telefone(85) 4009.6300

UNITEC em parceria com a GEM promove reunião de diagnóstico para os empresários do SINDPAN

31/05/2023 - 19h05

Os empresários associados ao Sindicato das Indústrias de Panificação e Confeitaria no Estado do Ceará (SINDPAN) participaram de uma reunião de diagnósticos para melhoria do desempenho dos negócios nesta terça-feira (30). O encontro, promovido pela Unidade de Inovação e Tecnologia (UNITEC) do SENAI Ceará em parceria com a Gerência de Mercado (GEM) da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), foi realizado na Sala de Inteligência do Observatório da Indústria.

A consultora da UNITEC, Ronara Marques, explicou que o objetivo era promover momentos diferentes da rotina das empresas de panificação para identificar gargalos, entender as principais dificuldades de forma individualizada, e fornecer caminhos e estratégias específicas focados na impulsão do desenvolvimento dos negócios.

"Nosso objetivo com essa ação é tirar um pouco as indústrias da zona de conforto e da rotina para levantar as necessidades internas, até porque, muitas vezes, eles não têm tempo para isso, de pensar as dores e os gargalos para desenvolvimento de projetos. A ideia é juntar as dores em comum para utilizar as ferramentas do SENAI, como a Plataforma de Inovação para a Indústria, que fornece recursos financeiros para o desenvolvimento de projetos de inovação", explicou Ronara.

A partir da análise das principais necessidades das empresas, a UNITEC deverá fornecer um relatório com encaminhamentos e possíveis soluções, com tipos variados de estratégias e contatos para melhorias. As resoluções podem passar por consultorias e projetos de inovação empresarial.

"Conseguiremos ter um relatório e poderemos indicar um direcionamento e possíveis soluções, que pode ir desde consultorias até a projetos de inovações, direcionando até editais para as empresas e quem pode resolver essa dor, seja o SENAI, o IEL, ou o SESI e as outras casas", comentou.

A iniciativa foi enaltecida pelo presidente do SINDPAN, Alex Martins, que apontou, por exemplo, a alta carga tributária e dificuldade de acesso a crédito para expansão e compra de equipamentos, como alguns dos gargalos no mercado atualmente. Ele ainda destacou o apoio dado pela FIEC aos Sindicatos da Indústria, citando o trabalho desempenhado pelo SENAI Ceará; as gerências temáticas, como a GEM; e o Observatório da Indústria.

"A expectativa é termos algumas respostas. Já vínhamos fazendo algumas pesquisas diretas aqui pela FIEC, com os empresários, para entender as dores, e, agora, vamos traçar um panorama para indicar um caminho mais assertivo a seguir a partir de então", disse Alex.

"É uma estrutura muito boa que a FIEC disponibiliza não só para o Sindpan, mas para todos os setores aqui da casa, e que devemos usar de forma corriqueira para encontrar os melhores caminhos para que o setor possa obter sucesso de maneira mais rapidamente com um esforço menor possível", completou.

No Ceará, o SENAI, através da sua Unidade de Inovação e Tecnologia (UNITEC), realiza mapeamento contínuo das necessidades e  oportunidades, visando criar sinergia com as demandas industriais.

Acompanhe o Sistema FIEC nas redes sociais:

ESG: Environmental, Social and Corporate Governance (Ambiental, Social e Governança Corporativa)

Ambiental

6 Água potável e saneamento 7 Energia acessível e limpa 9 Indústria, inovação e infraestrutura 11 Cidades e comunidades sustentáveis 12 Consumo e produção responsáveis 13 Ação contra a mudança global do clima 14 Vida na água 15 Vida terrestre

Social

1 Erradicação da pobreza 2 Fome zero e agricultura sustentável 3 Saúde e bem-estar 4 Educação de qualidade 5 Igualdade de gênero 6 Água potável e saneamento 8 Trabalho decente e crescimento econômico 9 Indústria, inovação e infraestrutura 10 Redução das desigualdades 12 Consumo e produção responsáveis 16 Paz, justiça e instituições eficazes

Governança

5 Igualdade de gênero 8 Trabalho decente e crescimento econômico 9 Indústria, inovação e infraestrutura 11 Cidades e comunidades sustentáveis 12 Consumo e produção responsáveis 13 Ação contra a mudança global do clima 16 Paz, justiça e instituições eficazes 17 Parcerias e meios de implementação
FIEC - Federação das Indústrias do Estado do Ceará
Av. Barão de Studart, 1980 - Aldeota - Fortaleza/CE - CEP: 60.120-024 - CNPJ: 07.264.385/0001-43
Política de Privacidade & Copyright