Business Intelligence e Recursos Humanos a partir da Ciência de Dados são foco de debate do Hub Experience Day do IEL Ceará nessa quarta-feira
O Hub de Inovação do Instituto Euvaldo Lodi (IEL Ceará) promoveu nessa quarta-feira (10/05), na Casa da Indústria, uma roda de conversa sobre a utilização dos dados para estratégias relacionadas a recursos humanos e Business Intelligence. O evento é um desdobramento da primeira edição de 2023 do Hub Experience Day, realizada no mês de março, sobre a temática da utilização de recursos humanos e tecnológicos para a inovação.
A discussão, que contou com uma abordagem descontraída, foi conduzida por Renan Nunes, CAO (Chief Administrative Officer) da Tecla T; Afrânio Alves, Gerente de Inteligência de Mercado da Mobwire; e Plínio Girão, Gerente de Inteligência de Dados da Unimed Fortaleza.
Como os segmentos de Business Intelligence e ciência de dados, assim como outras áreas da tecnologia, vem avançando exponencialmente, o objetivo do Hub Experience Day é facilitar o processo de atualização das empresas e profissionais no mercado cearense. A perspectiva foi apresentada por Fernando Niemeyer, Head do Hub de Inovação do IEL Ceará.
"Os temas debatidos aqui são muito novos e mudam muito rápido, então precisamos estar buscando sempre as informações para as empresas, e queremos acelerar esse processo. Vamos falar sobre inteligência artificial, Business Intelligence e ciência de dados, que são temas que mudam muito rápido, então temos de atualizar o pessoal sempre. Essa é uma oportunidade para que as empresas possam ver quais são as tendências", disse.
Mediando o debate, Renan Nunes, da Tecla T, destacou o potencial da utilização de dados para gerar estratégias voltadas para o cuidado com os colaboradores das empresas. Para ele, a observação constante desses fluxos de informação pode ser fundamental para a manutenção de talentos e elaboração de iniciativas.
"A tecnologia, como o Chat GPT, vai vir para otimizar o trabalho das pessoas para termos um trabalho de excelência. Eu não posso perder o colaborador, então tenho um time voltado para a parte de dados e se ele não está satisfeito, eu não posso saber disso depois do mercado, senão eu perco esse cara. A gente vai muito na linha preditiva e vamos falar disso
hoje", destacou.
Já o Gerente de Inteligência de Dados da Unimed Fortaleza ressaltou a possibilidade de atualização de estratégias a partir das discussões geradas pelo Hub Experience Day. Dialogar sobre a inteligência de dados voltada para os negócios com outros profissionais da área, além de possíveis novos membros desse setor, pode ajudar a definir novos caminhos para melhores resultados nas empresas que já operam no mercado.
"A gente tem de estar participando porque esses eventos trazem muitos insights. Ouvir o que as empresas, até de outros segmentos que o nosso, estão fazendo por aí é importante para que a gente possa se aprimorar e tentar levar novas ideias para nossas empresas. A ideia é, talvez, entregar mais resultados do que entregamos hoje", comentou Plínio.
Afrânio Alves, Gerente de Inteligência de Mercado da Mobwire, por sua vez, destacou a importância da temática do debate para fomentar a utilização de dados pelas empresas cearenses e também para diversificar as discussões, já que no Ceará, segundo dele, a utilização de dados ainda é um desafio.
“Levantando essa bandeira a gente faz com que as empresas cearenses possam se capacitar e tomar ações em cima de dados. E mais ainda, a gente passa a trabalhar uma visão de que os dados sejam simples no entendimento e eficazes para a tomada de decisão”, ponderou o gestor.
O Hub Experience Day conta com a chancela do Programa de Inovação Industrial do Sistema FIEC (P2i) e é destinado a startups, líderes empresariais, gestores e qualquer interessado em inovação. A iniciativa visa debater os temas mais relevantes para o setor produtivo cearense, de forma a disseminar conhecimentos, gerar conexões e contribuir para o desenvolvimento conjunto de soluções inovadoras.