas", afirmou.

Referência profissional

A carreira de Luiz Porto também foi celebrada pelo reitor da UFC. "O doutor Luiz Porto é uma referência para a nossa faculdade de Medicina, e toda a história dele é uma referência para a medicina. Além de professor, ele tem uma atuação médica e tem muita história para contar. Ele é um pedaço da Universidade, então é importante ouvir o que ele tem a dizer", disse Cândido Albuquerque.

Acompanhe o Sistema FIEC nas redes sociais:

ESG: Environmental, Social and Corporate Governance (Ambiental, Social e Governança Corporativa)

Ambiental

6 Água potável e saneamento 7 Energia acessível e limpa 9 Indústria, inovação e infraestrutura 11 Cidades e comunidades sustentáveis 12 Consumo e produção responsáveis 13 Ação contra a mudança global do clima 14 Vida na água 15 Vida terrestre

Social

1 Erradicação da pobreza 2 Fome zero e agricultura sustentável 3 Saúde e bem-estar 4 Educação de qualidade 5 Igualdade de gênero 6 Água potável e saneamento 8 Trabalho decente e crescimento econômico 9 Indústria, inovação e infraestrutura 10 Redução das desigualdades 12 Consumo e produção responsáveis 16 Paz, justiça e instituições eficazes

Governança

5 Igualdade de gênero 8 Trabalho decente e crescimento econômico 9 Indústria, inovação e infraestrutura 11 Cidades e comunidades sustentáveis 12 Consumo e produção responsáveis 13 Ação contra a mudança global do clima 16 Paz, justiça e instituições eficazes 17 Parcerias e meios de implementação
FIEC - Federação das Indústrias do Estado do Ceará
Av. Barão de Studart, 1980 - Aldeota - Fortaleza/CE - CEP: 60.120-024 - CNPJ: 07.264.385/0001-43
Política de Privacidade & Copyright