Reunião mensal do SIMEC tem foco em inovações para as empresas do setor metal mecânico
O Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico do Ceará (SIMEC) realizou sua reunião mensal de abril nesta segunda-feira, 10/04, na Casa da Indústria. Na pauta, foram tratados informes gerais, o calendário eleitoral do SIMEC, soluções para otimizar o trabalho das empresas e a liberação das reservas de incentivo fiscal sem tributação, apresentada por Gustavo Beviláqua, sócio da R. Amaral Advogados.
Com foco na inovação, o SIMEC trouxe Vanessa Portela, Especialista em Relacionamento e Negócios da Área de Mercado da FIEC, e Irene Sousa Stacchini, Consultora de Negócios, para apresentar o portfólio de serviços do Sistema FIEC disponíveis para as empresas, com as soluções oferecidas por CIN, IEL, SESI e SENAI Ceará. “Nós hoje temos um novo modelo de atuação na área de mercado. A gente resolveu segmentar essa atuação e hoje temos consultores que são especialistas por porte de empresa. Então temos um consultor que atende as micro e pequenas [empresas], temos de médias e grandes, e temos a Irene que é a consultora que atende as empresas que trazem nosso maior faturamento enquanto FIEC”, explicou Vanessa Portela.
Sampaio Filho, Diretor do SIMEC, destacou a importância do conhecimento dessas soluções pelos industriais. “O objetivo é, cada vez mais, trazer essas soluções para as nossas empresas. O Presidente Ricardo Cavalcante tem apoiado o desenvolvimento das nossas indústrias e dado esse enfoque muito forte ao mercado. Então é importante que a gente veja o que as casas, hoje, com essa nova mudança, com essa modernização e inovação, estão propondo para a gente”, disse.
A ênfase na empregabilidade do setor metal mecânico também foi tratado na reunião. A solução emprega+, uma HR Tech com foco em recrutamento e seleção de profissionais técnicos e operacionais, foi apresentada por Marcos Carneiro, fundador e CEO da startup, aos integrantes do sindicato como uma possibilidade para facilitar a seleção de mão de obra qualificada para suas empresas.
O 1° Vice-Presidente da FIEC e fundador da Ceará Máquinas Agrícolas, Carlos Prado, ressaltou, durante a reunião, a necessidade da atuação conjunta entre as empresas frente ao cenário econômico atual. “A hora é da gente buscar caminhos. A promessa é de que até o final do ano os juros comecem a cair, mas nós não sabemos exatamente quando nem quanto. O que a gente não pode é ficar parado esperando que as coisas mudem”, pontuou, complementando que a Ceará Máquinas Agrícolas está aberta para parcerias e negócios com demais empresas do setor.
Remetendo às comemorações dos 50 anos do SIMEC, um presente foi oferecido pelo sindicato ao escultor Edismar Arruda, responsável pelas obras em metal que estiveram expostas na Casa da Indústria em celebração ao cinquentenário. O artista, que também é associado ao sindicato, ganhou uma máquina de solda MIG. “Isso aqui sempre foi um sonho meu, e agradeço ao SIMEC, na pessoa do Sampaio [Filho], e à Superintendente Vanessa [Pontes], por esse presente”, destacou Edismar Arruda em vídeo.
Os membros do sindicato foram ainda informados que o lançamento do Livro de 50 anos do SIMEC, que também integra as ações de comemoração, está em etapa avançada da produção e deve ser lançado na transição para a nova gestão do SIMEC, em data a ser divulgada. Um novo membro do sindicato também foi anunciado na ocasião: a CanPack Brasil, empresa de origem polonesa que está no mercado de embalagens de metal há mais de 25 anos.