telefone(85) 4009.6300

Empresário e ambientalista Edgar Gadelha é o ganhador do Prêmio Joaquim Feitosa 2023

26/05/2023 - 17h05

O Comitê da Reserva da Biosfera da Caatinga (CRBC) e a Secretaria do Meio Ambiente e Mudança do Clima (Sema)  anunciaram, na tarde desta quinta-feira (25/05), que o ganhador da 18ª edição do Prêmio Ambientalista Joaquim Feitosa é o empresário e ambientalista Edgar Gadelha. A entrega da Medalha será no próximo 5 de junho, Dia Mundial do Meio Ambiente, às 14h, no Palácio da Abolição. O homenageado é o atual presidente do Conselho Deliberativo da Associação Caatinga, Organização da Sociedade Civil que atua na proteção e desenvolvimento sustentável do bioma Caatinga.

Para a titular da SEMA, Vilma Freire, a escolha é um justo reconhecimento ao trabalho de Gadelha em prol da Caatinga. “Ele  tem uma relevante trajetória na conservação do bioma e sempre esteve à frente de diversos e relevantes projetos para a sustentabilidade no Semiárido cearense”, disse. Edgar é também Diretor Financeiro da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), Presidente do Sindicato das Indústrias de Refinadoras de Ceará do Ceará (Sindcarnaúba), Presidente da Câmara Temática da Carnaúba (câmara setorial da Adece) e representante da FIEC no Conselho de Meio Ambiente da Confederação Nacional da Indústria (CNI).

Participaram da reunião da Comissão de Avaliação, conduzida pela técnica da Coordenadoria de Desenvolvimento Sustentável (Codes/SEMA), Viviane Monte, coordenadora do prêmio; Maria Auxiliadora Lima, da Secretaria dos Recursos Hídricos (SRH); Luiz Fernando, representando a FIEC; Samuel Portela, da Associação Caatinga; o agrônomo do INCRA, Deodato Aquino; Neiara Araújo Laje, da Secretaria de Desenvolvimento Agrário (SDA); Geraldo Martin, da Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace); José Maria Barbosa, do IBAMA; Fernando Ibiapina, da Cerâmica Torres; e a titular da SEMA, Secretária Vilma Freire.

Agraciados

Grandes protagonistas do ambientalismo cearense figuram na lista de pessoas já agraciadas com o prêmio, como o poeta Patativa do Assaré; o agrônomo João Ambrósio de Araújo Filho; o agrônômo e botânico Afrânio Gomes Fernandes; o professor Mauro Ferreira Lima; o economista Antônio Rocha Magalhães; o ambientalista Antônio Renato de Lima Aragão; o empresário Roberto Proença de Macedo e o agricultor Zé Artur.

Sobre o prêmio

O Prêmio Ambientalista Joaquim Feitosa, instituído pelo Decreto n° 27.781, de 26 de abril de 2005, destina-se a reconhecer pessoas físicas ou jurídicas, públicas ou privadas, que no desempenho de suas ações, tenham contribuído de forma relevante para o desenvolvimento sustentável da Caatinga. Consta de uma medalha cunhada em bronze, formato circular, medindo cinco centímetros de diâmetro, tendo ao centro de uma das faces a esfinge de seu patrono e as inscrições “Medalha Ambientalista Joaquim Feitosa”, “Reserva da Biosfera da Caatinga – Comitê Estadual”. No reverso, figura a Carnaúba, árvore símbolo do Ceará.

Acompanhe o Sistema FIEC nas redes sociais:

ESG: Environmental, Social and Corporate Governance (Ambiental, Social e Governança Corporativa)

Ambiental

6 Água potável e saneamento 7 Energia acessível e limpa 9 Indústria, inovação e infraestrutura 11 Cidades e comunidades sustentáveis 12 Consumo e produção responsáveis 13 Ação contra a mudança global do clima 14 Vida na água 15 Vida terrestre

Social

1 Erradicação da pobreza 2 Fome zero e agricultura sustentável 3 Saúde e bem-estar 4 Educação de qualidade 5 Igualdade de gênero 6 Água potável e saneamento 8 Trabalho decente e crescimento econômico 9 Indústria, inovação e infraestrutura 10 Redução das desigualdades 12 Consumo e produção responsáveis 16 Paz, justiça e instituições eficazes

Governança

5 Igualdade de gênero 8 Trabalho decente e crescimento econômico 9 Indústria, inovação e infraestrutura 11 Cidades e comunidades sustentáveis 12 Consumo e produção responsáveis 13 Ação contra a mudança global do clima 16 Paz, justiça e instituições eficazes 17 Parcerias e meios de implementação
FIEC - Federação das Indústrias do Estado do Ceará
Av. Barão de Studart, 1980 - Aldeota - Fortaleza/CE - CEP: 60.120-024 - CNPJ: 07.264.385/0001-43
Política de Privacidade & Copyright