Comitiva composta por empresários e gestores públicos visita Observatório da Indústria e Instituto SENAI de Tecnologia
O Superintendente do SESI Ceará e Diretor Regional do SENAI Ceará, Paulo André Holanda, acompanhado do Superintendente do Superintendente de Relações Institucionais da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), Sérgio Lopes, recebeu hoje (14/04) comitiva composta por empresários e gestores públicos dos municípios cearenses de Itapajé, Jijoca de Jericoacoara, Sobral e São Benedito. O objetivo foi conhecer o Instituto SENAI de Tecnologia (IST) e o Observatório da Indústria. A ação foi puxada pelo Empresário e Diretor Regional da FIEC em Sobral, Dr. Fernando Ibiapina, e contou com o apoio do Gerente da Unidade do SESI e SENAI de Sobral, Elson Mesquita.
Paulo André Holanda esteve presente na agenda da manhã, no Observatório da Indústria, onde recepcionou os executivos. “O Observatório é uma importante ferramenta que pode auxiliar nas tomadas de decisões da indústria e setor público. Tenho certeza que a plataforma vai ajudar muito o planejamento das políticas públicas que estão sendo desenvolvidas em seus municípios. Pela tarde vocês terão a oportunidade de conhecer o Instituto Senai de Tecnologia, ambiente disruptivo que vive inovação e tecnologia. Saibam que estamos à disposição de vocês para eventuais demandas”, concluiu.
Após o almoço, a comitiva se dirigiu ao Instituto SENAI de Tecnologia, em Maracanaú, onde foram recebidos pelo Gerente do IST, Carlos Egberto Mesquita. Os modernos laboratórios e os serviços tecnológicos do SESI e SENAI foram mostrados à comitiva, assim como os cases de sucesso desenvolvidos no âmbito do Centro de Inovação do SESI (CIS), do Habitat e do Hub de Inovação. O grupo pôde conhecer ainda as parcerias com empresas como M. Dias Branco, Cialne, Sou Energy, B&Q, 3e, Esmaltec, entre outras, e o desenvolvimento de produtos para otimizar os processos da indústria e de setores públicos através da tecnologia.
Carlos Egberto, Gerente do IST e do CIS, conduziu as apresentações realizadas para o grupo e destacou a importância de que, cada vez mais, os serviços desenvolvidos pelo Sistema FIEC sejam de conhecimento dos agentes privados e públicos. “Os empresários falam muito quando vêm aqui que ‘ah, eu buscava isso em outro canto’, ‘eu não sabia que vocês faziam isso aqui’. E hoje nós temos desde uma pesquisa de perfil, se uma prefeitura dessas quiser entender o perfil dos colaboradores deles, ao apoio às empresas e indústrias, que podem chegar aqui com uma dor, um problema, e nós vamos trabalhar uma solução, com tudo feito aqui dentro de casa. Não precisa você estar indo para fora”, contou.
O grupo considerou a visita extremamente positiva. A Secretária de Desenvolvimento Econômico de Itapajé, Carla Jane, pontuou que, para os objetivos do município, a visita foi um "divisor de águas". "Dados são muito importantes para a nossa tomada de decisão. Então, o Observatório da Indústria é fantástico, com todas as informações, com todos os projetos inovadores, para que a gente possa estar entendendo a parte da indústria do nosso município, para que a gente possa estar ajudando, promovendo a alavancagem de muitas indústrias. E aí esse segundo momento [no IST], então, fechou, porque nós tivemos essa possibilidade de estar aqui descobrindo essas empresas. É meio que uma incubadora de empresas de inovação e a gente pode estar vivenciando esse momento para levar essa experiência para o nosso município", declarou a gestora.
A Secretária do Trabalho e Desenvolvimento Econômico de Sobral, Sandra Arcanjo, contou que veio sem certeza do que iria encontrar e se supreendeu muito positivamente. "Achei que era uma visita técnica, de conhecimento, mas estou impressionada com o leque de produtos e serviços que tanto a FIEC quanto o Sistema S tem como oferta para o município e também para os empresários. Produtos extremamente inovadores que acho que a maioria do público, muitas vezes, não conhece. Eu já trabalho com o Sistema mas essa visita abriu muito a minha visão, até mesmo em termos empresariais, de produtos e serviços que podem ser oferecidos não só para as instituições de grande porte mas para as pequenas empresas também".
Os gestores da Prefeitura de Jijoca de Jericoacoara, Elicar Monteiro, Chefe de Gabinete, Flávio Costa, Secretário de Desenvolvimento Econômico, e Milton Argelino, Secretário de Turismo, também consideraram a visita muito positiva. "Os dados que a gente viu no Observatório, os dashboards, são dados que a gente, muitas vezes, não sabe que existem, relacionados aos municípios. E que são fundamentais para o trabalho da Prefeitura. Nosso maior objetivo é estreitar laços com o SESI e SENAI e atrair indústrias para o nosso município", contou Elicar Monteiro.
Além dos gestores públicos, os empresários presentes nos dois momentos também ficaram muito impressionadas. Lee Fontenele, empresário do setor de confecções e funcionário da Prefeitura de São Benedito, foi um deles. "Fiquei encantado com o Observatório e falo isso não só com a visão da Prefeitura, mas também de empresário. A visita nos abre os olhos do quanto é importante essa parceria do SENAI e do SESI junto às prefeituras", contou, complementando que saiu do momento feliz e que, com certeza, irá fazer uma consultoria com o SENAI em sua empresa.
O Diretor Regional da FIEC em Sobral, Fernando Ibiapina, classificou a visita como uma grande oportunidade de conhecimento. “A gente já conhecia o Observatório da Indústria e o Instituto SENAI de Tecnologia, não tão bem, faltava essa aproximação. De fato, tratam-se de importantes ferramentas para os setores público e privado. Com certeza, vamos programar novas visitas, como essa, para criarmos mais oportunidades”, finalizou.
Além dos empresários, estiveram presentes o Prefeito de Uruoca, Kennedy Aquino, além de secretários, assessores e chefes de gabinete de outros três municípios da Região Norte do Estado: Jijoca, Itapajé e Sobral.