Evento na FIEC discute inovações no marketing e os efeitos no mercado empresarial
As inovações no mercado de marketing e os efeitos no cenário empresarial atual foram tema do evento Inovação e Negócios, realizado no auditório Waldyr Diogo da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), nesta quarta-feira (24/05). A discussão relacionada ao mundo corporativo foi realizada a partir de uma parceria do Sistema Jangadeiro e da M7 Investimentos, com o patrocínio do SESI Ceará e do SENAI Ceará e a participação de diversos palestrantes, entre eles, o Analista do Hub de Inovação do IEL Ceará, Fernando Niemayer, que falou sobre Inovação para competitividade nos negócios.
Já Silvio Meira, Presidente do Conselho de Administração do Porto Digital (Recife), destacou a transformação dos espaços de atuação das empresas. A interação entre as dimensões física, social e digital deverão ser fundamentais nos processos de agregação de valor e negócios para as empresas, que deverão buscar aproximar ao presente esses conceitos tão discutidos para o futuro.
"A gente passou a viver no mundo 'figital', de dimensões física, digital e social, que não são canais, são dimensões de um espaço competitivo. Viemos aqui falar desse marketing nesse espaço, que vem do futuro para o presente e existe ao redor de comunidades, ecossistemas, plataformas, narrativas e propósito da criação de valor nas organizações e nas mudanças na captura de valor. Isso vai exigir uma redefinição do marketing e dos negócios, que é totalmente diferente do que aparece hoje", disse.
Sobre esse caráter de transformação, o Vice-Presidente da FIEC, André Montenegro, ressaltou a importância da Federação ser um agente de fomento da inovação no mercado cearense. Ele mencionou, entre outras iniciativas, o trabalho que vem sendo realizado pelo Observatório da Indústria da Federação.
"A FIEC, como sempre, na gestão do Presidente Ricardo Cavalcante, está sempre apoiando esses eventos, como esse da TV Jangadeiro. Você tem de estar antenado para entender o seu cliente e poder fazer marketing, que está muito além das pessoas que estão aqui. É importante trazer essas discussões para cá porque a FIEC está despontando como a Casa da Inovação", afirmou.
Comportamento de consumo
Ajudando também a guiar a discussão sobre a transformação digital no mercado de marketing, a Professora e Sócia Fundadora da Lefil, Rosário Pompéia, apontou a necessidade das empresas de entender melhor, guiadas pelos dados e pelas novas tendências, o comportamento do consumidor.
"O mundo está mudando em uma velocidade muito grande, e o marketing está precisando se reinventar. As empresas precisando entender mais de consumo e das pessoas. Essa foi a discussão hoje, de entender mais dos hábitos de consumo e chegar de forma mais coerente e conexa com os produtos que estão chegando no mercado", disse Rosário.
Entendendo pessoas
Já Daniel Demétrio, âncora do programa semanal da Jangadeiro Band News FM, comentou sobre como os conceitos do marketing são relevantes, também, na forma como as empresas administram, atraem e podem criar estratégias para reter bons profissionais em um mercado competitivo e constante inovação.
"Hoje, as empresas não competem só por clientes, mas também por pessoas. As empresas competem por habilidades, mão de obra e colaboradores de qualidade. É um conceito muito novo e nos ajuda a entender essas relações. Eu acho que a atração de talentos é o maior dos desafios para as empresas hoje, considerando atrair e reter bons profissionais", explicou.