telefone(85) 4009.6300

Benefícios da Reforma Tributária são discutidos em reunião na FIEC

26/05/2023 - 16h05

Os benefícios da Reforma Tributária para a economia brasileira e a indústria cearense foram discutidos na tarde da última quinta-feira (25/05) durante reunião da Comissão da FIEC de Estudos da Reforma Tributária. A reunião aconteceu no auditório Luiz Esteves, na Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC).

O encontro contou com as explicações de Mário Sérgio Carraro, Gerente Executivo de Economia da Confederação Nacional da Indústria (CNI). Carlos Prado, 1º Vice-Presidente da FIEC; André Montenegro, Vice-Presidente da FIEC; Chico Esteves, Diretor Administrativo da FIEC; Germano Maia, Diretor Administrativo Adjunto da FIEC; e Emílio Moraes, Presidente do Conselho Temático de Finanças e Tributação da FIEC, conduziram o debate voltado aos industriais cearenses.

Sobre as discussões, o Vice-Presidente da FIEC Carlos Prado destacou a capacidade de sanar dúvidas dos empresários sobre diversos aspectos da reforma, como as isenções fiscais e a própria mudança do sistema de impostos do País.  

"Nós tivemos reuniões como essa com os sindicatos, mas a frequência tinha sido pequena, então o Presidente Ricardo Cavalcante achou bom convocar uma nova reunião, atendendo o pedido dos sindicatos, para que a maioria deles tomasse conhecimento do que significa essa reforma para as empresas e o Ceará. A reunião foi muito produtiva, mas o trabalho continua, e a atenção da FIEC continua para que a reforma possa beneficiar as empresas e a Região", disse.

Já o Gerente Executivo de Economia da CNI comentou sobre o papel importante dos industriais para o avanço da reforma no âmbito nacional. Ressaltando o potencial formador de opinião dos empresários, ele apresentou os possíveis benefícios que deverão ser gerados a partir da reforma.

"A maior importância é mostrar para os empresários como a Reforma Tributária vai influenciar a economia brasileira e os benefícios para empresas e pessoas. Conhecendo a proposta, os empresários podem ajudar a formar opiniões, sendo muito importantes nesse processo", afirmou.

Mário Sérgio ainda apontou que a mudança do sistema de tributos no Brasil poderia gerar um aumento de 12% do Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil nos próximos 15 anos.

"No momento, o texto mais avançado é o texto da PEC 110, mas devemos ter um novo relatório, então a gente entende que não vai fugir muito do nós discutimos sobre essa PEC e apresentamos aqui", disse.

 

Acompanhe o Sistema FIEC nas redes sociais:

ESG: Environmental, Social and Corporate Governance (Ambiental, Social e Governança Corporativa)

Ambiental

6 Água potável e saneamento 7 Energia acessível e limpa 9 Indústria, inovação e infraestrutura 11 Cidades e comunidades sustentáveis 12 Consumo e produção responsáveis 13 Ação contra a mudança global do clima 14 Vida na água 15 Vida terrestre

Social

1 Erradicação da pobreza 2 Fome zero e agricultura sustentável 3 Saúde e bem-estar 4 Educação de qualidade 5 Igualdade de gênero 6 Água potável e saneamento 8 Trabalho decente e crescimento econômico 9 Indústria, inovação e infraestrutura 10 Redução das desigualdades 12 Consumo e produção responsáveis 16 Paz, justiça e instituições eficazes

Governança

5 Igualdade de gênero 8 Trabalho decente e crescimento econômico 9 Indústria, inovação e infraestrutura 11 Cidades e comunidades sustentáveis 12 Consumo e produção responsáveis 13 Ação contra a mudança global do clima 16 Paz, justiça e instituições eficazes 17 Parcerias e meios de implementação
FIEC - Federação das Indústrias do Estado do Ceará
Av. Barão de Studart, 1980 - Aldeota - Fortaleza/CE - CEP: 60.120-024 - CNPJ: 07.264.385/0001-43
Política de Privacidade & Copyright