telefone(85) 4009.6300

SESI Ceará e Prefeitura de Juazeiro do Norte lançam Programa Fábrica de Robôs no Cariri

23/05/2023 - 10h05

No último dia 16/05, o SESI Ceará e a Prefeitura Municipal de Juazeiro do Norte realizaram a cerimônia de Lançamento do Programa Fábrica de Robôs, que vai colaborar e estimular o processo de aprendizagem dos estudantes da rede pública, potencializando o ensino da Matemática e das Ciências, por meio das tecnologias que conectam o mundo presente ao futuro dos estudantes. Os alunos terão aulas teóricas e práticas de robótica, com carga horária de 180 horas.

Segundo o gerente da Unidade SESI SENAI de Juazeiro do Norte, Francisco Leite, o programa terá um grande impacto positivo na vida dos estudantes. “O desenvolvimento do Programa Fábrica de Robôs no Cariri é uma ação extremamente importante. O trabalho que se inicia em Juazeiro do Norte vai beneficiar diretamente 210 alunos da rede pública municipal que, de outra forma, não teriam acesso a esse conhecimento. No futuro, essas crianças serão, sem dúvidas, profissionais diferenciados, grandes engenheiros, professores, profissionais de TI ou médicos, gerando repercussão direta no desenvolvimento econômico do Cariri”, afirma.

O SESI disponibilizará um professor especializado em Matemática e Robótica do SESI, além de fornecer os uniformes de todos os estudantes matriculados no programa Fábrica de Robôs e lanches, nos dias de aula – que acontecerão na Escola SESI de Referência de Juazeiro do Norte. As avaliações serão feitas por técnicos da Secretaria Municipal de Educação, através de visitas e pesquisas de satisfação.

Participaram do lançamento: a Diretora da Escola SESI de Referência, Eugênia Rebouças; o Abelito Sampaio - Presidente do Sindicato das Indústrias de Calçados e Vestuários de Juazeiro do Norte e Região (Sindindústria); a Secretária Municipal de Educação de Juazeiro do Norte, Pergentina Jardim; o Coordenador de Educação SESI Ceará, Paulo Roberto Silva; a Chefe de Gabinete da Prefeitura, Sandra Cavalcante, representando o Prefeito Glêdson Lima Bezerra; e o Vereador de Juazeiro do Norte, Edinaldo Moura; e o Secretário Adjunto de Educação do município de Barbalha, João Paulo da Silva Olegário.

Como é o programa SESI Fábrica de Robôs?

O programa oferece um curso estruturado em Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) que se associa às ferramentas concretas de aprendizagem. As atividades são contextualizadas e significativas, mediadas através das TICs, utilizando robôs, linguagem de programação e games, como a tecnologia LEGO® Mindstorms®. Dessa forma, o curso vai proporcionar ao público a resolução de situações-problema e permitir que os estudantes sejam capazes de fazer descobertas, reflexões e aplicações dos conhecimentos em seu cotidiano.

A iniciativa fortalece a capacidade de inovação, criatividade, raciocínio lógico e trabalho em equipe, inspirando os estudantes a seguir nos ramos da Engenharia, Matemática e Tecnologia. Por meio de uma experiência criativa, os estudantes são desafiados a investigar problemas e buscar soluções inovadoras para situações da vida real de forma multidisciplinar, bem como programar robôs autônomos com a tecnologia LEGO® Mindstorms®, aprofundando os conhecimentos matemáticos.

Para saber mais sobre como contatar os programas do SESI Educação Ceará, entre em contato pelo número (85) 4009-6300.

Acompanhe o Sistema FIEC nas redes sociais:

ESG: Environmental, Social and Corporate Governance (Ambiental, Social e Governança Corporativa)

Ambiental

6 Água potável e saneamento 7 Energia acessível e limpa 9 Indústria, inovação e infraestrutura 11 Cidades e comunidades sustentáveis 12 Consumo e produção responsáveis 13 Ação contra a mudança global do clima 14 Vida na água 15 Vida terrestre

Social

1 Erradicação da pobreza 2 Fome zero e agricultura sustentável 3 Saúde e bem-estar 4 Educação de qualidade 5 Igualdade de gênero 6 Água potável e saneamento 8 Trabalho decente e crescimento econômico 9 Indústria, inovação e infraestrutura 10 Redução das desigualdades 12 Consumo e produção responsáveis 16 Paz, justiça e instituições eficazes

Governança

5 Igualdade de gênero 8 Trabalho decente e crescimento econômico 9 Indústria, inovação e infraestrutura 11 Cidades e comunidades sustentáveis 12 Consumo e produção responsáveis 13 Ação contra a mudança global do clima 16 Paz, justiça e instituições eficazes 17 Parcerias e meios de implementação
FIEC - Federação das Indústrias do Estado do Ceará
Av. Barão de Studart, 1980 - Aldeota - Fortaleza/CE - CEP: 60.120-024 - CNPJ: 07.264.385/0001-43
Política de Privacidade & Copyright