telefone(85) 4009.6300

Com apoio da FIEC, projeto planta mais de 18 mil mudas nativas da Caatinga em Maracanaú

25/05/2023 - 14h05

A Fazenda Raposa está localizada em Maracanaú, município da região metropolitana de Fortaleza, e compreende uma ARIE - Área de Relevante Interesse Ecológico. Ao longo de um ano, com apoio da FIEC, a Associação Caatinga conseguiu plantar 18.750 mudas nativas do principal bioma nordestino, para a recuperação de uma área equivalente a 30 hectares de degradação ambiental - de um total de 136 hectares da Fazenda Raposa.

A ação, iniciada em março de 2022, tem impacto positivo em outras três unidades de conservação vizinhas: Área de Proteção Ambiental do Rio Maranguapinho (1.789 hectares), Parque Estadual do Cocó (1.571 hectares) e a Área de Proteção Ambiental da Serra da Aratanha (6.448 hectares). Além da FIEC, o projeto tem apoio da Coca-Cola Foundation e da Solar Coca-Cola, além da Secretaria Estadual de Meio Ambiente, da Prefeitura de Maracanaú, da Universidade Federal do Ceará (UFC), Durametal e White Martins.

Com a importante iniciativa, o objetivo é que haja mais suporte à preservação também da fauna pois, apesar do Brasil ser o país com maior biodiversidade do mundo, o risco de extinção de algumas espécies animais segue crescendo, enquanto outras estão sendo extintas de fato. “Isso é um dos nossos maiores patrimônios e precisa ser conservado. Essa biodiversidade é a base da sobrevivência humana, interferindo no clima, na purificação da água, no solo, em tudo”, destaca Daniel Fernandes, coordenador geral da Associação Caatinga, em entrevista ao jornal Opinião.

Outros objetivos do projeto são a ampliação do sequestro e do estoque de carbono da área, garantir a segurança hídrica das bacias hidrográficas da região e proteger as coleções de diferentes espécies de carnaúbas que estão dentro da Fazenda Raposa.

Sobre a Associação Caatinga

A Associação Caatinga é uma organização da sociedade civil, sem fins lucrativos, cuja missão é promover a conservação das terras, florestas e águas da Caatinga para garantir a permanência de todas as suas formas de vida. Desde 1998, atua na proteção da Caatinga e no fomento ao desenvolvimento local sustentável, incrementando a resiliência de comunidades rurais à semiaridez e aos efeitos do aquecimento global.

Acompanhe o Sistema FIEC nas redes sociais:

ESG: Environmental, Social and Corporate Governance (Ambiental, Social e Governança Corporativa)

Ambiental

6 Água potável e saneamento 7 Energia acessível e limpa 9 Indústria, inovação e infraestrutura 11 Cidades e comunidades sustentáveis 12 Consumo e produção responsáveis 13 Ação contra a mudança global do clima 14 Vida na água 15 Vida terrestre

Social

1 Erradicação da pobreza 2 Fome zero e agricultura sustentável 3 Saúde e bem-estar 4 Educação de qualidade 5 Igualdade de gênero 6 Água potável e saneamento 8 Trabalho decente e crescimento econômico 9 Indústria, inovação e infraestrutura 10 Redução das desigualdades 12 Consumo e produção responsáveis 16 Paz, justiça e instituições eficazes

Governança

5 Igualdade de gênero 8 Trabalho decente e crescimento econômico 9 Indústria, inovação e infraestrutura 11 Cidades e comunidades sustentáveis 12 Consumo e produção responsáveis 13 Ação contra a mudança global do clima 16 Paz, justiça e instituições eficazes 17 Parcerias e meios de implementação
FIEC - Federação das Indústrias do Estado do Ceará
Av. Barão de Studart, 1980 - Aldeota - Fortaleza/CE - CEP: 60.120-024 - CNPJ: 07.264.385/0001-43
Política de Privacidade & Copyright